Home » Sem categoria » Apresentações de trabalhos do II Seminário sobre Formação Docente nas Licenciaturas marcam segundo dia do SIEPEX

A manhã do segundo dia do II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX) do Campus da UFPA em Castanhal foi reservada para as apresentações das comunicações orais do II Seminário sobre Formação Docente nas Licenciaturas, evento que faz parte da programação do Simpósio em 2018.

O professor Antonio Valdir Monteiro Duarte, diretor da Faculdade de Educação Física e membro da Comissão Organizadora do II Seminário sobre Formação Docente destacou os pontos principais do evento, que iniciou com uma mesa-redonda na noite do dia 30.

“Nós seguimos uma dinâmica semelhante a do primeiro seminário, que buscou trazer, para dentro do espaço acadêmico, as produções que os estudantes realizaram nas escolas durante os estágios curriculares. A ideia de reunir todas as licenciaturas do Campus objetiva a construção de um grupo homogêneo, que possa pensar em instrumentos parecidos para todos os cursos no que se refere ao estágio,” esclareceu o professor Antonio Valdir, que também falou sobre as expectativas para o próximo Seminário, que será realizado em 2019.

“Pensamos em trazer os professores e os gestores das escolas que recebem esses estagiários, para que eles participem de mesas de debates. Também queremos ampliar o formato das apresentações, trazendo a modalidade relato de experiências, onde os docentes das escolas atendidas possam contar como se dão as relações com os nossos alunos. Assim, será possível identificar possíveis lacunas existentes entre a formação e a prática pedagógica nesses espaços,” complementou.

Comunicações Orais – A discente de Pedagogia, Francisca Elaine Nascimento, que apresentou o trabalho “Experiências Pedagógicas nas Séries Iniciais a partir do Estágio de Regência no Município de Castanhal/Pa”, destacou as experiências vivenciadas durante o estágio.

“Eu pude relacionar a teoria com a prática, vendo isso no contexto escolar, o que gerou um aprendizado sobre como o professor deve atuar em sala de aula”.

Francisca Elaine falou, ainda, sobre as contribuições do evento para a sua formação.

“O evento integra todas as licenciaturas do Campus de Castanhal e possibilita a socialização de conhecimentos produzidos pelos graduandos, contribuindo com a aprendizagem e com a pesquisa na universidade”, concluiu.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal