Para discutir a questão do fechamento de escolas do campo no Estado do Pará, o Campus da UFPA em Castanhal vai receber, no dia 06 de fevereiro, o III Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo. O evento ocorrerá das 08h30 às 15h, no Ginásio do Campus e no Auditório do GETI e será realizado pelo Fórum Paraense de Educação do Campo – FPEC e pelos Fóruns Regionais de Educação do Campo, em parceria com a Universidade Federal do Pará – UFPA e a Promotoria de Justiça da 1ª Região Agrária do Ministério Público Estadual.
Números – No período de 2014-2018, dados do Censo Escolar do INEP revelam um total de 1.701 escolas extintas e 2.000 escolas paralisadas no Estado do Pará. Num período de 18 anos, compreendido entre 2000 e 2018, foram fechadas 7.513 escolas no Estado, sendo 6.158 rurais e 1.355 urbanas. No Brasil, nesse mesmo período, foram fechadas 134.535 escolas, sendo 93.146 rurais e 41.389 urbanas.
Para evitar que esses números continuem crescendo, o Fórum Paraense de Educação do Campo criou o Disk Denúncia contra o fechamento das Escolas no Campo, que se encontra sediado no Campus de Castanhal da UFPA, que encaminha as denúncias ao GT Agrário do Ministério Público Estadual.
O Seminário que será realizado no dia 06 tem como objetivo reunir gestores de secretarias municipais e estadual de educação, integrantes de conselhos municipais e estadual de educação, promotores e defensores públicos, representantes de organizações governamentais e não governamentais, de movimentos sociais e sindicais, professores e estudantes das universidades e redes de ensino para refletir sobre o fechamento das escolas do campo no Estado do Pará.
Inscrições – Os interessados em participar do evento, podem realizar inscrição aqui ou presencialmente, no início da programação.
Confira a programação aqui.
Texto e imagem: Divulgação