Home » Sem categoria » UFPA divulga o listão do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2024

Hoje é um dia de muita festa para os mais de 400 estudantes aprovadas(os) no Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2024, da Universidade Federal do Pará (PSE I/Q UFPA 2024). Na manhã desta sexta-feira, a UFPA divulgou o listão que traz os nomes de 95 indígenas e 318 quilombolas classificadas(os), que agora devem se preparar para a realização da habilitação ao vínculo institucional, seguindo os trâmites dispostos no edital a ser divulgado pelo Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC/UFPA).

O PSE-IQ integra as políticas de ações afirmativas da UFPA para garantir o acesso de populações tradicionais ao ensino superior. A oferta de vagas é exclusiva para candidatas(os) indígenas e quilombolas que não realizaram ou iniciaram curso de graduação e que se encontram em condições de vulnerabilidade econômica, social e educacional. Com uma oferta de 788 vagas, em 197 ofertas de cursos de graduação, a edição 2024 do PSE-I/Q teve um total de 2014 candidatas(os) inscritas(os).

Primeiros colocados – Entre os primeiros colocados desta edição do PSE-IQ, há estudantes classificadas(os) para variadas opções de cursos: Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia, Direito, Engenharia Sanitária e Ambiental, Sistemas de Informação e Pedagogia.

O primeiro colocado geral do PSE-I/Q 2024 foi o estudante quilombola Martimiano Balieiro da Cruz Filho, que optou pelo curso de Medicina. Já o candidato indígena mais bem colocado, terceiro lugar geral,  foi Riquelme Ropric Bandeiras Guara, da etnia Gavião, do estado do Maranhão, que se classificou para o curso de Psicologia.

As(os) outras(os) estudantes mais bem colocadas(os) foram: Josias da Silva Santos Junior, 2º lugar geral; Kaylana da Silva Leite, 4º lugar; Josiana Rosario Ferreira, 5º lugar; Carlos Eduardo Tavares Braga, 6º lugar; Roberto Carlos Coutinho da Costa, 7º lugar; Rai Vieira Lima, 8º lugar; Cleidiane Nunes Rodrigues, 9º lugar; Adryelle Simony Gomes Carvalho, 10º lugar.

Habilitação – Logo mais, o Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC) vai divulgar o edital de habilitação ao vínculo institucional para que as(os) calouras(os) possam consultar as informações necessárias para a realização da habilitação. As(Os) estudantes devem fazer a leitura completa do edital com atenção, pois a não apresentação da documentação solicitada em qualquer uma das etapas pode ocasionar na perda da vaga para a qual foi classificada(o).

O início das aulas das(os) estudantes habilitadas(os) ocorrerá conforme o Calendário Acadêmico da UFPA em 2024, disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg).

Outras oportunidades – Após a habilitação das(os) convocadas(os) nesta primeira chamada, ainda há a possibilidade de serem realizadas repescagens de vagas sem estudantes habilitadas(os) e reoferta de vagas não preenchidas. Para não perder essas oportunidades, esteja atenta(o)  à página do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).