Home » Matemática » Diretoria do Centro Acadêmico de Matemática é empossada

Diretoria do Centro Acadêmico de Matemática é empossada

Tomou posse na manhã desta quarta, 05, no Auditório Nazaré Sá do Campus de Castanhal, a diretoria do Centro Acadêmico de Matemática (CAMAT), escolhida por meio de eleição, da qual participaram os discentes do curso.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente e pela vice-presidente do CAMAT, respectivamente, José Neto e Bárbara Dias, além da diretora da Faculdade de Matemática e do vice-coordenador do Campus, professor Bruno Lyra, que destacou a importância da criação do Centro Acadêmico.

“Essas são iniciativas que todos os cursos deveriam ter: de criar um centro acadêmico, de participar das discussões dentro e fora do Campus, de se envolver nas questões administrativas, enfim, em tudo o que existe na nossa rotina dentro da Instituição. É importantíssimo o engajamento político dos estudantes”, concluiu o vice-coordenador.

A diretora da Faculdade, professora Kátia Liége, também mencionou a relevância dos discentes na construção de uma universidade melhor.

“Eu penso que a força da universidade pública são os alunos. É muito bom poder compartilhar desse momento e eu deixo uma mensagem: vamos utilizar cada vez mais o pronome ‘nós’, porque aqui temos um grupo e é com esse ‘nós’ que vamos poder reivindicar melhorias não só para o curso, mas para o Campus como um todo”.

Foi justamente sobre essas reivindicações, que falou o presidente do CAMAT, José Neto, que enumerou, ainda, quais serão as ações desse grupo que tomou posse hoje.

“Queremos apoiar os discentes do curso, bem como a direção da Faculdade. Também pretendemos apoiar o Campus e ajudar no seu crescimento com projetos e eventos. Iremos levantar uma pauta para apresentar ao Conselho do Campus para que possamos conseguir um espaço adequado para o funcionamento do CAMAT. Marcamos uma reunião para definir o nosso plano de trabalho anual, o qual será revisado a cada três meses. Queremos, também, levar os discentes para eventos fora do Campus de Castanhal. Também faremos o registro no CAMAT no site da União Nacional dos Estudantes.”

Quem também participou do evento de posse do CAMAT foi o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes da UFPA, David Lima, aluno do Curso de Engenharia Elétrica do Campus de Belém. Ele falou sobre a responsabilidade dos diretórios e dos centros acadêmicos.

“Essa universidade é grande e tem toda uma história de luta e resistência. E o nosso papel é discutir esse projeto de universidade, discutir a nossa formação dentro desse espaço e pensar: a quem serve todo esse conhecimento que é produzido aqui dentro? Partimos do princípio de que esse conhecimento serve para o desenvolvimento da Amazônia, serve para o desenvolvimento socioeconômico e serve para que outros também possam usufruir desse espaço. Por isso é nosso dever lutarmos por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.”

Após as falas e as assinaturas no termo de posse, a cerimônia encerrou com um coffee break, do qual todos os presentes puderam participar.

Os interessados em colaborar com o CAMAT e conhecer as suas ações, podem visitar o perfil no facebook, no endereço: https://www.facebook.com/camatufpa.castanhal.5.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal