Home » Veterinária

Category Archives: Veterinária

Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia amplia número de vagas para mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM) torna público o edital que irá reger a seleção de candidatos ao mestrado 2019, agora, com 19 (dezenove) vagas disponíveis, distribuídas entre os orientadores do curso.

As inscrições devem ser realizadas até 06 de janeiro de 2019, exclusivamente pela internet, no site http://www.ppgsaam.propesp.ufpa.br/. Os documentos anexados à inscrição devem estar em formato PDF.

Estão aptos a participar da seleção para o curso de Mestrado em Saúde Animal na Amazônia os graduados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências e Tecnologia de Alimentos.

A homologação das inscrições está prevista para o dia 09 de janeiro de 2019 e a prova escrita está marcada para o dia 21 de janeiro, sendo realizada no Campus I da UFPA em Castanhal.

Os resultados preliminares da prova serão divulgados no dia 29 de janeiro, por meio da secretaria do PPGSAAM, quadros de avisos do Instituto de Medicina Veterinária e no site.

Os selecionados deverão realizar a matrícula para o curso de mestrado entre os dias 04 e 07 de março de 2019.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o edital

Texto: Paula Lopes e Thiago Bertolino – Ascom UFPA/Castanhal

Novos gestores do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA tomam posse em Castanhal

Em cerimônia realizada nesta sexta, 26, tomou posse a nova direção do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA do Campus de Castanhal, composta pelo diretor geral, professor Leônidas Olegário de Carvalho e pelo diretor-adjunto, professor Francisco Plácido Magalhães Oliveira. Na ocasião, também foram empossados os diretores da Faculdade de Medicina Veterinária e os coordenadores dos dois programas de pós-graduação do Instituto.

O evento contou com a presença do reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho; do vice-coordenador do Campus da UFPA/Castanhal, professor Bruno Lyra; do secretário de Educação de Castanhal, professor Adriano Sales Silva; do diretor geral do Campus de Castanhal do Instituto Federal do Pará, professor Roberto Dias Lima; da presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Maria Antonieta Martorano, além de dos gestores empossados e seus familiares, professores e técnicos da UFPA.

A cerimônia teve início com a entrega das portarias aos novos gestores, realizada pelo reitor da UFPA. Em seu pronunciamento, Emmanuel Tourinho destacou a importância do Instituto para a Universidade e para a população.

“O Instituto resulta de um trabalho sintonizado com a necessidade da sociedade local e da economia local. Portanto, é uma atuação da Universidade que nos ajuda a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Estado. A sua trajetória é exitosa, pois conta com dois programas de pós-graduação e um curso de graduação com amplo reconhecimento. É um caso de sucesso exemplar para a UFPA.”

Ex-direção – Representando o ex-diretor geral do Instituto, o professor Pedro Soares Bezerra resumiu as vivências enquanto diretor-adjunto que, agora, deixa o cargo.

“Essa cerimônia representa um momento de consolidação do Instituto de Medicina Veterinária. Quando eu assumi com o professor Gustavo Góes, o Instituto estava em uma fase de transição, com a elaboração do regimento e a instalação da congregação. Posso dizer que foi um tempo de grande aprendizagem, em que pudemos pensar o futuro e vivenciar grandes experiências. Espero continuar colaborando enquanto professor.”

Nova direção – Doutor em Genética e Biologia Molecular, o diretor geral do Instituto de Medicina Veterinária, Leônidas Olegário de Carvalho, agradeceu a oportunidade e falou sobre suas intenções enquanto gestor.

“É uma satisfação assumir a direção do Instituto e uma grande responsabilidade, pois somos o único curso de Medicina Veterinária em toda a UFPA. E as expectativas são de trazer melhorias, tanto para a graduação quanto para os dois cursos de pós-graduação que temos, bem como para o Hospital com seus três setores (pequenos animais, grandes animais e animais silvestres) e para a Central de Biotecnologia (Cebran), que atua com a reprodução animal. Assim, a intenção é motivar nossos professores para trazerem uma melhor formação para o nosso aluno e crescer em termos de pesquisa e extensão dentro do que pudermos fazer.”

Francisco Plácido, diretor-adjunto, é doutor em Ciências Biológicas (Botânica). O professor pontuou a necessidade de integração para que o trabalho seja bem sucedido.

“O meu cargo é também de coordenador acadêmico do Instituto e eu vejo que os desafios são grandes, pois temos várias subdivisões e cada uma com suas especificidades. Mas a ideia é trabalhar da forma mais integrada possível, para que possamos atingir o objetivo, que é fazer com que o Instituto tenha excelência, mesmo com a falta de recursos e com o cenário político conturbado que temos vivenciado”.

