Home » Sem categoria » Professores e alunos da Faculdade de Pedagogia lançam livro intitulado “Temas Pedagógicos e Formação Docente”

Os professores doutores Carlos José da Rocha e Madison Ribeiro, da Faculdade de Pedagogia da UFPA Castanhal, acabam de lançar o livro intitulado “Temas Pedagógicos e Formação Docente”, que traz resultados de Trabalhos de Conclusão de Curso de 15 egressos do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio.

O professor Carlos Rocha explicou a dinâmica da produção. “Com a intenção de abordar temas relevantes, visando enriquecer a formação de sujeitos criativos investigativos na Pedagogia, ao longo do livro, exploram-se recortes temáticos oriundos das vivências e de olhares abrangentes e articulados pelos conhecimentos teóricos e práticos durante a formação inicial e a partir das orientações de professores formadores, possibilitando ressignificar os múltiplos saberes no campo da educação”, especificou o docente.

“No prefácio, o professor Madison Ribeiro refletiu sobre os textos que compõem a obra. “Mais que escritas formalmente acadêmicas, são produções carregadas de sentidos, simbolismos, vitórias e conquistas que muito nos ensinam. Além disso, demonstram a potência criativa de nossos/as estudantes e professores/as que nos fazem acreditar cada vez mais na educação como instrumento transformador da vida pessoal e social”, concluiu.

Além da participação dos 15 egressos de Pedagogia e dos organizadores Carlos José da Rocha e Madison Ribeiro, o livro contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Mãe de Rio e de 5 professores formadores: Débora Alfaia, João Malheiro, Eula Nascimento, Ivana Silva e Carlos Renilton Cruz.

A obra será lançada durante o I Simpósio Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – I SINEPEX e o VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão – VI SIEPEX da UFPA, Campus de Castanhal, eventos que ocorrerão entre os dias 6 e 9 de novembro de 2023.

Para ter acesso ao livro “Temas Pedagógicos e Formação Docente” na íntegra, clique aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Tadeu Torres – Ascom UFPA/Castanhal