Home » Sem categoria » CEUA/UFPA realiza evento de Educação Continuada em Castanhal

CEUA/UFPA realiza evento de Educação Continuada em Castanhal

O Comitê de Ética no Uso de Animais da UFPA (CEUA/UFPA), em parceria com a Reitoria da Universidade realizará, nesta terça (13 de março), o “Curso de Educação Continuada”. O evento faz parte das atividades anuais de Educação Continuada do CEUA/UFPA, na qual serão realizadas palestras abordando a legislação sobre o uso de animais na pesquisa e ensino.

Além disso, o curso busca divulgar as ações do Comitê, assim como apresentar o funcionamento do Sistema CEUA/UFPA para a comunidade. Podem participar do evento professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFPA que utilizam animais em projetos de pesquisa e aulas práticas.

De acordo com a coordenadora do CEUA/UFPA, professora Vivina Monteiro, este evento esclarece muitas dúvidas sobre o uso de animais em pesquisas científicas. “Buscamos conscientizar professores e pesquisadores sobre a obrigatoriedade de tramitar no CEUA/UFPA projetos de pesquisa e aulas práticas utilizando animais no escopo da Lei 11.794/08. Além disso, a comunidade acadêmica pode conhecer as ações do Comitê, assim como sobre o funcionamento do Sistema on line para tramitação de projetos de pesquisa usando animais”, declara.

Programação

Assuntos como a Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais, assim como os requisitos éticos e legais para utilização de animais no ensino e pesquisa. Participam do evento, além da professora Vivina Monteiro, as professoras Vanessa Jóia de Mello e Lully Fisher

CEUA

O Comitê de Ética no uso de Animais da Universidade Federal do Para (CEUA-UFPA) é um órgão assessor da Reitoria da Universidade Federal do Pará. Foi instituído com a finalidade de examinar previamente os procedimentos de ensino ou pesquisa a serem realizados na UFPA para determinar sua compatibilidade com a legislação aplicável. Sua atuação é norteada pela LEI nº 11.794, de outubro de 2008 sancionada pela Presidência da República que estabelece procedimentos para uso de animais indica a criação de Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUAs).

13/03/2018

8h30 – 10h – Requisitos Legais para Utilização de Animais Silvestres no Ensino e Pesquisa, Professora Dra. Lully Fischer. Instituto de Ciências Jurídicas – Universidade Federal do Pará.

Intervalo

10h20 – 12h – Autorizações dos órgãos ambientais para trabalho com animais no ensino e pesquisa científica. Palestrante a confirmar. SEMAS –PA

Intervalo para Almoço

14h30- 16h – Ações do Comitê de Ética no uso de Animais da UFPA., Professora Dra. Vivina Monteiro. Instituto de Ciências Biológicas – Universidade Federal do Pará.

Intervalo

16h20 – 18h – Apresentação do Sistema CEUA/UFPA, Professora Dra. Vanessa Jóia de Melo. Instituto de Ciências Biológicas – Universidade Federal do Pará.

Serviço:

Curso de Educação Continuada –  CEUA/UFPA

Data: 13 de março de 2018

Hora: 8h30 às 18h

Local:  CEMEC (antigo CEDIVET) / UFPA/Campus Castanhal

Rua Maximino Porpino, no 1000, Pirapora, Castanhal, PA

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.