Home » Sem categoria » Inscrições abertas para o Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia

Inscrições abertas para o Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia

Nesta terça-feira, 25 de setembro, a Coordenação do Programa. Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) divulgou o edital para a seleção do curso de mestrado 2019.

As inscrições vão de 1º a 31 de outubro de 2018 e deverão ser realizadas, exclusivamente pela internet, no endereço http://www.ppgeaa.propesp.ufpa.br. Será cobrado o valor de R$ 70,00, mas os candidatos que comprovarem inscrição em programas sociais do Governo Federal poderão solicitar isenção da taxa.

Para esta seleção serão ofertadas 29 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisas, sendo 07 (sete) para a linha de pesquisa Ambientes, Saúde e Práticas Culturais e 22 (vinte e duas) para a linha de pesquisa Linguagens, Tecnologias e Saberes Culturais. Em atendimento aos preceitos inclusivos da UFPA serão destinadas 05 (cinco) para indígenas e quilombolas, conforme descrito no edital de seleção. Também haverá 02 (duas) vagas para o PADT – Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos da UFPA.

Público-alvo – O Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia é voltado a todos os portadores de diploma de nível superior (reconhecido pelo MEC), independentemente da área de formação. No caso de cursos de graduação realizados fora do país, o diploma deverá estar reconhecido por instituição governamental no país de realização do curso, bem como ter validade no território nacional brasileiro.

ESTUDOS ANTRÓPICOS NA AMAZÔNIA – Os estudos antrópicos têm por objetivo investigar e estudar realidades e modelos culturais e científicos em contato, propondo projetos e/ou ações relativos à compreensão da antropização em seus desdobramentos na sociobiodiversidade e na interação de saberes. “Como decorrência, os objetos privilegiados de estudo são realidades locais da Amazônia, em que a ação humana provoque ou sofra consequências de ordem construtiva ou destrutiva, estudos estes realizados em metodologias e epistemologias que privilegiem o intercultural e o interdisciplinar”, assegura o coordenador do Programa, Prof. José Guilherme Fernandes. Cada vez crescente enquanto resposta mais adequada aos problemas complexos da humanidade, o caráter de diálogo de saberes, sejam acadêmicos e/ou não-acadêmicos, é a base interdisciplinar do PPGEAA, sendo também sua área de avaliação na CAPES. Para mais informações sobre a seleção, acesse o site:

Consulte, também, o Edital.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal