Home » Sem categoria » Professor da Faculdade de Matemática realizará defesa de memorial

Professor da Faculdade de Matemática realizará defesa de memorial

O professor Dr. Arthur da Costa Almeida, vinculado à Faculdade de Matemática da UFPA Castanhal, vai defender, no dia 05 de setembro, a partir das 9h, em transmissão pelo Google Meet, memorial sobre sua trajetória acadêmica. A defesa visa à progressão funcional à classe única de Professor Titular da UFPA.

Como presidente da banca estará o professor Edilberto Oliveira Rozal, que também defendeu seu memorial em 2021, tornando-se o primeiro professor titular da Faculdade de Matemática. Os demais professores que comporão a banca como titulares são: Dr. Giovany de Jesus Malcher Figueiredo (UNB/Brasília), Dr. Sueo Numazawa (UFRA/Belém), Dr. Pedro Franco de Sá (UEPA/Belém) e Dr. Valcir João da Cunha Farias (UFPA/Belém). Como suplentes estarão os professores Dra. Hebe Morganne de Campos Ribeiro (UEPA/Belém) e Dr. Geraldo Mendes de Araújo (UFPA/Belém).

Formação do professor Arthur Almeida – É bacharel e mestre em Matemática, com doutorado em Engenharia Elétrica, na área de Sistemas de Energia, com ênfase nas energias renováveis.

Trajetória – Antes de vir para a UFPA/Castanhal, o professor Arthur Almeida trabalhou por 25 anos na área de informática, na então Celpa – Centrais Elétricas do Pará, desenvolvendo aplicativos e sistemas. Após a venda da empresa, em 1998, foi demitido e resolveu mudar os rumos de sua atuação profissional, fazendo concurso para docente de Cálculo da UFPA/Castanhal. Mesmo concursado, chegou ao Campus como professor substituto em março de 1999, por conta de uma Medida Provisória que havia proibido contratações no Executivo durante um ano. Só em janeiro de 2000, após a queda da MP, assinou contrato como efetivo com a UFPA. Fazem parte desse grupo outros docentes que ainda atuam no Campus, como os professores doutores Carlos Renilton Cruz, Débora Alfaia e Zilda Laura Paiva. Desde essa data, sempre esteve lotado como docente do Campus, onde ministrou diversas disciplinas a centenas de estudantes, orientou mais de 100 trabalhos de conclusão, entre graduação, especialização e mestrado, além de ter participado de centenas de bancas de defesa desses trabalhos.

Carreira Administrativa – O professor Arthur Almeida foi diretor da Faculdade de Matemática do Campus de Castanhal, na época de sua criação, durante dois mandatos e vice-diretor por um mandato. No Programa de Pós-Graduação em Matemática do Campus, que ajudou a criar, foi coordenador por quatro anos e, atualmente, está no terceiro ano como vice-coordenador. O PPG em Matemática do Campus Castanhal oferece, desde 2018, em rede nacional, turmas de mestrado profissional em Matemática, o Profmat, para docentes da rede pública de educação básica. Também coordenou o primeiro curso de especialização em Matemática do Campus Castanhal, em 2001, além de outros nos anos seguintes. O professor Arthur foi, ainda, coordenador de extensão do Campus durante seis meses, na última gestão do professor Dr. João Batista Santiago Ramos.

Pesquisa e extensão – Atuou como coordenador em vários projetos de ensino e extensão, destacando-se um PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), realizado em parceria com a Escola Madre Maria Viganó e o projeto “Acabando com os zeros em Matemática”, desenvolvido na Escola Lameira Bittencourt, tendo como foco o melhor desempenho de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio. Este último ganhou entrevista de divulgação na Rádio Web da UFPA. Na área de pesquisa, coordenou e participou de vários projetos ligados à área de Matemática Aplicada ao Meio Ambiente, destacando-se um projeto de estimativa de biomassa na região do Lago de Tucuruí, financiado pela Eletronorte, que envolveu Matemática, sensoriamento remoto e inteligência computacional e dando origem a sua tese de doutorado. Participou, ainda, como pesquisador em um projeto financiado pelo governo do Estado, que estudou a viabilidade de se levar energia elétrica usando caroço de açaí como combustível à comunidade quilombola isolada de Genipaúba, em Abaetetuba. Além desse, em parceria com o SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia), desenvolveu pesquisas relacionadas com a ocorrência de descargas atmosféricas na região amazônica, com publicações em revistas internacionais e desenvolvimento de um aplicativo para previsão de ocorrências de raios, como produto do projeto “Nuvens e Raios”, financiado pela Rede Celpa. Um dos projetos, no âmbito do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), estudou a variação da cobertura e uso do solo ao longo da BR-316, provocada por atividades antrópicas, num período de dez anos. Seu resultado mereceu reportagem de página inteira em O Liberal e uma entrevista na TV RBA.

Atualmente, o professor Arthur Almeida continua atuando na Faculdade de Matemática, como docente e membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante), e no PPG em Matemática, Profmat, como docente e vice-coordenador e sonha em trazer uma turma de Doutorado do Profmat, em Rede Nacional, para o Campus Castanhal.

Serviço:

Defesa Pública de Memorial do Professor Dr. Arthur da Costa Almeida

Data: 05 de setembro de 2024

Transmissão: Google Meet (clique aqui)

Membros da Banca Titulares:

Prof. Dr. Edilberto Oliveira Rozal, presidente (UFPA/Castanhal)

Prof. Dr. Giovany de Jesus Malcher Figueiredo (UNB/Brasília)

Prof. Dr. Sueo Numazawa (UFRA/Belém)

Prof. Dr. Pedro Franco de Sá (UEPA/Belém)

Prof. Dr. Valcir João da Cunha Farias (UFPA/Belém)

Suplentes:

Profa. Dra. Hebe Morganne de Campos Ribeiro (UEPA/Belém)