Home » Sem categoria » Habilitação presencial da primeira chamada do PS 2023 inicia na segunda-feira em Castanhal

Os(as) candidatos(as) convocados(as) na primeira chamada do Processo Seletivo 2023 da UFPA precisam realizar a entrega presencial dos documentos enviados por meio do Cadastro On-Line do Calouro (COC). Essa etapa da habilitação ao vínculo institucional é importante para garantir a vaga na UFPA.

Em Castanhal, a apresentação dos documentos deve ser feita nos dias 07 e 08 de março, no Auditório do GETI (UFPA/Jaderlândia). Cada curso tem seu dia e horário específicos, de acordo com o anexo do edital disponível aqui.

Verificação de autodeclaração de pessoa negra ou indígena – As(os) estudantes autodeclaradas(os) pessoas negras, que foram convocadas(os) em grupos de vagas de cotas PPI (E, F, I e J), também vão passar pela avaliação presencial de uma Banca de Heteroidentificação, que tomará como referência exclusivamente o fenótipo social da(o) estudante. O fenótipo social é um conjunto de características pelas quais as pessoas são vistas e consideradas negras (cor da pele, traços faciais, entre outras características físicas), as quais as deixam vulneráveis às discriminações e ao racismo. Para esta avaliação, não serão consideradas informações sobre ascendência ou aquelas contidas em quaisquer  documentos. As(Os) candidatos(as) deverão se apresentar nos dias, horários e locais previstos no Anexo II do edital. Em Castanhal, os dias para essa etapa são 06 e 07 de março.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal, com informações do portal da UFPA