Home » Sem categoria » UFPA Castanhal articula implantação de laboratório de pesquisa em parceria com o INCT IAmazônia

UFPA Castanhal articula implantação de laboratório de pesquisa em parceria com o INCT IAmazônia

O Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) sediou, nesta quarta-feira (13 de maio), o evento “IAmazônia: Soluções Inteligentes para o Desenvolvimento Sustentável”. Organizado pela Faculdade de Computação (FACOMP/UFPA) em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) IAmazônia, o encontro reuniu pesquisadores, estudantes e membros da comunidade acadêmica no auditório do GETI para discutir o avanço da Inteligência Artificial aplicada aos desafios socioambientais da região amazônica.

Paralelamente às palestras da programação, o evento também serviu como espaço para uma articulação estratégica entre pesquisadores. O coordenador do INCT IAmazônia, Prof. Dr. Renato Francês, juntamente com o Prof. Dr. Carlos Maneschy, reuniram-se nas dependências da Faculdade de Computação com pesquisadores do Campus para alinhar ações conjuntas voltadas ao fortalecimento tecnológico e científico da instituição.

Durante a reunião, foi estabelecida a parceria entre o INCT IAmazônia e a FACOMP para a criação de um novo laboratório de pesquisa em Inteligência Artificial no Campus da UFPA Castanhal. Como primeiro passo prático dessa cooperação, foi definida a doação de 10 computadores para compor a infraestrutura inicial do laboratório.

Com os novos equipamentos, a FACOMP poderá ampliar sua capacidade de desenvolvimento de pesquisas e produção de ciência aplicada, permitindo que professores e estudantes desenvolvam soluções tecnológicas voltadas às demandas e desafios da região amazônica.

Siga @ufpacastanhal e @inctiamazonia no Instagram, para mais informações.

Texto e arte: Ascom – UFPA/Castanhal