Home » Educação do Campo

Category Archives: Educação do Campo

Seminário discute propostas de combate ao fechamento de escolas do campo

“Só em 2017, 181 escolas foram fechadas no Pará e a maioria na zona rural. Então, esse seminário é importante porque ajuda a publicizar esses dados. Aqui a gente socializa, expõe. O seminário é esse espaço de sensibilização da população de que a escola é fundamental onde ela se realiza.”

Esse é o relato do professor Salomão Hage (ICED/UFPA), coordenador do Fórum Paraense de Educação do Campo e um dos organizadores do II Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas do Campo, ao mencionar os objetivos do evento realizado nesta sexta, 01/02, no Ginásio de Esportes da UFPA/Castanhal.

O evento foi realizado pelo Fórum Paraense de Educação do Campo – FPEC e pelos Fóruns Regionais de Educação do Campo, em parceria com a Universidade Federal do Pará – UFPA e a Promotoria de Justiça da 1ª Região Agrária do Ministério Público Estadual.

A programação contou com grupos de trabalho, que se reuniram para socializar questões referentes à educação em cada local representado no evento, como explicou a professora Eula Nascimento, da Faculdade de Pedagogia da UFPA em Castanhal.

“Nós temos coletivos de diferentes municípios, com diferentes perspectivas sobre a educação do campo e esses grupos de trabalho foram pensados justamente para que as pessoas pudessem colocar as questões que estão impactando a educação na sua cidade”.

A partir das discussões realizadas durante o Seminário, foi elaborado um documento para ser encaminhado ao Ministério Público, às Secretarias Municipais de Educação e às Coordenadorias de Educação do Campo.

“A carta escrita aqui relata as problemáticas de cada comunidade e representa a síntese do pensamento coletivo, que visa o enfrentamento desse fechamento das escolas do campo”, concluiu a professora Eula Nascimento.

Ainda como ação concreta para evitar que as escolas continuem sendo fechadas, o Fórum Paraense de Educação do Campo criou o Disk Denúncia contra o fechamento das Escolas no Campo, sediado no Campus de Castanhal da UFPA e que encaminha as denúncias ao GT Agrário do Ministério Público Estadual.

O coordenador do Disk Denúncia, professor Carlos Renilton Cruz, falou sobre o que preconiza a lei no que se refere ao fechamento de escolas no país.

“Hoje, a legislação brasileira impõe várias questões para o fechamento de uma escola: é preciso ouvir a comunidade, além do Conselho Municipal ou Conselho Estadual e construir um relatório circunstanciado pelo órgão que gesta a educação. O que esse movimento, gerado pelo Seminário, vem cobrar, é que a lei seja cumprida. Antes de se fechar uma escola, é preciso ver o impacto que isso vai causar para a comunidade”, esclareceu.

O vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Silva, que também participou das discussões, destacou a importância das escolas do campo.

“Em muitas localidades a única representação do estado é a escola e nesses locais ela extrapola o mero ensinar às crianças: é um espaço onde se encontram as famílias, onde se fazem as celebrações, onde se constroem os diálogos. Por isso, as escolas precisam ser valorizadas, considerando que educação é sempre um bom investimento”.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Thiago Bertolino – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

Campus da UFPA/Castanhal vai sediar o II Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo

Para discutir a questão do fechamento de escolas do campo no Estado do Pará, o Campus da UFPA em Castanhal vai receber, no dia 1º de fevereiro, o II Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo. O evento vai acontecer pela manhã no Ginásio do Campus e será realizado pelo Fórum Paraense de Educação do Campo – FPEC e pelos Fóruns Regionais de Educação do Campo, em parceria com a Universidade Federal do Pará – UFPA e a Promotoria de Justiça da 1ª Região Agrária do Ministério Público Estadual.

Números – No período de 2014-2016, dados do Censo Escolar do INEP revelam um total de 1.080 escolas extintas e 1.913 escolas paralisadas no Estado do Pará.

Para evitar que as escolas continuem sendo fechadas, o Fórum Paraense de Educação do Campo criou o Disk Denúncia contra o fechamento das Escolas no Campo, que se encontra sediado no Campus de Castanhal da UFPA, que encaminha as denúncias ao GT Agrário do Ministério Público Estadual.

O Seminário que será realizado no dia 1º tem como objetivo reunir gestores de secretarias municipais e estadual de educação, integrantes de conselhos municipais e estadual de educação, promotores e defensores públicos, representantes de organizações governamentais e não governamentais, de movimentos sociais e sindicais, professores e estudantes das universidades e redes de ensino para refletir sobre o fechamento das escolas do campo no Estado do Pará.

Não é necessário realizar inscrição, prévia.

Confira a programação aqui.

Texto e imagem: Divulgação

Campus da UFPA/Castanhal vai sediar o I Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo

Para discutir a questão do fechamento de escolas no Estado do Pará, o Campus da UFPA em Castanhal vai receber, no dia 19 de janeiro, o  I Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo. O evento vai acontecer pela manhã no Ginásio do Campus e será realizado pelo Fórum Paraense de Educação do Campo – FPEC, pelos Fóruns Regionais de Educação do Campo e pelo PIBID Pedagogia-Castanhal, em parceria com a Promotoria de Justiça da 1ª Região Agrária e 4ª Promotoria de Justiça Cível de Castanhal do Ministério Público Estadual e com o Comitê Estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Números – No período de 2000-2015 foram fechadas 5.335 escolas no Estado, sendo 4.411 rurais e 944 urbanas. No Brasil, neste mesmo período foram fechadas 110.873 escolas, sendo 75.441 rurais e 35.432 urbanas.

O fechamento de escolas no Estado do Pará, especialmente na zona rural, é algo que preocupante, pois quando as escolas são fechadas nas pequenas comunidades rurais, os estudantes são obrigados a se deslocar horas a fio caminhando, de bicicleta, a cavalo, em caminhão, trator, de barco e muitos outros meios de transporte precários, sem segurança. Muitos acordam de madrugada e retornam à noite, sem realizar alimentação adequada. Essas situações implicam na desistência dos estudos ou no afastamento dos estudantes do convívio familiar e comunitário.

Para evitar que as escolas continuem sendo fechadas, o Fórum Paraense de Educação do Campo criou o Disk Denúncia contra o fechamento das Escolas no Campo, que se encontra sediado no Campus de Castanhal da UFPA e funciona sob a coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Sub-Projeto Pedagogia/Castanhal, que encaminha as denúncias ao GT Agrário do Ministério Público Estadual.

O Seminário que será realizado no dia 19 de janeiro visa fortalecer as ações de combate ao fechamento de escolas e convocar, ao debate, os gestores estaduais e municipais de educação e recolher denúncias, críticas e sugestões com vistas ao cumprimento da legislação educacional vigente.

As inscrições antecipadas e gratuitas devem ser realizadas no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenvvSwj8AV0L1tfAoxZYoygi20S3g61ENbcvBO8T5ZvbepbQ/viewform

Confira a programação:

9h – Mística de Abertura

9h30 – Composição da Mesa de Trabalhos e exposição das Motivações do Seminário

10h – Apresentação dos dados de fechamento de escolas nos municípios

10h30 – Diálogo com a participação da plenária

11h – Manifestação das autoridades e componentes da Mesa

12h30 – Encerramento com um lanche coletivo

Texto e imagem: Divulgação