Home » PPGEAA » Inscrições para o Mestrado em Estudos Antrópicos encerram dia 31 de outubro

Inscrições para o Mestrado em Estudos Antrópicos encerram dia 31 de outubro

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), do Campus Universitário de Castanhal, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019, do Curso de Mestrado, até o dia 31 de outubro de 2018.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá acessar a página do Programa: www.ppgeaa.propesp.ufpa.br. No site, estão disponíveis: o edital com todas as orientações acerca da inscrição; o Formulário de Inscrição, que consta de dados pessoais do(a) interessado(a); o questionário do Processo Seletivo e, ao final; os links para o anexo de documentação necessária à inscrição. Ao acessar a página do PPGEAA, o candidato terá a notícia sobre o Processo, onde deverá clicar no seguinte link: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=pprocesso&nivel=S.

Após, será direcionado para a página dos processos seletivos-stricto sensu, do sistema SIGAA, da UFPA. Só então deverá procurar o link do Processo Seletivo do PPGEAA, e após clicar neste, acessará a página específica do processo. Finalmente, terá acesso ao edital e ao Formulário de Inscrição (em “Clique AQUI para inscrever-se”).

MESTRADO EM ESTUDOS ANTRÓPICOS NA AMAZÔNIA – o curso de mestrado do PPGEAA foi aprovado em 2016, na área de avaliação Interdisciplinar da CAPES, iniciando suas atividades em 2017. Atualmente conta com duas turmas regulares, com total de 35 alunos, parte finalizando suas dissertações. O objetivo do Programa é fomentar a formação continuada stricto sensu e a prática em pesquisa a partir da experiência com diferentes sociobiodiversidades e interação de conhecimentos (interdisciplinaridade), mediante a análise, interpretação e proposição de diversos saberes interculturais, com seus discursos e práticas geradas por ações antrópicas na região amazônica. É o primeiro mestrado interdisciplinar do Campus de Castanhal e da região do nordeste do Pará, atendendo não somente a esta região como à região metropolitana de Belém. Em seu quadro atuam doutores e pós-doutores com formação em Letras, Computação, Engenharia Elétrica, História, Antropologia, Filosofia, Educação Física, Medicina Veterinária e Biologia, em diálogo de saberes e conhecimentos.

CONVÊNIOS E PARCERIAS – Para o ano de 2019, o PPGEAA disponibilizará de parcerias nacionais e internacionais. Primeiramente através do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), da UFPA, com o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa Pesquisa “Indicadores de Antropização e Governança Local em Amazônia e Cabo Verde”, com a participação do Prof. Dr. Odair de Barros Varela, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). Também contaremos com apoio técnico e financeiro mediante o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia, que tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas, os quais aprimorem a formação pós-graduada visando à melhoria da qualidade dos PPG’s vinculados às Instituições dos estados da Região Norte. Em nosso caso, após aprovação de proposta pelo Edital 21/2018, firmamos parcerias com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Finalmente, através do PPGEAA, como Programa propositor, a UFPA firmará, ainda este ano, Convênio de Cooperação Técnica e Científica com a Universidade da Guiana Francesa, o que nos possibilitará construir projetos e promover intercâmbios com este território ultramarino francês.

Texto: Divulgação PPGEAA