Home » Veterinária » Alunos de Medicina Veterinária do Campus de Castanhal aprovam criação de um Centro Acadêmico

Alunos de Medicina Veterinária do Campus de Castanhal aprovam criação de um Centro Acadêmico

Esta quarta, 16 de maio, representou um dia histórico para a Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA em Castanhal. Alunos do curso de bacharelado reuniram-se com o intuito de discutir a criação de um Centro Acadêmico (CA).

O Centro Acadêmico é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. Entre suas tarefas estão: realizar discussões e encontrar soluções para os problemas enfrentados na relação aluno-professor, para questões ligadas aos conteúdos e ao currículo e para demandas na área administrativa. Também cabe ao CA, articular a produção de eventos e de manifestações políticas e culturais, sempre procurando dialogar com a faculdade para contribuir com a qualidade do curso e com a formação dos discentes.

O CA de Medicina Veterinária vem cumprir exatamente esses papéis, como relata Heytor Gurgel, discente que participa da comissão de criação do CA.

“Essa intermediação que o CA irá promover entre a comunidade acadêmica e a universidade trará benefícios para todos, em forma de garantia e conquistas de novos direitos, além de atuar na tentativa da resolução de problemas pontuais e estudar as demandas estudantis”.

Oficialização do CA – A reunião ocorrida na quarta, 16, foi importante para que a comunidade da Faculdade de Medicina Veterinária pudesse se posicionar favoravelmente à criação de uma entidade de representação estudantil. Os alunos regulamente matriculados no curso, puderam votar e aprovar o estatuto, no qual estão expostas as regras, os deveres e os direitos que irão reger o CA.

A comissão responsável pelo movimento que impulsionou a criação do CA de Medicina Veterinária é formada pelos alunos Heytor Gurgel e João Pedro Barroso, da turma de Medicina Veterinária 2017 e Susan Pinto e Ruth Guimarães, da turma de 2015. De acordo com eles, o próximo passo será o processo eleitoral, que deve iniciar agora em junho. Alunos devem concorrer para a diretoria do CA e os vencedores do pleito serão os representantes legítimos da categoria.

Texto: Paula Lopes e Tiago Ferreira – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Acervo de Alunos de Medicina Veterinária