Home » Veterinária

Category Archives: Veterinária

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal divulga editais para Mestrado e Doutorado 2022/2

No período de 06 a 13 de outubro estarão abertas as inscrições on-line para as turmas de Mestrado e Doutorado 2022.2 do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCan) da UFPA Castanhal. Os editais estão disponíveis no site do Programa.

Vagas – Para o Mestrado, estão disponíveis treze (13) vagas e para o doutorado, cinco (05) vagas, todas na área de Produção Animal.

Requisitos – Poderão participar da seleção para o Mestrado graduandos e graduados em Agronomia, Aquicultura, Biologia, Engenharia de Pesca, Oceanografia, Medicina Veterinária, Zootecnia e áreas afins. Para a seleção de Doutorado, somente podem concorrer às vagas candidatos titulados com Mestrado Acadêmico ou Profissional nas áreas de Ciências Agrárias e Biológicas ou outras áreas afins, desde que considerados pelo orientador aptos a desenvolverem a tese proposta.

Etapas das Seleções – O processo de seleção, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, consistirá em duas etapas: em primeiro lugar, será realizada a análise da proposta do Pré-Projeto de Pesquisa e da apresentação da proposta enviada em vídeo no momento da inscrição, de caráter eliminatório. Na segunda etapa, ocorrerão a análise de Curriculum Vitae, de caráter classificatório. Confira o edital do mestrado e seus anexos aqui. Confira o edital do doutorado e seus anexos aqui.

Os resultados de cada etapa estarão disponíveis no site do PPGCan.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Hospital Veterinário divulga edital com 29 vagas para estágio supervisionado

O Hospital Veterinário da UFPA em Castanhal torna público o edital de seleção de discentes para estágio supervisionado, a ser realizado no período de setembro a dezembro de 2021, podendo haver prorrogação. As inscrições estarão abertas no período de 26 a 30 de julho.

Vagas – Serão ofertadas 29 vagas nas seguintes áreas: Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais (8 vagas), Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres (5 vagas), Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Produção (12 vagas) e Patologia Clínica (4 vagas).

Público-alvo e pré-requisitos – As vagas são destinadas a alunos que estejam cursando Medicina Veterinária na UFPA e que tenham disponibilidade de 8h semanais (inclusive aos finais de semana) para desenvolver as atividades de estágio.

Inscrições – Os interessados devem enviar, dentro do prazo previsto no edital, comprovante de matrícula, ficha de inscrição e histórico escolar atualizado para o e-mail hv.imv.ufpa.treinamentos@gmail.com.

Seleção – Para o preenchimento das vagas, serão considerados o coeficiente de rendimento geral (1º critério) e a disponibilidade de horário (2º critério).

Para mais informações, leia o Edital na íntegra.

 

 

 

Curso de Medicina Veterinária completa 20 anos na UFPA

Nesta quarta, 20 de janeiro, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Castanhal, comemorou 20 anos. Para marcar a data, será realizado um ciclo de palestras com profissionais da região e de outros estados, cujo tema tratará da saúde única (humana, animal e ambiental) em relação à pandemia do coronavírus, entre outros assuntos, nos dias 3 a 5 de fevereiro. A programação será on-line. Além disso, estão abertas as inscrições para um concurso que vai escolher um logotipo a ser utilizado para a identidade visual do Instituto de Medicina Veterinária (IMV), Campus Castanhal (saiba mais aqui).

O curso foi criado na UFPA pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consepe) por meio da Resolução n° 2745, de 19/10/2000, com base na estrutura já existente da Central de Biotecnologia e Reprodução Animal (Cebran) da UFPA, em atuação desde 3 de setembro de 1995. A primeira turma de Medicina Veterinária iniciou-se no ano 2001, com aulas na sede do Campus de Castanhal e no Laboratório de Diagnósticos Veterinários (Cedivet), com o apoio dos laboratórios e das estruturas da Cebran.

IMV05Atualmente, o Instituto de Medicina Veterinária conta com quatro Subunidades, a saber: A Faculdade de Medicina Veterinária, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM), o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) e o Programa de Pós-Graduação na Amazônia (REPROAMAZON); um Hospital Veterinário, três Programas de Residência em Medicina Veterinária, vinculada ao hospital e um programa de Residência Médica vinculada ao Laboratório de Patologia Animal, uma Central de Biotecnologia de Reprodução Animal (CEBRAN), doze Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão e, em breve, vai inaugurar um Restaurante Universitário.

Histórico – O processo de discussão acerca da criação do Instituto de Medicina Veterinária foi iniciado no Conselho da Faculdade de Medicina Veterinária, em 2 de fevereiro de 2010, com a realização de um debate envolvendo todos os discentes, os servidores técnico-administrativos e docentes. Esta possibilidade se deu por conta de a criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM) ter sido aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em nível de Mestrado, em agosto de 2008, e respaldado no Estatuto da UFPA. Portanto, nos dias 1º e 2 de junho de 2010, ocorreu a votação pela qual os discentes, os técnicos e os professores da Faculdade de Medicina Veterinária se manifestaram em relação à criação do Instituto de Medicina Veterinária.

Surgiu, assim, a necessidade de serem criadas as instalações adequadas para suportar as exigências demandadas pelo curso de graduação e da pós-graduação. “E no decorrer desses 10 anos, foram se construindo a estrutura hospitalar e os laboratórios de formação, culminando com a inauguração, em 3 de dezembro de 2010, do Complexo da Medicina Veterinária, cujas instalações se deram numa parceria importante entre a UFPA e a antiga Escola Agrotécnica, hoje Instituto Federal do Pará (IFPA)”, lembra o professor Leônidas Olegário de Carvalho, atual diretor geral do IMV.

IMV03O Complexo abrange o Hospital Veterinário, com a proposta de atender aos setores de produção animal, animais de companhia e silvestres; laboratórios de apoio, como o de Anatomia Patológica e o de Patologia Clínica; laboratórios na área de saúde, como o de Sanidade Animal e o de Zoonoses; além de laboratórios de pesquisa na área de produção animal (Nutrição Animal, Ovinocultura e Avicultura), Higiene e Qualidade de Alimentos, Biologia Molecular e um moderno bloco para atividades acadêmicas das disciplinas básicas do curso.

Somou-se ao Instituto o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, oriundo do antigo Centro de Ciências Agrárias, hoje Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares – INEAF, em Belém, e, mais recentemente, o Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal na Amazônia – Reproamazon, em virtude de uma associação bem-sucedida de trabalhos na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Os três mencionados programas de pós-graduação stricto sensu oferecem cursos de mestrado e doutorado. Além disso, o Hospital Veterinário (HV), que também completa 10 anos de existência, oferece três Programas de Residência em Medicina Veterinária e um Programa de Residência vinculado ao Laboratório de Patologia Animal.

IMV01Conquistas – “Hoje o IMV demonstra sucesso em elevar a nota do Enade pelo curso de graduação e continua na crescente busca da excelência no atendimento hospitalar às várias espécies de animais. O Instituto de Medicina Veterinária, com o seu corpo de técnicos administrativos, docentes e discentes, vem se empenhando em melhorar as condições de formação profissional e, com o apoio da coordenação do Campus de Castanhal e da administração superior da UFPA, tende a melhorar, cada vez mais, os seus serviços, pelo compromisso de oferecer o melhor no ensino, na pesquisa e na extensão, e pelo dever constitucional da Universidade Federal do Pará, sendo uma instituição pública e gratuita, tendo por dever a oferta do melhor à sociedade”, avalia o diretor Leônidas.

O professor José Diomedes Barbosa Neto participou da criação do curso de Medicina Veterinária e da elaboração de seu projeto político pedagógico. Ele lembra que houve dificuldades, mas, hoje, celebra a consolidação dessa graduação, da formação de profissionais e pesquisadores da área. “O curso é um projeto que deu certo, que forma bastantes pessoas e já gerou diversos cursos de pós-graduação e ações de extensão. É uma honra ter participado da fundação desse curso que hoje tanto ajuda a região na formação de mão de obra agropecuária”, lembra o docente, que também se orgulha de continuar na ativa para buscar cada vez mais melhorias para a graduação.

Já o professor Aluizio Otávio de Almeida destaca o papel fundamental da Central de Biotecnologia de Reprodução Animal (Cebran) para o fortalecimento do curso de Medicina Veterinária da UFPA em Castanhal, tendo o curso surgido desta iniciativa. “Nas etapas subsequentes, sempre estivemos presentes, apoiando no que podíamos e contribuindo de forma efetiva no crescimento e consolidação do curso de Medicina Veterinária. Creio que o principal fator que alavancou e consolidou o referido curso foi o fato de já termos com a Cebran as estruturas físicas minimamente necessárias para o seu bom funcionamento. Além disso, termos a sorte e o privilégio de contar com um corpo docente e técnico, que, embora ainda muito reduzido, se mostra bastante qualificado e comprometido com a formação de bons profissionais”.

Para saber mais sobre o curso de Medicina Veterinária e sobre o Instituto de Medicina Veterinária da UFPA, acesse o site do Campus de Castanhal.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Gustavo Góes Cavalcante, Aluízio da Silva, Danilo Ferreira Rodrigues e José Alcides

Evento on-line promove ação social e traz debates na área de cirurgia veterinária

Nos período de 6 a 8 de julho, das 18 às 20h, será realizada a II Jornada de Palestras de Videocirurgia, Obstetrícia e Reprodução. O evento será totalmente on-line e contará com palestrantes prestigiados em todo o Brasil.

O grupo de Videocirurgia, Obstetrícia e Reprodução (VOR), coordenado pelo professor Dr. Pedro Paulo Maia Teixeira (UFPA/Castanhal), é quem está organizando a programação, que será transmitida pelo youtube, no endereço: https://www.youtube.com/channel/UC-WziuAmsJDLu8hmXL218WA.

O objetivo é trazer aos participantes um enfoque abrangente na área de cirurgia veterinária de pequenos e grandes animais e de animais silvestres, a partir dos seguintes temas:

Dia 1- Pequenos animais
18h: Profilaxia das infecções em cirurgias ortopédicas e neurológicas
19h: Atualidades no uso da impressão 3D em ortopedia e neurocirurgia

Dia 2 – Animais silvestres
18h: Rotina de clínica e cirúrgica de animais selvagens
19h: Cirurgias Minimamente Invasivas em Selvagens

Dia 3 – Grandes animais
18h: Profilaxia das infecções cirúrgicas em grandes animais
19h: Abordagem cirúrgica da cólica em equinos

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo site:  https://www.even3.com.br/iijornadavor/. Os inscritos e demais pessoas interessadas podem contribuir voluntariamente com o projeto “Corrente do Bem”, que estará recebendo doações que serão revertidas em cestas básicas para serem entregues a famílias trabalhadoras do Lixão do Pantanal, localizado na cidade de Castanhal / Pará. As doações podem ser depositadas no Banco do Brasil, Agência 5050-4, Conta Corrente 1998-4 (Carina Martins de Moraes).

Texto: Ascom – UFPA/Castanhal

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal divulga edital para Mestrado e Doutorado 2020

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCan) da UFPA estará com inscrições abertas,  no período de 4 a 14 de novembro de 2019, para as turmas de mestrado e doutorado 2020. Para se inscrever, é preciso seguir duas etapas, sendo a primeira via plataforma SIGAA, no endereço: www.posgraduacao.ufpa.br/cienciaanimal, e uma segunda etapa, presencial, em caráter de confirmação, na Secretaria acadêmica do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA Campus Castanhal.

Das vagas – Para o Mestrado estão disponíveis 11 vagas distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa: Ecologia Aquática e Aquicultura (06), Nutrição Animal, Forragicultura e Gestão de Sistemas Pecuários (03) e Reprodução, Melhoramento e Conservação Animal (02). Para o Doutorado são 10 vagas distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa: Ecologia Aquática e Aquicultura (04), Nutrição Animal, Forragicultura e Gestão de Sistemas Pecuários (04) e Reprodução, Melhoramento e Conservação Animal (02).

Dos requisitos – Poderão participar da seleção para o Mestrado graduandos e graduados em Medicina Veterinária, Biologia, Zootecnia, Agronomia, Aquicultura, Engenharia de Pesca e áreas afins. Para a seleção de Doutorado somente podem concorrer às vagas candidatos titulados com Mestrado Acadêmico ou Profissional nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Oceanografia (Ciências Biológicas I) ou excepcionalmente de outras áreas afins.

Da seleção – O processo de seleção se dará em duas etapas, para ambos os cursos. Para o mestrado, a primeira etapa, de caráter classificatório e eliminatório, será realizada através de prova de conhecimento específico; a segunda etapa, de caráter classificatório, se dará por meio da análise do Curriculum Vitae.

Para o doutorado, as etapas serão as seguintes: a primeira, de caráter eliminatório, será a análise do Projeto de Tese escrito, a apresentação e defesa do projeto; a segunda, de caráter classificatório, se dará através da análise do Curriculum Vitae.

