Home » Sem categoria » Faculdade de Matemática da UFPA / Castanhal realiza lançamento do Pibid

Faculdade de Matemática da UFPA / Castanhal realiza lançamento do Pibid

Na tarde desta segunda-feira, 19/12, a Faculdade de Matemática da UFPA Castanhal realizou o lançamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

O evento teve como tema “RE/ações na iniciação à docência para/com a licenciatura em Matemática, Campus Castanhal UFPA” e contou com a participação dos coordenadores de área do Pibid, professores Renato Germano, Roberta Braga e Kátia Liège; bolsistas; ouvintes; além dos professores supervisores das escolas contempladas com o Pibid.

A professora Roberta Braga destacou as funções dos bolsistas. “Vocês estarão duas vezes por semana atuando nas escolas e podem contribuir com o ensino de Matemática nas turmas de ensino fundamental e médio. Para isso, é importante que se preparem, estudando conteúdos da Matemática, da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e pesquisando formas de propor metodologias diferenciadas de ensino”, elencou.

O Pibid faz uma articulação entre a educação superior, por meio das licenciaturas, a escola e os sistemas estaduais e municipais. A professora Kátia Liège explicou por que o Programa é importante para todos os envolvidos.

“O Pibid proporciona aprendizagens para os professores das escolas que nos recebem; para os alunos das turmas atendidas; para os bolsistas, que podem vivenciar, na prática, o que estão aprendendo na graduação. O Programa influencia nas avaliações institucionais das escolas e também da própria graduação. Então, há muito valor agregado”, concluiu.

O professor Renato Germano abordou sobre as vantagens de ser bolsista Pibid. “Quando se faz uma licenciatura, somente no final do curso é que o aluno vai ter contato com a sala de aula, nas disciplinas de estágio. Já o Pibid, proporciona vivenciar a realidade da escola desde o primeiro período. Então, esse contato precoce é um dos principais ganhos, pois o aluno vai poder perceber se ser professor é o que ele realmente quer”, ponderou.

Deyvison Sudário, aluno da turma de Matemática 2021 do Campus da UFPA / Castanhal falou sobre a relevância de viver, na prática, as experiências do Programa.

“A importância de ser um bolsista PIBID, e ainda por cima da CAPES, é algo que só tem a agregar em nossos conhecimentos enquanto futuros docentes e nos preparar para algo maior e mais especial. Pibid é a passagem para uma formação mais exemplar.”

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal