Home » Educação do Campo » Seminário discute propostas de combate ao fechamento de escolas do campo

Seminário discute propostas de combate ao fechamento de escolas do campo

“Só em 2017, 181 escolas foram fechadas no Pará e a maioria na zona rural. Então, esse seminário é importante porque ajuda a publicizar esses dados. Aqui a gente socializa, expõe. O seminário é esse espaço de sensibilização da população de que a escola é fundamental onde ela se realiza.”

Esse é o relato do professor Salomão Hage (ICED/UFPA), coordenador do Fórum Paraense de Educação do Campo e um dos organizadores do II Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas do Campo, ao mencionar os objetivos do evento realizado nesta sexta, 01/02, no Ginásio de Esportes da UFPA/Castanhal.

O evento foi realizado pelo Fórum Paraense de Educação do Campo – FPEC e pelos Fóruns Regionais de Educação do Campo, em parceria com a Universidade Federal do Pará – UFPA e a Promotoria de Justiça da 1ª Região Agrária do Ministério Público Estadual.

A programação contou com grupos de trabalho, que se reuniram para socializar questões referentes à educação em cada local representado no evento, como explicou a professora Eula Nascimento, da Faculdade de Pedagogia da UFPA em Castanhal.

“Nós temos coletivos de diferentes municípios, com diferentes perspectivas sobre a educação do campo e esses grupos de trabalho foram pensados justamente para que as pessoas pudessem colocar as questões que estão impactando a educação na sua cidade”.

A partir das discussões realizadas durante o Seminário, foi elaborado um documento para ser encaminhado ao Ministério Público, às Secretarias Municipais de Educação e às Coordenadorias de Educação do Campo.

“A carta escrita aqui relata as problemáticas de cada comunidade e representa a síntese do pensamento coletivo, que visa o enfrentamento desse fechamento das escolas do campo”, concluiu a professora Eula Nascimento.

Ainda como ação concreta para evitar que as escolas continuem sendo fechadas, o Fórum Paraense de Educação do Campo criou o Disk Denúncia contra o fechamento das Escolas no Campo, sediado no Campus de Castanhal da UFPA e que encaminha as denúncias ao GT Agrário do Ministério Público Estadual.

O coordenador do Disk Denúncia, professor Carlos Renilton Cruz, falou sobre o que preconiza a lei no que se refere ao fechamento de escolas no país.

“Hoje, a legislação brasileira impõe várias questões para o fechamento de uma escola: é preciso ouvir a comunidade, além do Conselho Municipal ou Conselho Estadual e construir um relatório circunstanciado pelo órgão que gesta a educação. O que esse movimento, gerado pelo Seminário, vem cobrar, é que a lei seja cumprida. Antes de se fechar uma escola, é preciso ver o impacto que isso vai causar para a comunidade”, esclareceu.

O vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Silva, que também participou das discussões, destacou a importância das escolas do campo.

“Em muitas localidades a única representação do estado é a escola e nesses locais ela extrapola o mero ensinar às crianças: é um espaço onde se encontram as famílias, onde se fazem as celebrações, onde se constroem os diálogos. Por isso, as escolas precisam ser valorizadas, considerando que educação é sempre um bom investimento”.

Fotos: Thiago Bertolino – Ascom UFPA/Castanhal