Home » Computação
Category Archives: Computação
Faculdade de Computação abre inscrições para concurso público para a contratação de professor efetivo
A Faculdade de Computação da UFPA Campus Castanhal está com as inscrições abertas para o Concurso Público de Provas e Títulos para a contratação de professor efetivo. O Concurso oferta 01 (uma vaga) com carga horária de 40h em regime de dedicação exclusiva na área de Computação Aplicada.
Público-alvo e inscrições – Podem concorrer à vaga candidatos que possuam o título de Doutor devidamente certificado por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ceps.ufpa.br, até o dia 20 de abril de 2020.
Taxa – A taxa para a inscrição no concurso é de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) e o pagamento pode ser efetuado até o dia 23 de abril de 2020. Os candidatos que se adequarem as regras previstas no Edital para a solicitação da isenção da taxa devem fazer o requerimento até dia 31 de janeiro de 2020.
O resultado das isenções deferidas será divulgado no site do Ceps, no dia 11 de fevereiro de 2020. O candidato que não tiver a isenção deferida e mesmo assim ainda desejar participar do concurso poderá efetivar sua inscrição efetuando o pagamento da taxa até o dia 23 de abril de 2020.
Provas – O concurso será realizado em duas etapas. A primeira delas será composta por Prova Escrita, Prova Didática e Prova de Memorial, todas de caráter classificatório e eliminatório. A segunda etapa será o Julgamento dos Títulos, de caráter classificatório.
As provas serão realizadas no Campus da UFPA em Castanhal e estão previstas para maio de 2020.
Para consultar o Edital e todos os anexos, clique aqui.
Texto: Rosanne de Sousa – Ascom UFPA/Castanhal
Projeto de extensão Meninas Pai D’Éguas prorroga prazo para seleção de voluntários
Alunos regularmente matriculados nos cursos e Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação, da UFPA/Castanhal; em Ciência da Computação ou Comunicação Social, da UFPA/Belém, interessados em atuar como voluntários no Projeto de Extensão Meninas Pai D’Éguas, têm até o dia 11 de outubro para realizar inscrições, preenchendo o formulário disponível aqui. O voluntariado se dará no período de outubro de 2019 a outubro de 2020.
O projeto Meninas Pai D’Éguas é coordenado pelas professoras Yomara Pires (UFPA/Castanhal) e Fabíola Araújo (UFPA/Belém) e possui parceria com o Programa Meninas Digitais, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O objetivo é despertar o interesse e fomentar a inclusão de meninas estudantes do ensino médio em carreiras nas áreas de Computação e Ciências Exatas nos municípios Belém e Castanhal.
Atividades do voluntário – Os alunos selecionados como voluntários irão atuar na organização e na oferta de cursos, oficinas, palestras, workshops e rodas de conversas relacionadas com as seguintes temáticas: tecnologias digitais, tecnologias disruptivas, empreendedorismo tecnológico, empoderamento feminino na computação, problemas relacionados ao gênero, Tecnologia da Informação (TI), computação e mulheres, criatividade e inovação. Além disso, os alunos irão atuar no desenvolvimento do site do projeto, na divulgação das ações através de mídias das redes sociais. Também será necessário participar de reuniões e eventos e elaborar artigos, relatórios e outros textos relacionados ao projeto.
Requisitos para a seleção – Estar matriculado entre o 4º e o penúltimo semestre da graduação em um dos cursos citados no Edital; não possuir pendências acadêmicas relacionadas aos compromissos assumidos anteriormente em eventos, projetos ou programas; não ter CRG inferior a cinco; dispor de 20 horas semanais (8 às 12h ou 14 às 18h) para dedicação ao projeto; ter disponibilidade para realizar as atividades referentes ao plano de trabalho.
Seleção – Para participar da seleção, os interessados devem preencher o formulário, anexando histórico escolar e informando a motivação para participar do projeto. Após a análise dos dados enviados, os selecionados serão convocados para a fase de entrevista, que será realizada entre os dias 14 e 16 de outubro.
Para mais informações sobre a seleção de voluntários para o projeto Meninas Pai D’Éguas, consulte o novo edital (com as novas datas) aqui.
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação
Faculdade de Computação realizará eleições para representação estudantil
Em abril, será realizada a eleição para Representação dos Estudantes de Computação da UFPA/Castanhal. Dois representantes de cada curso da Faculdade de Computação serão eleitos para o mandato de um ano.
A primeira etapa do processo eleitoral é a inscrição de chapas, que deverá ser feita até o dia 17 de março, por meio do link https://goo.gl/forms/2CZRBHCmU2QU2Wgp2.
As chapas inscritas deverão ser formadas, obrigatoriamente, por dois discentes, sendo que, alunos de Engenharia de Computação devem compor suas próprias chapas, assim como alunos de Sistemas de Informação, já que cada curso irá escolher os seus representantes, em urnas separadas. No ato da inscrição, é necessário informar quem será o primeiro e o segundo representante da chapa. Veja como ficará a representação:
O período de campanha oficial será do dia 21/03/2019 até a data da eleição, marcada para dia 05 de abril de 2019.
São eleitores todos os discentes vinculados aos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação.
Para mais informações, consulte o Regimento Eleitoral.
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Alunos da Faculdade de Computação são convocados para assembleia extraordinária
A Representação dos Estudantes de Computação (RECOMP) convoca todos os discentes (calouros e veteranos) vinculados à Faculdade de Computação (FACOMP) do Campus de Castanhal a comparecerem à Assembleia Extraordinária, que acontecerá às 14h30 do dia 15/02 (sexta-feira), no auditório do GETI.
Os assuntos abordados serão:
– Oficialização do Centro Acadêmico,
– Aprovação do primeiro estatuto,
– Convocação de eleição.
Consulte aqui estatuto da RECOMP.
Texto e imagem: Divulgação
Divulgada a programação da VI Jornada de Inclusão Digital do Campus de Castanhal
A JID (Jornada de Inclusão Digital) é um evento organizado anualmente pela Faculdade de Computação (FACOMP) do Campus da UFPA em Castanhal. Chegando a sua sexta edição, o evento traz como tema principal “Internet das Coisas”.
Com este tema, a VI JID busca promover o debate sobre a expansão da Internet atual, divulgar a produção científica realizada pelos alunos da FACOMP, promover a troca de experiências com as instituições de ensino da região e proporcionar ampliação e formação de networking nos temas debatidos durante o evento.
Junto com a sexta edição da JID,vai ocorrer a II edição do Arduíno Tech, evento que também será promovida pela FACOMP e que visa estimular a troca de experiências em desenvolvimentos de soluções com arduíno, hardware livre e sistemas embarcados.
A programação está estruturada em dois dias de evento e contará com comunicações orais, palestras, relatos de experiências e oficinas de caráter teórico-prático. Confira a programação aqui.
As inscrições já foram encerradas e o vento será realizado no Auditório do GETI, UFPA – Campus Universitário de Castanhal, nos dias 20 e 21 de novembro.
Texto: Thiago Bertolino – Ascom UFPA/Castanhal
Conheça a Link Jr., Empresa Júnior de Tecnologia do Campus Castanhal
A Link Jr. é uma Empresa Júnior de Tecnologia e funciona no Campus I da UFPA em Castanhal. Atualmente, é prestadora de serviços na Área de TI e soluções tecnológicas. Foi oficializada em 2017, mas já atua desde 2015. Seu principal ramo é o desenvolvimento de sistemas. O quadro de colaboradores é composto por discentes dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação.
Para quem desconhece o assunto, pode soar estranho uma empresa dentro da universidade. Mas, na prática, é algo descomplicado. Pode-se chamar de Empresa Júnior aquela que está na categoria de Associação Civil sem Fins Lucrativos, em que toda receita gerada é utilizada, em geral, para a manutenção e infraestrutura da própria empresa, assim como investida em cursos de capacitação para os voluntários envolvidos, ou seja, para um bem comum.
As empresas juniores são formadas e geridas, exclusivamente, por alunos do ensino superior e técnico de cursos universitários, visando a formação dos discentes. Moysés Lycá, aluno da Faculdade de Computação e um dos representantes da Link Jr. dá mais detalhes sobre o assunto.
“Os objetivos são fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios colaboradores da empresa (os discentes em si), além de uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico”.
Esse tipo de empresa atende às necessidades dos alunos, que, por meio da união teoria/prática promovem o desenvolvimento local e disseminam o conhecimento nas mais diversas áreas do conhecimento, profissionalizando os empresários envolvidos.
Projetos – Atualmente, a equipe da Empresa Júnior de Tecnologia do Campus está envolvida em diversos projetos. Um deles é o Sistema de Gerenciamento de Refeições, que vai permitir a organização e a venda segura de todas as refeições que serão disponibilizadas pelo Restaurante Universitário, o qual está em fase de implantação.
Para contatar a empresa e para outras informações, basta acessar o site: http://linkjrcastanhal.ufpa.br.
Texto: Tiago Ferreira e Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Curso de Engenharia da Computação do Campus da UFPA de Castanhal recebe nota quatro na avaliação do MEC
A Faculdade de Computação (Facomp) do Campus da UFPA de Castanhal recepcionou nos dias 19 e 20 de abril deste ano, uma equipe do Ministério da Educação (MEC), que veio ao Pará com a finalidade de avaliar o curso de Engenharia da Computação. A partir da nota obtida, o curso recebeu a Portaria de Reconhecimento, que foi publicada neste mês de junho no Diário Oficial da União (DOU).
“A comissão do MEC avaliou a qualificação do corpo docente e a estrutura física do Campus e atribuiu a nota 4 ao curso, a qual é bastante satisfatória, pois o ranking vai até 5. Isso significa que o curso foi reconhecido e podemos continuar formando Engenheiros da Computação para o mercado de trabalho, pois o diploma é validado pelo MEC, ou seja, reconhecido nacionalmente”, explicou o vice-diretor da Facomp, professor José Jailton, que também destacou a importância da nota.
“Esse conceito 4 é bastante relevante para a Faculdade e, consequentemente, para o Campus Universitário de Castanhal, por ter mais um curso reconhecido pelo MEC”.
As avaliações periódicas do Ministério da Educação (Mec) são fundamentais, pois são responsáveis pela regulamentação dos cursos de graduação em atividades no Brasil. A instituição que é avaliada, fiscalizada e orientada dentro dos padrões de qualidade necessários à excelência do ensino superior, garante ao discente um ensino de qualidade, segurança e validade do diploma em todo território nacional e preparação acentuada para maior aceitação no mercado de trabalho.
Facomp – A Faculdade de Computação do Campus de Castanhal era chamada de Faculdade de Sistemas de Informação quando começou suas atividades em 2009, apenas com o curso de Sistemas de Informação. Em 2013, passou a contar com o curso de Engenharia da Computação e, por isso seu nome foi mudado. O corpo docente é composto por 17 servidores, sendo 9 doutores. Inúmeros projetos de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidos pela Facomp e o trabalho da equipe foi reconhecido como exitoso pela comissão do MEC, que avaliou o curso de Engenharia.
A nota 4 e a Portaria do MEC incentivam a comunidade acadêmica a continuar no rumo de crescimento e de melhorias dos serviços prestados à sociedade, cumprindo, assim, a missão institucional da Universidade Federal do Pará, que é “produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável”.
Texto: Paula Lopes e Elluane Oliveira – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação Google