Home » Sem categoria » VII Seminário Combate ao fechamento de Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas no Estado do Pará

O Campus da UFPA em Castanhal vai receber, no dia 06 de junho, o VII Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo, Indígenas e Quilombolas. O evento ocorrerá das 08h30 às 12h30, no Ginásio de Esportes e será realizado pelo Fórum Paraense de Educação do Campo – FPEC e pelos Fóruns Regionais de Educação do Campo, em parceria com a Universidade Federal do Pará – UFPA.

Público-alvo – O Seminário pretende reunir gestores de secretarias municipais e estadual de educação, integrantes de conselhos municipais e estadual de educação, promotores e defensores públicos, representantes de organizações governamentais e não governamentais, de movimentos sociais e sindicais, professores e estudantes das universidades e redes de ensino para fortalecer o movimento de combate ao fechamento das escolas nos territórios do campo, quilombolas e indígenas no Estado do Pará.

Números –  entre 2000 e 2023, foram fechadas 160.695 escolas no Brasil, sendo 109.173 delas em áreas rurais. No Estado do Pará, 8.776 escolas foram encerradas, sendo 7.242 delas em regiões rurais. Além disso, 32.083 escolas em todo o país estavam paralisadas em 2023, indicando uma crise educacional em curso.

Mesmo diante da pandemia de Covid-19, que intensificou as desigualdades sociais e educacionais, o fechamento de escolas nos territórios do campo, indígenas e quilombolas persiste. Entre 2019 e 2023, houve o fechamento de centenas de escolas rurais a cada ano no Estado do Pará, muitas vezes desconsiderando o impacto nas vidas dos estudantes, especialmente os mais jovens.

Movimentos sociais têm denunciado essa situação, argumentando que o fechamento de escolas é prejudicial não apenas para a educação, mas também para a sobrevivência das comunidades rurais, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas. A política de nucleação, associada ao transporte escolar, tem sido criticada por desconsiderar o papel vital das escolas nessas comunidades, muitas vezes sendo a única instituição pública presente.

Nesse contexto, o seminário visa não só a reflexão, mas também o encaminhamento de estratégias para combater o fechamento de escolas e fortalecer a educação do campo, indígena e quilombola. A participação de diversos atores, incluindo representantes do poder público, da academia e da sociedade civil, é fundamental para enfrentar esse desafio.

Inscrições – Os interessados em participar do evento podem realizar inscrição aqui.