Home » Sem categoria » Professor da Faculdade de Pedagogia lança livro sobre suas pesquisas de doutorado

“Vias e trajetos de escolarização de sujeitos homoafetivos velhos”. Esse é o título do livro que será lançado em dezembro, de autoria do professor Dário Azevedo dos Santos, da Faculdade de Pedagogia do Campus da UFPA em Castanhal.

A obra é fruto das pesquisas do doutorado, concluído pelo docente em 2015 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

O professor Dário Santos comenta aspectos que considera relevantes na publicação. “Durante o doutorado, eu priorizei estudar sujeitos homoafetivos velhos. Então, esse livro vem retratando um pouco a luta de resistência desses sujeitos nos processos de escolarização, na família, nos espaços institucionais, onde muitas vezes estão sendo silenciados, agredidos e tendo seus direitos reduzidos no cotidiano”, explica.

Ainda de acordo com o professor Dário, os docentes que estavam em sua banca de defesa do doutorado recomendaram que a tese fosse transformada em livro, para que mais pessoas tivessem acesso à pesquisa.

“Espero que aqueles que têm interesse nesses estudos sobre envelhecimento possam se deleitar com essa leitura e fazer suas observações. Espero, ainda, contribuir com a sociedade local para o entendimento sobre uma cultura ética do envelhecimento”, conclui o professor.

O lançamento ocorrerá no dia 14 de dezembro, na Funcast – Fundação Cultural de Castanhal / Casa da Cultura, a partir das 17h.

Texto e foto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal