Home » Sem categoria » Projeto Castelo dos Sonhos conquista 22 medalhas em competição Norte/Nordeste de Natação

Com a ideia inicial de integrar crianças e jovens do bairro Jaderlândia ao Campus da UFPA, foi criado, em 1998, o projeto Castelo dos Sonhos, coordenado pelo professor José Nazareno Abraçado. Ele explica qual era o seu objetivo.

“Eu pensei em criar um projeto que pudesse levar educação e esporte às crianças que vivem no entorno UFPA. Assim, surgiu o Castelo dos Sonhos, que conta com a parceria do Campus da UFPA em Castanhal, da Prefeitura Municipal e da empresa Hiléia. Mais recentemente, também passamos a contar com a parceria da Celpa, que vem para somar esforços.”

Hoje, com 20 anos de história, o projeto atende a mais de 400 alunos com idade entre 6 e 17 anos, que participam de atividades esportivas, como natação e futebol. As crianças e adolescentes também são contemplados com aulas de informática.

Todas essas ações do Castelo dos Sonhos têm contribuindo para a formação de jovens cidadãos, conscientes de seu papel na sociedade. Quem comprova isso é o estudante de Educação Física, Valdemir Júnior. Ele começou no projeto, como aluno, aos 6 anos e hoje, aos 22, é técnico de natação.

O trabalho voluntário de Valdemir começou aos 16 anos. Ele já havia conquistado diversos prêmios em competições de natação e decidiu treinar os alunos, com o objetivo de formar outros campeões.

A qualidade da atuação de Valdemir no projeto foi constatada no final de abril deste ano, quando participou, juntamente com 6 atletas do Castelo dos Sonhos, do Torneio Norte/Nordeste de Natação, realizado em Macapá.

“Foi surpreende o nosso resultado. Nós conquistamos 22 medalhas para a cidade de Castanhal. A competição envolveu 8 estados brasileiros, com 250 atletas participando e ver que os nossos alunos representaram muito bem a nossa cidade, é muito gratificante. Essa competição pode nos levar a participarmos de campeonatos paraenses, que são bastante aguardados pelos alunos”, destaca o técnico de natação do Castelo dos Sonhos.

Para conhecer as ações do Projeto, visite a fan page: clique aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Acervo Castelo dos Sonhos