Home » Veterinária » Novos gestores do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA tomam posse em Castanhal

Novos gestores do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA tomam posse em Castanhal

Em cerimônia realizada nesta sexta, 26, tomou posse a nova direção do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA do Campus de Castanhal, composta pelo diretor geral, professor Leônidas Olegário de Carvalho e pelo diretor-adjunto, professor Francisco Plácido Magalhães Oliveira. Na ocasião, também foram empossados os diretores da Faculdade de Medicina Veterinária e os coordenadores dos dois programas de pós-graduação do Instituto.

O evento contou com a presença do reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho; do vice-coordenador do Campus da UFPA/Castanhal, professor Bruno Lyra; do secretário de Educação de Castanhal, professor Adriano Sales Silva; do diretor geral do Campus de Castanhal do Instituto Federal do Pará, professor Roberto Dias Lima; da presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Maria Antonieta Martorano, além de dos gestores empossados e seus familiares, professores e técnicos da UFPA.

A cerimônia teve início com a entrega das portarias aos novos gestores, realizada pelo reitor da UFPA. Em seu pronunciamento, Emmanuel Tourinho destacou a importância do Instituto para a Universidade e para a população.

“O Instituto resulta de um trabalho sintonizado com a necessidade da sociedade local e da economia local. Portanto, é uma atuação da Universidade que nos ajuda a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Estado. A sua trajetória é exitosa, pois conta com dois programas de pós-graduação e um curso de graduação com amplo reconhecimento. É um caso de sucesso exemplar para a UFPA.”

Ex-direção – Representando o ex-diretor geral do Instituto, o professor Pedro Soares Bezerra resumiu as vivências enquanto diretor-adjunto que, agora, deixa o cargo.

“Essa cerimônia representa um momento de consolidação do Instituto de Medicina Veterinária. Quando eu assumi com o professor Gustavo Góes, o Instituto estava em uma fase de transição, com a elaboração do regimento e a instalação da congregação. Posso dizer que foi um tempo de grande aprendizagem, em que pudemos pensar o futuro e vivenciar grandes experiências. Espero continuar colaborando enquanto professor.”

Nova direção – Doutor em Genética e Biologia Molecular, o diretor geral do Instituto de Medicina Veterinária, Leônidas Olegário de Carvalho, agradeceu a oportunidade e falou sobre suas intenções enquanto gestor.

“É uma satisfação assumir a direção do Instituto e uma grande responsabilidade, pois somos o único curso de Medicina Veterinária em toda a UFPA. E as expectativas são de trazer melhorias, tanto para a graduação quanto para os dois cursos de pós-graduação que temos, bem como para o Hospital com seus três setores (pequenos animais, grandes animais e animais silvestres) e para a Central de Biotecnologia (Cebran), que atua com a reprodução animal. Assim, a intenção é motivar nossos professores para trazerem uma melhor formação para o nosso aluno e crescer em termos de pesquisa e extensão dentro do que pudermos fazer.”

Francisco Plácido, diretor-adjunto, é doutor em Ciências Biológicas (Botânica). O professor pontuou a necessidade de integração para que o trabalho seja bem sucedido.

“O meu cargo é também de coordenador acadêmico do Instituto e eu vejo que os desafios são grandes, pois temos várias subdivisões e cada uma com suas especificidades. Mas a ideia é trabalhar da forma mais integrada possível, para que possamos atingir o objetivo, que é fazer com que o Instituto tenha excelência, mesmo com a falta de recursos e com o cenário político conturbado que temos vivenciado”.

Faculdade de Medicina Veterinária – criada em 2000 e com a primeira turma iniciando suas aulas em 2001, a Faculdade Veterinária também está sob nova direção, tendo os professores Felipe Masiero Salvarani e Pedro Paulo Maia Teixeira como diretor e vice-diretor, respectivamente.

“O curso de Veterinária começou muito pequeno e hoje já somos referência no Estado e até no Brasil e queremos trabalhar para continuar com esse crescimento. As metas são atualizar nosso projeto pedagógico, ouvir todos os envolvidos no funcionamento da faculdade, integrar o corpo docente cada vez mais e integrar, também, o ensino, a pesquisa e a extensão”, frisou o professor Pedro Paulo Teixeira.

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal – O PPGCAN conta, agora, com o coordenador, professor André Guimarães Maciel e Silva e com a vice-coordenadora, professora Grazielle Fernanda Evangelista Gomes, que é docente no Campus de Bragança e falou sobre as mudanças que estão sendo implementadas recentemente.

“O PPGCAN está em uma nova fase. Estamos buscando fortalecer as linhas de pesquisa e interiorizar o programa um pouco mais, por isso a estratégia de trazer uma vice-coordenadora de outro campus. Apesar de todo o momento delicado que o país vem enfrentando, pretendemos manter o nosso conceito 4 na Capes e quem sabe até chegar à nota 5, futuramente”.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia – As professoras Alessandra Scofield Amaral, coordenadora e Gabriela Riet Corrêa Rivero, vice-coordenadora são as novas gestoras do PPGSAAM da UFPA.

“O programa está completando 10 anos desde a sua aprovação. Começamos com 8 professores, hoje temos 17. Tínhamos 7 alunos e hoje temos 20 doutorandos e 60 mestrandos. Os desafios são grandes, pela própria situação política do país, mas não podemos perder o otimismo para continuar trabalhando em prol da pós-graduação no país”, ressaltou a professora Alessandra Scofield Amaral.

A cerimônia de posse encerrou com um coquetel, onde os presentes puderam parabenizar os novos gestores e se confraternizar.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Tiago Ferreira