Home » Sem categoria » UFPA aprova realização do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (MOBA 2022)

UFPA aprova realização do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (MOBA 2022)

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou, nesta terça, 14 de dezembro, o edital do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (MOBA 2022) para o preenchimento de vagas ociosas em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesta edição, serão ofertadas 1.267 vagas, das quais, 658 para a Mobilidade Interna e 609 para a Externa em 171 cursos de graduação.

O MOBA apresenta duas modalidades de mobilidade acadêmica: Interna, destinada exclusivamente a alunos(as) ativos dos cursos de graduação da UFPA; e Externa, destinada a candidatos(as) já graduados(as) ou a alunos(as) de outras Instituições de Ensino Superior que queiram ingressar em cursos da Federal paraense. O concurso será realizado nas seguintes localidades do estado: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.

A expectativa é que o edital seja lançado até o fim desta semana, com início de inscrições previstas para iniciarem na próxima semana. Haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$120,00 (cento e vinte reais), podendo o(a) candidato(a) com hipossuficiência econômica pleitear isenção do pagamento.

O processo seletivo será por meio de prova com 40 questões objetivas, com número de questões proporcional à grande área à qual pertence o curso escolhido pelo(a) candidato(a). A previsão de resultado é para o início de fevereiro a fim de que os(a) classificados(as) possam se habilitar ao vínculo institucional a tempo do início do primeiro período letivo de 2022, em março.

Alterações – Este ano, uma novidade é que o concurso permitirá a inscrição de candidatos que tenham integralizado o mínimo de 20% e não mais que 75% da carga horária do curso de graduação que pretende trocar, conforme alteração da Resolução nº. 4.961/2017, também aprovada pelo Consepe.

Além da mudança no percentual de integralização mínimo da carga horária necessária para a troca de curso, este ano, o MOBA, em sua modalidade acadêmica externa, permite a inscrição de portadores(as) de diploma de curso de graduação reconhecido ou autorizado pelo MEC, de Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira ou estrangeira, cuja documentação esteja devidamente revalidada.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA