Home » Sem categoria » Programa de extensão universitária: Grupo de Educação e Trabalho com Pessoas Idosas – GETI, da UFPA/Castanhal, celebra 24 anos de existência

No dia 08 de março o Programa de extensão universitária: Grupo de Educação e Trabalho com Pessoas Idosas – GETI, vinculado à Faculdade de Pedagogia do Campus da UFPA em Castanhal, comemorou 24 anos de atividades. Para celebrar a data, foi realizada uma programação nesta quarta, 29 de março.

Compuseram a mesa de abertura do evento, a professora Penha Abi Harb, coordenadora do projeto de inclusão digital; a professora e técnica em Assuntos Educacionais Ildete Falcão e a professora Eula Nascimento coordenadora e vice-coordenadora do Programa, respectivamente; o professor Sérgio Eduardo Nassar, coordenador do projeto Pessoa Idosa em Ação; a professora Gerlândia de Castro, vice-coordenadora da UFPA/Castanhal e a senhora Maria da Silva Torres, 77 anos, aluna do GETI desde o ano 2000.

A professora Ildete Falcão relembrou o início da história do Programa.

“Tudo começou quando o professor Luis Otávio Brito, docente da Faculdade de Engenharia do Campus de Belém, veio dar aulas na UFPA Castanhal no final da década de 1990. Ele já atuava no projeto Universidade da Terceira Idade, que hoje é intitulado Programa de Extensão Universidade da Pessoa Idosa e viu, no Município Modelo, um potencial para receber um projeto com características semelhantes àquele que já era executado na capital. Foi assim que surgiu, com a parceria da então vice-coordenadora da UFPA Castanhal, professora Neila Reis, o Grupo de Estudos na Terceira Idade, em 1999,” detalhou.

Atualmente, o GETI contribui com a educação de pessoas jovens, adultas e idosas, a partir de ações culturais, físicas e de inclusão digital voltadas às várias dimensões do envelhecimento humano. O professor Sérgio Nassar é o responsável pelas atividades físicas. Ele falou sobre a sua trajetória no GETI.

“Quando a gente fala em qualidade de vida, eu acredito que isso tem a ver com acreditar nos sonhos e nos projetos. Estou há quase 3 anos e meio no GETI e lembro que quando iniciei as atividades, também se iniciou a pandemia. Então, nós fizemos vídeos com exercícios para os alunos realizarem em casa e a dedicação de cada um foi importante para que o projeto continuasse. Também devo muito aos 18 alunos extensionistas, pois sem eles o projeto não existiria”, agradeceu.

O evento em comemoração aos 24 anos do GETI contou, também, com a presença dos alunos matriculados, que participaram de um coquetel ao final da programação.

Texto e fotos: Ascom UFPA/Castanhal