Home » Sem categoria » LABINFRA 2018 contempla seis projetos do Campus Castanhal

LABINFRA 2018 contempla seis projetos do Campus Castanhal

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG) tornou público, neste mês de junho, o resultado final dos projetos submetidos ao Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino (Pgrad-Labinfra), que promove a modernização ou reestruturação laboratorial ou dos espaços de atividades práticas, especificamente utilizadas no ensino de graduação. O edital prevê a disponibilização de recursos para bolsas de monitoria, aquisição, instalação e manutenção de equipamentos, reformas em geral e insumos.

Os projetos aprovados serão subsidiados por recurso alocados do orçamento da PROEG 2018, e devem apresentar potencial impacto na qualidade do ensino de graduação através do investimento, objetivando a melhoria da graduação no que tange à recuperação, ampliação, manutenção ou atualização da infraestrutura física dos laboratórios/espaços de aulas práticas.

O Campus de Castanhal conseguiu aprovar seis projetos na versão 2018 do LABINFRA. Um deles foi o projeto Estruturação do Laboratório Redes de Comunicação de Dados: Planejamento, Intervenção, Vivência e Reflexão, coordenado pelo professor Bruno Souza Lyra Castro, da Faculdade de Computação.

“O principal objetivo desse projeto é estruturar um laboratório para atuar na temática de comunicação de dados, o que gera impacto direto na qualidade dos cursos de graduação que são ofertados pelas faculdades. Dessa forma, espera-se obter melhor qualificação dos profissionais a serem formados na instituição”, destaca o docente.

Outro projeto que receberá recursos do LABINFRA é focado no esporte. Intitulado “O Ensino do Esporte na Educação Física Escolar: Planejamento, Intervenção, Vivência e Reflexão” e coordenado pelo professor Daniel Alvarez Pires, o projeto é executado no Complexo Esportivo do Campus de Castanhal e tem como objetivo principal fomentar a formação de professores para o esporte escolar. O coordenador explica de que forma será aplicado o recurso conquistado.

“Iremos adquirir centrais de ar e um computador. Além disso, será possível investir na pintura do piso do ginásio do Campus, fazer uma reforma nos vestiários e comprar materiais esportivos necessários à execução do projeto”.

A diretora da Faculdade de Matemática, professora Kátia Liége, também aprovou o projeto “LABINFM: Ambiente Tecnológico Formativo articulando Ensino, Pesquisa e Extensão”, que reforça o tripé da Universidade.

“Nesses termos, o LABINFM se constitui um espaço formativo que busca propiciar a compreensão das potencialidades e de utilização de recursos digitais em práticas científica, tecnológica, matemática e técnica para Educação Básica, nível de ensino em que os egressos do curso atuarão, bem como, em outros Cursos que temos no Campus Castanhal”, pontua a docente.

Os outros três projetos que receberão recursos previstos no Edital LABINFRA são, respectivamente, das faculdades de Educação Física, Computação e Matemática: “Laboratório de Prática de Ensino das disciplinas de Bioquímica, Nutrição e Fisiologia”, coordenado pelo professor Elton Vinicius Oliveira De Sousa; “Estruturação do Laboratório de Eletrônica Digital e Microcontroladores”, sob a coordenação do professor João Cláudio Chamma Carvalho e “Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM) como um Espaço de Aprendizagem”, coordenado pela professora Roberta Modesto Braga.

Para conhecer o Edital LABINFRA 2018, clique aqui. Para ver a lista de todos os projetos aprovados neste ano, clique aqui.

Texto: Paula Lopes e Tiago Ferreira – Ascom UFPA/Castanhal