Home » Sem categoria » Coleção sobre a história da borracha será lançada em Belém e tem participação de professor do Campus Castanhal

Coleção sobre a história da borracha será lançada em Belém e tem participação de professor do Campus Castanhal

“Encauchados” é nome da Coleção de livros que será lançada pelos Professores Assunção José Pureza Amaral (UFPA/Castanhal), Francisco Samonek, Regis Paiva e Zélia Damasceno, em evento organizado pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (UFPA/Belém), no dia 27 de novembro de 2017.

A Coleção está vinculada aos Encauchados de Vegetais da Amazônia do Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais – POLOPROBIO, em parceria com a Universidade Federal do Pará.

O esforço é resultado de mais de uma década de trabalho no intuito de construir a sustentabilidade na complexa Amazônia, em diálogo com povos tradicionais: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, seringueiros, dentre outros.

A coleção “Encauchados” é composta por três livros: “Encauchados 20 anos – Do Acre para o Mundo”, “Encauchados na visão da Academia” e “Encauchados: Produção Científica e Tecnológica Educacional”.

As 435 páginas da Coleção circulam pela história da borracha, suas instituições desenvolvimentistas, a utilização indígena, a crise, a extensão comunitária, além de discussões nas áreas de Química, Engenharia, Tecnologias, Ciências Sociais e Educação.

Látex, seringa, goma elástica, borracha, conhecimento científico articulado ao saber tradicional, desenvolvimento regional, promoção da equidade social, relações de gênero e empoderamento são apresentados na Coleção que, além de trazer projetos, patentes, premiações, relatos de experiências, reúne dezenas de artigos sobre os Encauchados, resultados de Monografias, Dissertações e Tese de Doutorado.

A Coleção Encauchados é prefaciada pelo prof. Dr. Jacó César Piccoli, do Centro de Arqueologia e Antropologia Indígena da Amazônia Ocidental – UFAC/CAAINAM; pelo prof. Dr. Fábio Carlos da Silva, do NAEA-UFPA; e pelo Dr. Leonardo Milanez de Lima Leandro.

Serviço:
Lançamento da Coleção “Encauchados”
Data: 27/11/2017
Horário: 18h30
Local: Centro de Convenções Benedito Nunes – UFPA
Av. Perimetral nº 01, Campus Guamá, Belém-Pa

Texto e foto: Divulgação