Home » Veterinária » Alunos de Medicina Veterinária do Campus de Castanhal aprovam criação de um Centro Acadêmico

Esta quarta, 16 de maio, representou um dia histórico para a Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA em Castanhal. Alunos do curso de bacharelado reuniram-se com o intuito de discutir a criação de um Centro Acadêmico (CA).

O Centro Acadêmico é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. Entre suas tarefas estão: realizar discussões e encontrar soluções para os problemas enfrentados na relação aluno-professor, para questões ligadas aos conteúdos e ao currículo e para demandas na área administrativa. Também cabe ao CA, articular a produção de eventos e de manifestações políticas e culturais, sempre procurando dialogar com a faculdade para contribuir com a qualidade do curso e com a formação dos discentes.

O CA de Medicina Veterinária vem cumprir exatamente esses papéis, como relata Heytor Gurgel, discente que participa da comissão de criação do CA.

“Essa intermediação que o CA irá promover entre a comunidade acadêmica e a universidade trará benefícios para todos, em forma de garantia e conquistas de novos direitos, além de atuar na tentativa da resolução de problemas pontuais e estudar as demandas estudantis”.

Oficialização do CA – A reunião ocorrida na quarta, 16, foi importante para que a comunidade da Faculdade de Medicina Veterinária pudesse se posicionar favoravelmente à criação de uma entidade de representação estudantil. Os alunos regulamente matriculados no curso, puderam votar e aprovar o estatuto, no qual estão expostas as regras, os deveres e os direitos que irão reger o CA.

A comissão responsável pelo movimento que impulsionou a criação do CA de Medicina Veterinária é formada pelos alunos Heytor Gurgel e João Pedro Barroso, da turma de Medicina Veterinária 2017 e Susan Pinto e Ruth Guimarães, da turma de 2015. De acordo com eles, o próximo passo será o processo eleitoral, que deve iniciar agora em junho. Alunos devem concorrer para a diretoria do CA e os vencedores do pleito serão os representantes legítimos da categoria.

Texto: Paula Lopes e Tiago Ferreira – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Acervo de Alunos de Medicina Veterinária