Faculdade de Medicina Veterinária – criada em 2000 e com a primeira turma iniciando suas aulas em 2001, a Faculdade Veterinária também está sob nova direção, tendo os professores Felipe Masiero Salvarani e Pedro Paulo Maia Teixeira como diretor e vice-diretor, respectivamente.

“O curso de Veterinária começou muito pequeno e hoje já somos referência no Estado e até no Brasil e queremos trabalhar para continuar com esse crescimento. As metas são atualizar nosso projeto pedagógico, ouvir todos os envolvidos no funcionamento da faculdade, integrar o corpo docente cada vez mais e integrar, também, o ensino, a pesquisa e a extensão”, frisou o professor Pedro Paulo Teixeira.

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal – O PPGCAN conta, agora, com o coordenador, professor André Guimarães Maciel e Silva e com a vice-coordenadora, professora Grazielle Fernanda Evangelista Gomes, que é docente no Campus de Bragança e falou sobre as mudanças que estão sendo implementadas recentemente.

“O PPGCAN está em uma nova fase. Estamos buscando fortalecer as linhas de pesquisa e interiorizar o programa um pouco mais, por isso a estratégia de trazer uma vice-coordenadora de outro campus. Apesar de todo o momento delicado que o país vem enfrentando, pretendemos manter o nosso conceito 4 na Capes e quem sabe até chegar à nota 5, futuramente”.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia – As professoras Alessandra Scofield Amaral, coordenadora e Gabriela Riet Corrêa Rivero, vice-coordenadora são as novas gestoras do PPGSAAM da UFPA.

“O programa está completando 10 anos desde a sua aprovação. Começamos com 8 professores, hoje temos 17. Tínhamos 7 alunos e hoje temos 20 doutorandos e 60 mestrandos. Os desafios são grandes, pela própria situação política do país, mas não podemos perder o otimismo para continuar trabalhando em prol da pós-graduação no país”, ressaltou a professora Alessandra Scofield Amaral.

A cerimônia de posse encerrou com um coquetel, onde os presentes puderam parabenizar os novos gestores e se confraternizar.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Tiago Ferreira

 

 

Hospital Veterinário lança projeto de extensão Outubro Rosa Pet

Que outubro é um mês onde se realizam várias campanhas de prevenção ao câncer de mama em mulheres, muita gente já sabe. Mas o que é novidade para muitos é que, neste mês, professores, veterinários e estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFPA em Castanhal se reúnem para dar orientações sobre esse tipo de câncer em animais de companhia.

Assim como nos humanos, a causa do câncer em pets não tem uma única origem. O que se sabe é que alguns fatores podem aumentar as chances das pacientes desenvolverem câncer nas mamas, como predisposição genética, obesidade e, principalmente, o uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas.

Para ajudar os donos de pets em Castanhal e em municípios vizinhos a identificarem possíveis tumores em seus animais de estimação, a Faculdade de Medicina Veterinária, juntamente com o Hospital Veterinário da UFPA, lançaram o projeto de Extensão Outubro Rosa Pet, que acontece aos sábados, durante todo o mês de outubro, na Praça da Matriz de São José (Castanhal), das 8 às 13h.

A equipe que está trazendo as orientações é formada pela professora Fabrícia Filgueira, os médicos veterinários Daiane Frantz e Katiane Schwanke e os professores Patrícia Maia, Pedro Paulo e Danilo Rodrigues, além de alunos que cursam Medicina Veterinária na UFPA.

Os interessados em participar, bastam comparecer à praça, acompanhados ou não do seu animal de estimação, para receber as devidas orientações.

A professora doutora Fabrícia Filgueira fala sobre a importância de se diagnosticar precocemente o câncer de mama em pets, para que o tratamento seja bem sucedido.

“Nas cadelas e gatas, a retirada cirúrgica dos tumores e das neoplasias mamárias já resolve o problema, mas para isso, o nódulo precisa ser detectado no início, pois quanto mais o câncer se desenvolve, mais difícil é a cura: dependendo do caso, o animal pode precisar de quimioterapia e pode desenvolver a metástase, que é o avanço da doença para o pulmão e para outros órgãos”, esclarece a professora, que também explica sobre a necessidade da castração dos animais de companhia.

“Estudos apontam que quando se castra uma cadela ou uma gata antes do primeiro cio, a chance de tumor mamário fica em apenas 0,25%”, conclui.

Essas e outras informações podem ser obtidas na Praça da Matriz em qualquer um dos sábados de outubro. No dia 06/10, muitos donos de animais aprenderam sobre como fazer a detecção de tumores em seus pets.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Divulgação Equipe do Projeto Outubro Rosa Pet

 

 

Hospital Veterinário seleciona bolsista

Alunos matriculados e frequentando qualquer curso de graduação no Campus Castanhal da UFPA, interessados em atuar como bolsistas na recepção do Hospital Veterinário, podem se inscrever na seleção que vai ofertar duas bolsas, sendo uma para cadastro de reserva.

As inscrições serão efetivadas na secretaria do Hospital Veterinário – Campus II, no período de 08 a 11 de outubro, no horário de 08h as 15h30.

A bolsa terá o valor de R$ 364,00 + R$ 132,00 (auxílio transporte) e o aluno interessado em concorrer deve estar cursando entre o 2º e 6º semestre do período regular da graduação.

Outros requisitos são: ter conhecimento em informática básica, não ter vínculo empregatício nem ser bolsista em projetos de pesquisa ou extensão, auxílio permanência ou qualquer tipo de estágio remunerado.

Os documentos necessários para a inscrição são: histórico atualizado, atestado de vínculo atualizado e currículo. A seleção compreenderá a análise da documentação exigida no edital e entrevista com os candidatos.

Para mais informações, consulte o edital.

Texto: Thiago Bertolino e Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Faculdade de Medicina Veterinária vai realizar eleição para cargos de direção

A comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV) do Campus da UFPA de Castanhal irá eleger, no dia 28 de junho, os gestores, que ocuparão o cargo de Diretor e Vice-diretor durante o biênio 2018/2020.

Eleitores – De acordo com o Regimento Eleitoral, a eleição será realizada por meio do SIGEleição e poderão votar os professores responsáveis por disciplinas da Faculdade e os técnico-administrativos vinculados à FAMEV da UFPA, inclusive os legalmente afastados por motivo de licença para tratamento de saúde, licença maternidade e para qualificação profissional. Também votam os discentes da Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA, matriculados em, pelo menos, um dos quatros últimos períodos letivos. Além desses, serão eleitores os servidores transferidos para a FAMEV até a data final de inscrição das chapas.

Chapa inscrita – Até o prazo final para inscrições, apenas a chapa INTEGRAR E DIALOGAR PARA PROSSEGUIR, composta pelos docentes Felipe Masiero Salvarani e Pedro Paulo Maia Teixeira, se inscreveu para concorrer ao pleito. De acordo com o cronograma retificado do processo eleitoral, no dia 19 de junho, das 14 às 16, será realizada a apresentação das propostas da chapa para a comunidade da FAMEV.

Serviço:

Eleição para Direção da FAMEV
Data: 28 de junho de 2018, das 9 às 18h
Local de votação: SIGEleição
Para consultar o Regimento Eleitoral, clique aqui.
Para consultar o cronograma retificado do processo eleitoral, clique aqui.
Para consultar o plano de trabalho da chapa inscrita, clique aqui.

Texto: Elluane Oliveira e Paula Lopes – Ascom UFPA Castanhal

Hospital Veterinário abre seleção para bolsistas da Faculdade de Computação

Alunos matriculados entre o segundo e o sexto semestre da Faculdade de Computação do Campus de Castanhal, interessados em atuar no Almoxarifado do Hospital Veterinário (Campus II), podem participar do processo seletivo que oferta 02 vagas, sendo uma para o turno da manhã e uma para a tarde e mais duas vagas para cadastro de reserva.

O valor de cada bolsa é de R$ 620,00 e as inscrições iniciam nesta segunda, 21 de maio. Os candidatos devem apresentar histórico atualizado, atestado de vínculo atualizado, curriculum vitae e ficha de inscrição preenchida (clique aqui para acessar) até o dia 24 de maio na secretaria do Hospital Veterinário-Campus II , no horário das 9 às 16h.

Para ser bolsista do Almoxarifado é necessário ter conhecimento em informática básica e disponibilidade de horário para cumprir a carga horária de 20h semanais pela manhã ou pela tarde. Além disso, o interessado não pode ter vínculo empregatício ou ser bolsista em projetos de pesquisa, extensão ou bolsa permanência.

A seleção compreenderá análise da documentação exigida e entrevista. Para mais informações, consulte o edital.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

Alunos de Medicina Veterinária do Campus de Castanhal aprovam criação de um Centro Acadêmico

Esta quarta, 16 de maio, representou um dia histórico para a Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA em Castanhal. Alunos do curso de bacharelado reuniram-se com o intuito de discutir a criação de um Centro Acadêmico (CA).

O Centro Acadêmico é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. Entre suas tarefas estão: realizar discussões e encontrar soluções para os problemas enfrentados na relação aluno-professor, para questões ligadas aos conteúdos e ao currículo e para demandas na área administrativa. Também cabe ao CA, articular a produção de eventos e de manifestações políticas e culturais, sempre procurando dialogar com a faculdade para contribuir com a qualidade do curso e com a formação dos discentes.

O CA de Medicina Veterinária vem cumprir exatamente esses papéis, como relata Heytor Gurgel, discente que participa da comissão de criação do CA.

“Essa intermediação que o CA irá promover entre a comunidade acadêmica e a universidade trará benefícios para todos, em forma de garantia e conquistas de novos direitos, além de atuar na tentativa da resolução de problemas pontuais e estudar as demandas estudantis”.

Oficialização do CA – A reunião ocorrida na quarta, 16, foi importante para que a comunidade da Faculdade de Medicina Veterinária pudesse se posicionar favoravelmente à criação de uma entidade de representação estudantil. Os alunos regulamente matriculados no curso, puderam votar e aprovar o estatuto, no qual estão expostas as regras, os deveres e os direitos que irão reger o CA.

A comissão responsável pelo movimento que impulsionou a criação do CA de Medicina Veterinária é formada pelos alunos Heytor Gurgel e João Pedro Barroso, da turma de Medicina Veterinária 2017 e Susan Pinto e Ruth Guimarães, da turma de 2015. De acordo com eles, o próximo passo será o processo eleitoral, que deve iniciar agora em junho. Alunos devem concorrer para a diretoria do CA e os vencedores do pleito serão os representantes legítimos da categoria.

Texto: Paula Lopes e Tiago Ferreira – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Acervo de Alunos de Medicina Veterinária

Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia divulga edital de seleção para Mestrado

De 30 de abril a 28 de maio de 2018 estarão abertas as inscrições para a seleção da turma 2018/2 do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia do Campus da UFPA em Castanhal. No total, são 3 (três) vagas, distribuídas entre os orientadores do curso.

Os candidatos serão classificados de acordo com a disponibilidade de vagas de cada Professor/Orientador conforme especificado no edital.

Os interessados devem realizar a inscrição, exclusivamente pela internet, no endereço http://www.ppgsaam.propesp.ufpa.br (o link será disponibilizado no dia 28/05), anexando os seguintes documentos em formato PDF: Diploma de Graduação ou documento que comprove que o candidato está em condições de concluir a graduação antes do período de matrícula na pós-graduação; carteira de Identidade e CPF; Carta de aceite do provável orientador (disponível no anexo II do Edital).

O processo de seleção compreenderá prova escrita, a ser realizada no dia 04 de junho de 2018 e análise do currículo. Os candidatos selecionados para o curso deverão realizar a matrícula no período de 30 de julho a 03 de agosto de 2018.

Para consultar as áreas temáticas e os orientadores disponíveis, conferir quais os conteúdos da prova escrita e para outras informações sobre o processo seletivo, consulte o Edital.

Texto: Elluane Oliveira e Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Faculdade de Medicina Veterinária vai promover cerimônia do jaleco para calouros

Uma oportunidade para que os calouros do curso de Medicina Veterinária do Campus da UFPA em Castanhal interajam com alunos veteranos e um momento que simboliza a oficialização de um compromisso maior com a universidade. Assim será a cerimônia do jaleco, programada para acontecer na terça, 20 de março, no Auditório Nazaré Sá (Campus I).

Heytor Gurgel, discente do 3º semestre de Veterinária, faz parte da comissão que organiza o evento e explica como tudo vai ocorrer, na prática.

“Os calouros devem comparecer trazendo o seu jaleco e acompanhados de um familiar. Na ocasião, o parente irá vestir o aluno, o qual também irá proferir um juramento para demarcar o seu compromisso com a vida acadêmica”.

Em relação ao curso de Medicina Veterinária de Castanhal, esta é a primeira vez que a cerimônia do jaleco é realizada, mas ela já é tradicional para calouros de Medicina e de outros cursos da área da saúde na UFPA (Belém) e em outras instituições como UFRA, Unama e UEPA. O objetivo é despertar, no aluno, o profissionalismo e a ética.

Em Castanhal, além dos calouros e familiares e alunos veteranos de Medicina Veterinária, irão participar do momento, os dirigentes da Faculdade. Eles darão, mais uma vez, as boas-vindas aos novos alunos do Campus, fechando a programação de acolhimento, que começou no dia 13 de março.

Serviço:

Cerimônia do Jaleco
Data: 20/03/2018
Local: Auditório Nazaré Sá (Campus I – Jaderlândia)
Horário: 9h
Público-alvo: calouros 2018 (Veterinária) e seus familiares e demais alunos do curso de Veterinária
Comissão Organizadora: Heytor Gurgel, João Pedro Barroso, Lana Oliveira e Fernanda Costa (turma de Veterinária 2017)
Programação: clique aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal