Home » Sem categoria » Campus de Castanhal realiza II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão

Campus de Castanhal realiza II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão

Iniciou nesta terça, 30, o II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX) do Campus da UFPA em Castanhal. O evento tem o objetivo de difundir o conhecimento técnico-científico e cultural, por meio do compartilhamento das informações sobre o que é produzido no âmbito dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos cursos de graduação e pós-graduação do Campus.

A mesa de abertura contou com a presença da secretária de Cultura Municipal, professora Elane Gadelha; do vice-coordenador do Campus, professor Bruno Lyra; da coordenadora de Extensão, professora Gerlândia Silva; do coordenador de Pesquisa, professor Gustavo Góes e do professor Madison Ribeiro, membro do II Seminário sobre Formação Docente nas Licenciaturas, evento que faz parte da programação do SIEPEX.

Madison Ribeiro destacou o caráter integrador da programação. “Por congregar vários outros eventos, o SIEPEX demonstra seu ideal de integração, de trabalho multidisciplinar e interdisciplinar. E nós precisamos dessa unidade para construirmos um Campus com maior qualidade nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão.”

Novidade – Em 2018, os trabalhos apresentados no SIEPEX terão o seu ISSN (International Standard Serial Number), como explica a professora Gerlândia Silva. “Uma novidade é que neste ano os quase 70 trabalhos inscritos irão ter o ISSN, que é um registro internacional. Isso faz com que os trabalhos sejam reconhecidos como produtos do ensino, da pesquisa e da extensão no Brasil e no exterior.”

Apresentações de pôsteres – Durante a programação, alunos de diversos cursos de graduação puderam apresentar, em formato de pôster, os resultados ou o andamento dos projetos nos quais estão envolvidos.

A estudante de Sistemas de Informação, Rebeca Furtado, apresentou, juntamente com mais três colegas de curso, o trabalho “Desenvolvimento de um sistema de monitoramento e rotina pessoal”. Ela falou sobre um aplicativo que sua equipe está desenvolvendo, sob a orientação da professora Yomara Pires, da Faculdade de Computação.

“O objetivo é disponibilizar, aos usuários que possuem smartfone com sistema operacional Android, um aplicativo capaz de traçar a rota e a rotina desse usuário, para que ele possa monitorar e armazenar em nuvem. O diferencial é que, a partir do download do aplicativo, será possível cadastrar pessoas, que nós denominamos como confiáveis, para receberem notificações sobre a rotina daquele que está sendo monitorado”, explicou Rebeca Furtado, que também destacou a importância do evento para a sua formação acadêmica.

“O curso onde estamos inseridos fomenta a questão da pesquisa. E esse evento nos leva a mostrar, de fato, aquilo que aprendemos, que estudamos e as nossas ideias inovadoras.”

Além das apresentações de pôsteres, os participantes do II SIEPEX ainda terão uma vasta programação, que se estende até o dia 1º de novembro.

A tarde do dia 30 está reservada para o Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), que contará com palestra e mesa-redonda no Auditório Nazaré Sá. Na sequência, a partir das 18h, haverá uma conferência referente ao II Seminário sobre Formação Docente nas Licenciaturas, com as comunicações orais sendo apresentadas na manhã do dia 31/10, em diversas salas de aula.

Na tarde do dia 31 ocorrerão, simultaneamente, a Mesa: Políticas e Práticas Integradoras: Universidade e Sociedade, no Auditório Nazaré Sá e o XII Seminário do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade, no Auditório do GETI.

No último dia, pela manhã, os participantes poderão assistir as apresentações das comunicações orais aprovadas para este evento. Para conferir a lista de trabalhos que serão expostos, clique aqui.

Para conferir mais fotos do evento, acesse o facebook do Campus.

Fotos: Paula Lopes e Thiago Bertolino