Home » Sem categoria » Professora da Faculdade de Matemática do Campus de Castanhal participa de mesa em evento promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Centrado nos estudos de Gilles Deleuze, influente pensador francês contemporâneo, o II Encontro Deleuze E Educação E Matemática, organizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pretende ser um espaço para aproximar pesquisadores em torno de temáticas urgentes nos campos da Educação, da Filosofia, da Literatura, da Matemática, das Artes, da Ciência e de outras áreas do conhecimento.

O evento será totalmente on-line e acontecerá entre os dias 11 e 12 de novembro, com uma programação que contará com apresentação artística, conferências, mesas-redondas e apresentações de trabalhos.

Participam do encontro pesquisadores de diversas partes do Brasil, dentre eles, a Dra. Kátia Liége Nunes Gonçalves, professora e diretora da Faculdade de Matemática do Campus da UFPA/Castanhal, que estará na mesa 2, no dia 12 de novembro, abordando a temática “Currículo E Formação de professores: torções deleuzianas”, juntamente com o Dr. Márcio Antonio da Silva (UFMS) e sob a moderação do Dr. Leonidas Roberto Taschetto (UFSC).

“Na mesa-redonda iremos discutir sobre o Currículo estático e autoritário. É nesse encontro com Deleuze que traremos o Currículo e Formação de professores e as torções deleuzianas”, explicou a professora Kátia Liége, que também falou sobre os questionamentos que serão levantados durante o debate.

“Faremos perguntas como: Por que cientificar o pensamento efêmero-embaralhado e dar a público? Para provocar ou enaltecer? Importa? A quem? Para quê? Assim divagaremos em vozes solitárias e povoadas, acompanhadas por manhãs escuras e barulhentas e pensamentos profanos e cheios de vazios. Pode-se substituir a geometria da esfera ou círculo por uma geometria do cone, substituir a cotação do centro pela determinação do ponto de vista? Não se quer trincar os conteúdos intocáveis da Matemática, mas fazê-lo trepidar de tal modo que não mais vejamos um ponto da linha, mas como deslimites de linhas e todas as suas possibilidades pungentes”, pontuou a docente.

A professora Kátia Liége também apontou o propósito das reflexões que serão realizadas durante a mesa-redonda. “A intenção é cutucar o currículo-forma (o que é imposto às instituições) até sangrar e nunca deixar virar ferida (cicatrizar), pois esse é um movimento de insurgência que pode ser realizado para que as coisas no plano educacional não se petrifiquem. Carece ativar a resistência, para subversão, para insurgir… para outros currículos”, concluiu.

As inscrições de ouvintes para o II Encontro Deleuze E Educação E Matemática ainda estão abertas e podem ser realizadas aqui. Para conferir a programação do evento, clique aqui.

Serviço:
II Encontro Deleuze E Educação E Matemática
Período: 11 a 12 de novembro de 2021
Mesa-redonda “Currículo E Formação de professores: torções deleuzianas”
Palestrantes: Dra. Kátia Liége Nunes Gonçalves (UFPA/Castanhal) e Dr. Márcio Antonio da Silva (UFMS)
Data: 12 de novembro     Horário: 8h30 às 10h
Mais informações: evento-deleuze2021-faced@ufrgs.br
Inscrições: clique aqui.
Observação: O link de acesso à sala principal do evento será informado após a inscrição.

Imagem: Divulgação UFRGS