Home » Computação » Conheça a Link Jr., Empresa Júnior de Tecnologia do Campus Castanhal

Conheça a Link Jr., Empresa Júnior de Tecnologia do Campus Castanhal

A Link Jr. é uma Empresa Júnior de Tecnologia e funciona no Campus I da UFPA em Castanhal. Atualmente, é prestadora de serviços na Área de TI e soluções tecnológicas. Foi oficializada em 2017, mas já atua desde 2015. Seu principal ramo é o desenvolvimento de sistemas. O quadro de colaboradores é composto por discentes dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação.

Para quem desconhece o assunto, pode soar estranho uma empresa dentro da universidade. Mas, na prática, é algo descomplicado. Pode-se chamar de Empresa Júnior aquela que está na categoria de Associação Civil sem Fins Lucrativos, em que toda receita gerada é utilizada, em geral, para a manutenção e infraestrutura da própria empresa, assim como investida em cursos de capacitação para os voluntários envolvidos, ou seja, para um bem comum.

As empresas juniores são formadas e geridas, exclusivamente, por alunos do ensino superior e técnico de cursos universitários, visando a formação dos discentes. Moysés Lycá, aluno da Faculdade de Computação e um dos representantes da Link Jr. dá mais detalhes sobre o assunto.

“Os objetivos são fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios colaboradores da empresa (os discentes em si), além de uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico”.

Esse tipo de empresa atende às necessidades dos alunos, que, por meio da união teoria/prática promovem o desenvolvimento local e disseminam o conhecimento nas mais diversas áreas do conhecimento, profissionalizando os empresários envolvidos.

Projetos – Atualmente, a equipe da Empresa Júnior de Tecnologia do Campus está envolvida em diversos projetos. Um deles é o Sistema de Gerenciamento de Refeições, que vai permitir a organização e a venda segura de todas as refeições que serão disponibilizadas pelo Restaurante Universitário, o qual está em fase de implantação.

Para contatar a empresa e para outras informações, basta acessar o site: http://linkjrcastanhal.ufpa.br.

Texto: Tiago Ferreira e Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal