Home » Sem categoria » Alunos e professoras da Faculdade de Letras lançam livro com coletânea de textos de alunos da Educação de Jovens e Adultos

Alunos e professoras da Faculdade de Letras lançam livro com coletânea de textos de alunos da Educação de Jovens e Adultos

No dia 14 de junho, no Colégio Inácio Koury Gabriel Neto, ocorreu o lançamento de um livro com produções textuais dos alunos das turmas do 1° ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A produção foi organizada por alunos da Faculdade de Letras da UFPA Castanhal, matriculados na disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Médio, orientados pelas professoras Márcia Oshuchi e Zilda Paiva. Wenderson Tiago dos Santos Michel, professor das turmas da EJA, também entrou como organizador do livro.

As docentes da UFPA conversaram com a Assessoria de Comunicação e explicaram todo o processo, desde as orientações iniciais até o lançamento do livro.

ASCOM – Como surgiu a ideia de criar um livro com uma coletânea de textos de alunos da Educação de Jovens e Adultos?

PROFESSORA MÁRCIA OHUSCHI – Com esta turma, trabalhamos o Estágio Supervisionado no formato de projeto, como já fizemos outras vezes, em outras escolas. De forma específica para o trabalho com a Língua Portuguesa, adotamos o percurso metodológico de Projeto de Leitura e Escrita, proposto por Lopes-Rossi (2008), na abordagem dos gêneros discursivos. A proposta desta autora é constituída por três módulos: módulo de leitura, módulo de escrita, módulo de divulgação ao público. Neste último, sempre realizamos um evento de culminância, para socializar os textos produzidos pelos alunos, por vezes organizados em mural, em livro, como foi agora, ou em outro suporte. Assim, além de valorizar o trabalho que eles fizeram, mostramos a função social da escrita.

ASCOM – Quais são os principais objetivos dessa publicação? E quais são os temas dos textos?

PROFESSORA ZILDA PAIVA – Entre os objetivos, destacam-se a divulgação dos resultados do trabalho desenvolvido no estágio para a comunidade em geral e o incentivo à escrita para os alunos da EJA, já que eles puderam perceber que a sua produção textual pode ir além da sala de aula. Quanto aos temas dos textos, esses estão relacionados principalmente a experiências vivenciadas pelos discentes da EJA acerca da dependência tecnológica nas relações sociais (foco do trabalho). Entretanto, e isso é interessante destacar, muitos textos também abordam temas como relações familiares e vida amorosa que foram escolha dos próprios alunos das turmas.

ASCOM – Como foi o envolvimento dos estagiários nesse projeto? Qual foi a contribuição deles para a seleção e edição dos textos?

PROFESSORA MÁRCIA OHUSCHI – Os estagiários foram impecáveis! Muito dedicados e comprometidos. Todo o grupo contribuiu, no decorrer do projeto, para que a produção textual ocorresse. Infelizmente, nem todos os alunos da EJA entregaram suas produções, alguns não devolveram a versão final, após a revisão feita pelos estagiários, por meio de bilhetes orientadores. Mas todos os textos entregues foram para o livro, com o intuito de valorizar o que eles conseguiram fazer. Com os textos em mãos, o grupo de estagiários se dividiu para digitá-los, bem como para realizar uma revisão geral, relacionada a aspectos formais da língua. Outros ficaram responsáveis por organizá-los no arquivo, por fazer o sumário, os demais elementos que compõem uma coletânea dessa natureza e a formatação.

ASCOM – Qual é a importância de dar voz aos alunos da Educação de Jovens e Adultos por meio desse livro? Como vocês acreditam que isso pode impactar positivamente a comunidade educacional?

PROFESSORA ZILDA PAIVA – A publicação do livro foi apenas a culminância do trabalho. Quando você acompanha todo o processo em sala de aula, as discussões levantadas, os testemunhos dos alunos, a explanação das situações que eles vivem no dia a dia, você consegue perceber que esse tipo de atividade possibilita, aos participantes, expressarem seus pensamentos e sentimentos. Além disso, a escrita e a publicação dos textos, como resultado de todo esse processo, serve como incentivo não só para os autores, mas para toda a comunidade. Como bem explanaram, durante o evento de lançamento, os escritores da Academia Castanhalense de Letras, Zoraide Alves, Auricélia Alves e Franciorllis Vianna,  muitas vezes o aluno acha que não é capaz, mas um escritor pode nascer dessas experiências em sala de aula.

ASCOM – Quais foram as reações iniciais dos alunos ao verem seus textos publicados no livro? Houve algum impacto visível em sua autoestima ou motivação para o aprendizado?

PROFESSORA MÁRCIA OHUSCHI – Os alunos autores ficaram maravilhados, foi a primeira vez que viram um texto seu em um livro! Alguns deram depoimentos, durante o evento de lançamento. Uma aluna disse que pensava não ser capaz de escrever, mas que agora entende que, com esforço e dedicação, é possível atingir seus objetivos. Outra aluna também relatou que aprendeu muito e passou a ler crônicas, um gênero discursivo com o qual tinha pouco contato.

ASCOM – A partir da experiência de trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos, quais são os principais desafios que vocês identificaram nesse contexto educacional? Como esse livro pode contribuir para abordar esses desafios?

PROFESSORA ZILDA PAIVA – Em qualquer nível do ensino, alguns dos principais desafios são o tempo dedicado à leitura e à escrita e os recursos disponíveis para esse trabalho. Ler e escrever demandam um trabalho que deve ser sistemático e constante, com abordagens que incluem a reflexão em todas as etapas do processo. Nesse sentido, a publicação e os momentos de divulgação do livro podem, também, auxiliar nas discussões acerca da importância do trabalho com essas práticas linguísticas.

ASCOM – Por fim, como as pessoas interessadas podem ter acesso ao livro e apoiar esse projeto?

PROFESSORA MÁRCIA OHUSCHI – Em princípio, fizemos, em uma gráfica, um exemplar do livro, que foi doado à biblioteca da escola. Além disso, entregamos uma cópia encadernada a cada aluno autor. Porém, como a procura tem sido grande, pretendemos transformá-lo em um e-book a ser disponibilizado gratuitamente a todos os interessados.