Para mais informações acesse o edital disponível no site: http://www.ppgcan.propesp.ufpa.br/index.php/br/

 

Texto: Rosanne de Sousa – Ascom UFPA/Castanhal

Dia do Médico Veterinário será marcado por ciclo de palestras na UFPA Castanhal

O dia do Médico Veterinário é comemorado em 09 de setembro e o tema escolhido para este ano foi “Histórias que Transformam Vidas”. Para celebrar a data e homenagear profissionais e estudantes da área, o Instituto de Medicina Veterinária da UFPA/Castanhal estará promovendo um ciclo de palestras, no Auditório Nazaré Sá (Campus da UFPA Jaderlândia).

O evento contará com palestras sobre a História da Medicina Veterinária, o Sistema CFMV/CRMVs e o Mercado de Trabalho do Médico Veterinário, além de mesas-redondas que contarão com as presenças de egressos do curso de Veterinária, psicólogos, uma advogada e professores da UFPA. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Os interessados em participar do Ciclo de Palestras podem realizar a inscrição no dia (09/09) e no local do evento, a partir das 7h30. Também é possível realizar a inscrição antecipadamente (clique aqui e inscreva-se).

Tema – “Histórias que transformam vidas” é o tema que será celebrado ao longo de todo o mês de setembro. Pensando em mostrar muitas dessas histórias, o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) trará, em suas redes sociais e em outros meios de comunicação, narrativas em texto e vídeo contadas por profissionais, empregadores e clientes. Para saber como participar da campanha, clique aqui.

Serviço:
Ciclo de Palestras Dia do Médico Veterinário
Tema: Histórias que Transformam Vidas
Data: 09/09/2019
Local: Auditório Nazaré Sá (UFPA/Jaderlândia)
Horário: 07h30

Texto: ASCOM UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação

X Seminário de Integração Acadêmico-Profissional aborda temáticas voltadas para a atuação do Médico Veterinário

O X Seminário de Integração Acadêmico-Profissional, evento organizado pela Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA/Castanhal em parceira com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), teve sua abertura nesta quarta (05) e contou com palestras que abordaram temáticas direcionadas aos estudantes de Veterinária, como as funções do conselho profissional, a ação do Médico Veterinário na vigilância sanitária, o bem-estar em esportes equestres e a posse responsável.

A programação faz parte das atividades acadêmicas da disciplina Ciências Sociais I e a importância do evento reside na vinculação da Instituição de Ensino Superior e do órgão fiscalizador profissional, destacou o professor Leônidas Olegário, diretor geral do Instituto de Medicina Veterinária, que também falou sobre o diferencial da décima edição do Seminário.

“Uma das novidades deste ano é que nós conseguimos trazer duas palestras com temas que ainda não tínhamos abordado nas outras edições: qualidade técnica e Medicina Veterinária Legal. Outra novidade é a mesa-redonda que vai tratar sobre o comportamento do estudante e como esse comportamento irá se refletir na sua vida profissional”.

E foram justamente questões que impactam diretamente a vida profissional dos futuros Médicos Veterinários que a UFPA vem formando, que Antonieta Martorano, presidente do CRMV no Pará, abordou durante a primeira palestra da manhã desta quarta.

“Os conselhos regionais de Medicina Veterinária em todos os estados atuam de forma a buscar a melhoria da atuação e a valorização das duas profissões que estão dentro das suas atribuições: Zootecnia e Medicina Veterinária. Os estudantes devem saber, desde já, o que precisarão fazer ao se formar: além da obrigatoriedade de se registrarem, devem entender as responsabilidades tanto para com o Conselho quanto para com a sociedade”, finalizou a presidente do CRMV.

Teresinha Rossetti, que também faz parte do Conselho Regional de Medicina Veterinária, ministrou uma palestra que falou sobre a atuação profissional na área da Vigilância Sanitária.

“A importância do Médico Veterinário que atua com Vigilância Sanitária está em garantir a saúde da população, a partir da fiscalização dos produtos de origem animal. Essa fiscalização é que faz com que a gente consiga produtos de qualidade para a mesa do consumidor”.

O X Seminário de Integração Acadêmico-Profissional segue até o dia 07 de junho, no Instituto de Medicina Veterinária da UFPA em Castanhal e tem como público-alvo os acadêmicos do 5º período da Faculdade de Medicina Veterinária/UFPA, além de alunos dos dois programas de pós-graduação do Instituto. Para conferir a programação completa, aqui.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

Hospital Veterinário vai realizar processo eleitoral para cargos de direção

Neste semestre será realizada a eleição para os gestores do Hospital Veterinário (HV), que ocuparão o cargo de Diretor Geral e Diretor Adjunto, durante o biênio 2019/2021.

Chapas – Neste primeiro momento do processo eleitoral, estão abertas as inscrições de chapas, que devem ser realizadas até o dia 03 de junho, na sala dos técnicos do Setor de Grandes Animais do HV.

Podem se candidatar aos cargos de Diretor(a) Geral e Diretor(a) Adjunto, os médicos veterinários lotados no Campus de Castanhal e atuantes no Hospital. A chapa deverá ser composta sempre por um servidor do quadro de técnicos e um do quadro docente, independente da ordem.

Eleitores – De acordo com o Regimento Eleitoral, a eleição será realizada em reunião extraordinária do Conselho Diretor do HV, convocada com pelo menos 72 horas de antecedência. Poderão votar os membros do Conselho Diretor; servidores do quadro permanente e professores substitutos da UFPA, atuantes no HV; médicos veterinários residentes, devidamente matriculados, que tenham atividades no HV.

Observação: houve uma retificação na lista de eleitores aptos a votar. Para conferir a lista atualizada, clique aqui.

Serviço:
Inscrição de Chapas para a eleição da Direção do Hospital Veterinário
Período: até 03/06/2019
Local: sala dos técnicos do Setor de Grandes Animais do HV
Mais informações: leia a Minuta do Regimento Eleitoral

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

 

 

Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal na Amazônia abre inscrições para mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal na Amazônia (ReproAmazon), criado a partir de uma associação entre a UFPA e a UFRA, está com inscrições abertas para as turmas 2019 de mestrado e doutorado acadêmicos. Os candidatos interessados podem se inscrever até 19 de junho, apenas por meio eletrônico, nos seguintes links:

– Link formulário inscrição MESTRADO: https://forms.gle/EmDavWFDmWhFjdpE8

– Link formulário inscrição DOUTORADO: https://forms.gle/V1HVcVxuX7RgS8Ee6

Vagas e público-alvo – No total, são 14 vagas para a turma de mestrado e 8 vagas para o doutorado, na Área de Concentração Reprodução de Animais Domésticos e Silvestres. Poderão participar da seleção para o mestrado, os graduados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e áreas afins. Para a seleção do doutorado, o candidato deve possuir mestrado em qualquer uma dessas áreas ou em áreas afins.

Taxa de inscrição e isenção – A taxa de inscrição para cada processo seletivo é de R$100,00, mas pode solicitar isenção, até o dia 27 de maio, o candidato que, cumulativamente: comprove inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

O candidato que desejar solicitar a isenção da taxa de inscrição deve acessar o link: https://forms.gle/UwiKcKNNrXw4CRsb6. Já os candidatos que não se enquadram nos critérios para obter a isenção ou que não tiveram a solicitação deferida devem acessar o Tutorial de emissão e pagamento da GRU e seguir os passos recomendados no documento.

Seleção – As duas seleções do ReproAmazon contemplam prova teórica escrita (Eliminatória e Classificatória) e análise do Curriculum Vitae documentado (Classificatória). À seleção de doutorado acrescenta-se, ainda, a terceira etapa, que trata da análise e defesa do projeto de pesquisa (Classificatória).

Para mais informações sobre as seleções de mestrado e doutorado do ReproAmazon, consulte os editais:

Edital Mestrado ReproAmazon

Edital Doutorado ReproAmazon

Para mais informações sobre o ReproAmazon, leia:

UFPA e UFRA criam programa de pós-graduação inédito na Região Norte

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação

Ciclo de Palestras vai abordar temáticas ligadas à produção animal

No dia 24 de maio, no Parque de Exposições de Castanhal, acontecerá o II Ciclo de Palestras em Produção Animal, organizado pelo Instituto e pela Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA.

A discente de Veterinária Evelyn Conceição, que faz parte da organização do evento, justifica a importância do II Ciclo e das palestras que serão ofertadas.

“O Pará tem o quinto maior rebanho de bovinos do país, além de significativa participação no PIB do estado. Entre 2007 e 2016, o que corresponde a um período de 10 anos, teve um crescimento acima da média na bovinocultura, principalmente pela incorporação de tecnologias na produção, superando até mesmo estados como Mato Grosso e Goiás. No entanto, ainda existem muitas limitações associadas ao adequado manejo de bovinos de corte, e, portanto, o II Ciclo de Palestras em Produção Animal vem abordar essa problemática e buscar estratégias para tornar a produção mais eficiente”, conclui.

O evento é aberto a estudantes da área de Ciências Agrárias e a profissionais do ramo. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia do evento, antes do início da programação. Para mais informações, acesse: www.instagram.com/palestrasproducaoanimal.

Para conferir a programação, clique aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação