Home » Educação do Campo » Campus da UFPA/Castanhal vai sediar o I Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo

Para discutir a questão do fechamento de escolas no Estado do Pará, o Campus da UFPA em Castanhal vai receber, no dia 19 de janeiro, o  I Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas no Campo. O evento vai acontecer pela manhã no Ginásio do Campus e será realizado pelo Fórum Paraense de Educação do Campo – FPEC, pelos Fóruns Regionais de Educação do Campo e pelo PIBID Pedagogia-Castanhal, em parceria com a Promotoria de Justiça da 1ª Região Agrária e 4ª Promotoria de Justiça Cível de Castanhal do Ministério Público Estadual e com o Comitê Estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Números – No período de 2000-2015 foram fechadas 5.335 escolas no Estado, sendo 4.411 rurais e 944 urbanas. No Brasil, neste mesmo período foram fechadas 110.873 escolas, sendo 75.441 rurais e 35.432 urbanas.

O fechamento de escolas no Estado do Pará, especialmente na zona rural, é algo que preocupante, pois quando as escolas são fechadas nas pequenas comunidades rurais, os estudantes são obrigados a se deslocar horas a fio caminhando, de bicicleta, a cavalo, em caminhão, trator, de barco e muitos outros meios de transporte precários, sem segurança. Muitos acordam de madrugada e retornam à noite, sem realizar alimentação adequada. Essas situações implicam na desistência dos estudos ou no afastamento dos estudantes do convívio familiar e comunitário.

Para evitar que as escolas continuem sendo fechadas, o Fórum Paraense de Educação do Campo criou o Disk Denúncia contra o fechamento das Escolas no Campo, que se encontra sediado no Campus de Castanhal da UFPA e funciona sob a coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Sub-Projeto Pedagogia/Castanhal, que encaminha as denúncias ao GT Agrário do Ministério Público Estadual.

O Seminário que será realizado no dia 19 de janeiro visa fortalecer as ações de combate ao fechamento de escolas e convocar, ao debate, os gestores estaduais e municipais de educação e recolher denúncias, críticas e sugestões com vistas ao cumprimento da legislação educacional vigente.

As inscrições antecipadas e gratuitas devem ser realizadas no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenvvSwj8AV0L1tfAoxZYoygi20S3g61ENbcvBO8T5ZvbepbQ/viewform

Confira a programação:

9h – Mística de Abertura