Home » PPGEAA » Docente do PPGEAA participa de comissão de evento antirracista. Prazo para propostas de atividades está aberto até 15 de junho.

Docente do PPGEAA participa de comissão de evento antirracista. Prazo para propostas de atividades está aberto até 15 de junho.

A Cátedra UNESCO em Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina convida a comunidade acadêmica a apresentar propostas para a 3ª Campanha pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior, mediante atividades que promovam reflexões, debates e ações que visem a contribuir para a erradicação das múltiplas formas de racismo que ainda persistem nas políticas, sistemas e instituições de Ensino Superior da América Latina.

A chamada é destinada a propostas de atividades presenciais e/ou na Internet e/ou redes sociais a serem colocadas em prática por estudantes, professores, pesquisadores e demais trabalhadores de Instituições de Ensino Superior da América Latina. O prazo para apresentação de propostas vai até 15 de junho de 2022, pelo e-mail: educacionsuperiorcontraelracismo@untref.edu.ar.

Cátedra UNESCO – a Cátedra UNESCO “Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina” foi criada em 2018, pelo Programa de Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina (Programa ESIAL) do Centro Interdisciplinar de Estudos Avançados (CIEA), da Universidade Nacional de Três de Febrero (UNTREF), de Buenos Aires (Argentina). Tem por objetivo realizar pesquisas e divulgar seus resultados, oferecer oportunidades de capacitação a pesquisadores, professores e gestores, desenvolver campanhas de educação e comunicação pública e formular e promover propostas de políticas e transformações institucionais, no campo da Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina.

O Programa ESIAL foi criado em 2012 a partir da experiência desenvolvida entre 2007 e 2011 pelo “Projeto de Diversidade Cultural e Interculturalidade na Educação Superior”, do Instituto Internacional de Educação Superior da UNESCO na América Latina e Caribe (UNESCO-IESALC), sendo desde a origem dirigido pelo Prof. Dr. Daniel Mato, quem é hoje o Diretor da Cátedra. Com a colaboração de 67 pesquisadores de 11 países da região, o projeto UNESCO-IESALC realizou quatro investigações de âmbito latino-americano, que deram origem à publicação de quatro livros. O primeiro deles alimentou as deliberações sobre o tema na 2ª Conferência Regional de Educação Superior (CRES), realizada em Cartagena das Índias em 2008.

Dentre os pesquisadores participantes do Programa ESIAL está o Prof. Dr. José Guilherme dos Santos Fernandes, vice-coordenador, docente e pesquisador do PPG em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), do Campus de Castanhal, o único pesquisador da UFPA participante da Rede ESIAL e que está na Comissão Avaliadora das propostas que serão apresentadas na 3ª Campanha. A importância da participação de pesquisador e docente do PPGEAA em rede de pesquisadores internacionais está na proporção da necessidade de internacionalização da pós-graduação, no que se refere à participação em centros de pesquisa estrangeiros, sendo esta condição importante para a avaliação do PPGEAA pela CAPES. Além disso, as redes de pesquisas fortalecem a qualidade da produção e o reconhecimento pelos pares desta produção.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A 3ª CAMPANHA:

Iniciativa para la Erradicación del Racismo en la Educación Superior (untref.edu.ar).
educacionsuperiorcontraelracismo@untref.edu.ar

Texto: Divulgação – PPGEAA (Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia)