Home » Veterinária » X Seminário de Integração Acadêmico-Profissional aborda temáticas voltadas para a atuação do Médico Veterinário

O X Seminário de Integração Acadêmico-Profissional, evento organizado pela Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA/Castanhal em parceira com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), teve sua abertura nesta quarta (05) e contou com palestras que abordaram temáticas direcionadas aos estudantes de Veterinária, como as funções do conselho profissional, a ação do Médico Veterinário na vigilância sanitária, o bem-estar em esportes equestres e a posse responsável.

A programação faz parte das atividades acadêmicas da disciplina Ciências Sociais I e a importância do evento reside na vinculação da Instituição de Ensino Superior e do órgão fiscalizador profissional, destacou o professor Leônidas Olegário, diretor geral do Instituto de Medicina Veterinária, que também falou sobre o diferencial da décima edição do Seminário.

“Uma das novidades deste ano é que nós conseguimos trazer duas palestras com temas que ainda não tínhamos abordado nas outras edições: qualidade técnica e Medicina Veterinária Legal. Outra novidade é a mesa-redonda que vai tratar sobre o comportamento do estudante e como esse comportamento irá se refletir na sua vida profissional”.

E foram justamente questões que impactam diretamente a vida profissional dos futuros Médicos Veterinários que a UFPA vem formando, que Antonieta Martorano, presidente do CRMV no Pará, abordou durante a primeira palestra da manhã desta quarta.

“Os conselhos regionais de Medicina Veterinária em todos os estados atuam de forma a buscar a melhoria da atuação e a valorização das duas profissões que estão dentro das suas atribuições: Zootecnia e Medicina Veterinária. Os estudantes devem saber, desde já, o que precisarão fazer ao se formar: além da obrigatoriedade de se registrarem, devem entender as responsabilidades tanto para com o Conselho quanto para com a sociedade”, finalizou a presidente do CRMV.

Teresinha Rossetti, que também faz parte do Conselho Regional de Medicina Veterinária, ministrou uma palestra que falou sobre a atuação profissional na área da Vigilância Sanitária.

“A importância do Médico Veterinário que atua com Vigilância Sanitária está em garantir a saúde da população, a partir da fiscalização dos produtos de origem animal. Essa fiscalização é que faz com que a gente consiga produtos de qualidade para a mesa do consumidor”.

O X Seminário de Integração Acadêmico-Profissional segue até o dia 07 de junho, no Instituto de Medicina Veterinária da UFPA em Castanhal e tem como público-alvo os acadêmicos do 5º período da Faculdade de Medicina Veterinária/UFPA, além de alunos dos dois programas de pós-graduação do Instituto. Para conferir a programação completa, aqui.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal