Home » Sem categoria » UFPA oferta vagas para vários cursos de mestrado, doutorado e especialização em diversas áreas do conhecimento

O segundo semestre já iniciou com muitas novidades para aqueles que desejam ingressar em um programa de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Há oportunidades disponíveis para os cursos de mestrado, doutorado e especialização em diversas áreas do conhecimento, nos Campi de Abaetetuba, Belém e Castanhal. Para mais detalhes sobre as respectivas seleções, acesse o SIGAA.

O Programa de Pós-Graduação em Química Medicinal e Modelagem Molecular (PPGQM) está com inscrições abertas até o dia 21 de julho. As 13 vagas disponíveis são para o curso de mestrado, voltadas a duas áreas temáticas: Química Medicinal e Modelagem Molecular. Para participar, é necessário preencher um formulário no SIGAA e emitir o boleto bancário referente à taxa de inscrição de R$ 150 (cento e cinquenta reais) no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). Confira o edital.

Outros programas de pós-graduação que também encerram as suas inscrições no mês de julho  são: o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), com 12 vagas para as turmas de doutorado e 29 vagas para as de mestrado, até o dia 31 de julho; o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), com 25 vagas disponíveis para o curso de mestrado, que inscreve até o dia 28 de julho; e o Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP), que encerra a sua seleção de novos mestrandos no dia 22 de julho, com 12 vagas ofertadas.

Vagas exclusivas para servidores da UFPA – O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Meio Ambiente (PPGMA) está com 30 vagas disponíveis para o curso de mestrado destinado a servidores técnico-administrativos em Educação (TAE) da UFPA. O programa abrange duas áreas do conhecimento: Conservação e Construção do Meio Ambiente e Metodologias Integradoras em Ciências e Meio Ambiente. As inscrições vão até o dia 29 de julho e devem ser feitas pelo SIGAA, por meio de um formulário eletrônico. Mais informações, acesse o edital.

Há, ainda, o Programa de Pós-Graduação em Saúde na Amazônia (PPGSA), que recebe inscrições até o dia 30 de julho. O principal objetivo é qualificar a produção científica e tecnológica na região amazônica, para que possa ser aplicável no Sistema Único de Saúde (SUS). As 12 vagas ofertadas para o curso de mestrado são destinadas a docentes e servidores técnico-administrativos em duas linhas de pesquisa: Gestão de Processos do SUS em Ambientes Amazônicos e Estudo da Saúde e seus Agravos na Família e na Comunidade no Contexto Amazônico. Nesse programa, também é preciso efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) pelo site da Fadesp. Outros detalhes, confira o edital.

Multicampi – Dois programas de pós-graduação localizados em campi do interior estão com a seleção de novos discentes para as turmas de mestrado. Um deles é o Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM), do Instituto de Medicina Veterinária (IMV), do Campus de Castanhal, que oferece 28 vagas, até o dia 21 de julho. O intuito do programa é abordar os principais problemas de saúde animal na região amazônica para o estabelecimento de medidas de controle e prevenção. Esse programa é dividido em duas linhas de pesquisa: Processo Saúde-Doença nos Animais e Saúde Pública e Segurança Alimentar. As inscrições estão sendo realizadas pelo SIGAA. Para mais detalhes, leia o edital.

O outro é o Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCiti), instalado no município de Abaetetuba, que recebe inscrições até 28 de julho. O PPGCiti abrange uma única área de concentração, Estudos Sociais e suas Humanidades, que integra duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Territórios; e Identidades: Linguagens, Práticas e Representações. Tanto a inscrição quanto a emissão do boleto no valor de R$ 100,00 (cem reais) podem ser realizadas pelo portal da Fadesp.

Especialização – O Núcleo de Medicina Tropical da UFPA está com 45 vagas disponíveis para a Especialização em Toxicologia Aplicada. O curso pretende capacitar profissionais de diferentes áreas do conhecimento para atuarem no ramo da toxicologia, em setores públicos e privados. A proposta é integrar pessoas formadas em Medicina, Enfermagem, Biologia, Biomedicina, Farmácia, Educação Física, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, assim como Serviço Social, Psicologia, Engenharia Sanitária, Engenharia de Alimentos e outras áreas afins. A especialização tem duração de 12 meses, com carga horária de 390 horas, em regime semipresencial.

As inscrições para este processo seletivo vão até o dia 3 de agosto e devem ser feitas no portal da Fadesp. A partir disso, será emitido um boleto no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais). Já os documentos necessários devem ser enviados para o e-mailctoxicol@ufpa.br, em um único arquivo no formato PDF. Mais informações, entre em contato pelos telefones: (91) 992964830 / (91) 32010974 ou acesse o edital.

Fluxo Contínuo – Outros programas que mantêm suas inscrições em fluxo contínuo para turmas de mestrado e doutorado são: o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP), com 23 vagas, até o dia 8 de agosto; o Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGEco), com cinco vagas, até o dia 19 de dezembro; o Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais (PPGT), com 22 vagas, que vai até o dia 10 de outubro; o Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP), com quatro vagas, até 1° de dezembro; o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), com 24 vagas, até 2 de dezembro; e, por fim, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), com 15 vagas, até 14 de novembro.

Para saber mais, confira os editais no SIGAA.

Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes