Home » PPGEAA » Docente do PPGEAA participa de comissão de evento antirracista. Prazo para propostas de atividades está aberto até 15 de junho.

A Cátedra UNESCO em Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina convida a comunidade acadêmica a apresentar propostas para a 3ª Campanha pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior, mediante atividades que promovam reflexões, debates e ações que visem a contribuir para a erradicação das múltiplas formas de racismo que ainda persistem nas políticas, sistemas e instituições de Ensino Superior da América Latina.

A chamada é destinada a propostas de atividades presenciais e/ou na Internet e/ou redes sociais a serem colocadas em prática por estudantes, professores, pesquisadores e demais trabalhadores de Instituições de Ensino Superior da América Latina. O prazo para apresentação de propostas vai até 15 de junho de 2022, pelo e-mail: educacionsuperiorcontraelracismo@untref.edu.ar.

Cátedra UNESCO – a Cátedra UNESCO “Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina” foi criada em 2018, pelo Programa de Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina (Programa ESIAL) do Centro Interdisciplinar de Estudos Avançados (CIEA), da Universidade Nacional de Três de Febrero (UNTREF), de Buenos Aires (Argentina). Tem por objetivo realizar pesquisas e divulgar seus resultados, oferecer oportunidades de capacitação a pesquisadores, professores e gestores, desenvolver campanhas de educação e comunicação pública e formular e promover propostas de políticas e transformações institucionais, no campo da Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina.

O Programa ESIAL foi criado em 2012 a partir da experiência desenvolvida entre 2007 e 2011 pelo “Projeto de Diversidade Cultural e Interculturalidade na Educação Superior”, do Instituto Internacional de Educação Superior da UNESCO na América Latina e Caribe (UNESCO-IESALC), sendo desde a origem dirigido pelo Prof. Dr. Daniel Mato, quem é hoje o Diretor da Cátedra. Com a colaboração de 67 pesquisadores de 11 países da região, o projeto UNESCO-IESALC realizou quatro investigações de âmbito latino-americano, que deram origem à publicação de quatro livros. O primeiro deles alimentou as deliberações sobre o tema na 2ª Conferência Regional de Educação Superior (CRES), realizada em Cartagena das Índias em 2008.

Dentre os pesquisadores participantes do Programa ESIAL está o Prof. Dr. José Guilherme dos Santos Fernandes, vice-coordenador, docente e pesquisador do PPG em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), do Campus de Castanhal, o único pesquisador da UFPA participante da Rede ESIAL e que está na Comissão Avaliadora das propostas que serão apresentadas na 3ª Campanha. A importância da participação de pesquisador e docente do PPGEAA em rede de pesquisadores internacionais está na proporção da necessidade de internacionalização da pós-graduação, no que se refere à participação em centros de pesquisa estrangeiros, sendo esta condição importante para a avaliação do PPGEAA pela CAPES. Além disso, as redes de pesquisas fortalecem a qualidade da produção e o reconhecimento pelos pares desta produção.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A 3ª CAMPANHA:

Iniciativa para la Erradicación del Racismo en la Educación Superior (untref.edu.ar).
educacionsuperiorcontraelracismo@untref.edu.ar

Texto: Divulgação – PPGEAA (Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia)