Home » Matemática

Category Archives: Matemática

Divulgado o resultado final do Mestrado Profissional em Matemática – Turma 2021

A coordenação local (UFPA/Castanhal) do Mestrado Profissional em Matemática divulga o resultado final da seleção para a turma 2021. Confira os nomes dos candidatos aprovados para as vagas disponíveis para o Campus de Castanhal:

CANDIDATOS APROVADOS (REDE PÚBLICA DE ENSINO)
N O M E
ELIAS PAULO MACEDO NETO
ELVIS GREICK DIAS MAGALHÃES
HERNANDES MACEDO DE SOUSA
JOÃO CARLOS CORRÊA AMADOR
JOSÉ FERNANDO DE LIMA JÚNIOR
=================================================
CANDIDATOS APROVADOS (REDE PARTICULAR DE ENSINO)
N O M E
AUTERCLER ALEF SILVA DA SILVA

Para os candidatos relacionados da Rede Pública de Ensino, a matrícula deverá ser feita nos dias 15 e 16 de março, de forma on-line. Já para os candidatos da Rede Particular de Ensino, a matrícula deverá ser efetuada nos dias 17 e 18 de março, de forma online, caso se confirme a existência de vagas para esses candidatos na turma (Edital do ENA2021 art. 2.4.1).

Cada candidato deverá enviar os documentos escaneados (com clareza) para o e-mail da coordenação (arthuralm@gmail.com). Além disso, o candidato deve enviar declaração informando que se  compromete a apresentar a documentação original assim que as condições sanitárias da localidade permitirem.

DOCUMENTOS: RG; CPF; Diploma de Graduação obtido em instituição reconhecida pelo MEC;  Histórico da Graduação; foto recente; Declaração da direção da escola onde trabalha afirmando que o candidato se encontra exercendo a docência de Matemática, no nível da educação básica. Essa declaração precisa ter a firma reconhecida, com data inferior a 30 dias da data da matrícula.

Para os candidatos da Rede Pública de Ensino, o Edital exige, ainda, a comprovação de que trabalha como docente de Matemática em escola da rede pública no nível básico. Isso poderá  ser comprovado por meio de cópia do contracheque, declaração da Secretaria de Educação ou Ato de Nomeação. (Edital do ENA2021, art. 2.5.1). O não-cumprimento dessa exigência por parte do candidato no ato da matrícula implica em sua desclassificação do certame (Edital do ENA2021, art. 2.5.2).

texto: Divulgação

Professor do Campus de Castanhal promove curso que auxilia no desenvolvimento de jogos digitais educacionais

Já imaginou aprender a criar jogos digitais sem precisar saber nada sobre programação ou design? Essa é a ideia do professor Renato Germano, da Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará (FAMAT) – Campus Castanhal, ao promover o curso de extensão “Introdução ao Scratch para jogos educacionais”. O curso visa garantir as condições necessárias para que os alunos possam elaborar e desenvolver seus próprios jogos digitais educacionais. Os interessados devem fazer sua inscrição pelo formulário on-line, até o dia 15 de agosto.

O Scratch é uma linguagem de programação que utiliza uma interface gráfica específica para que os programas sejam construídos com blocos encaixados. Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele é ideal para pessoas que desejam aprender a programar. Com ele, é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.

De acordo com o professor Renato Germano, por estarmos vivendo em um mundo cada vez mais “tecnológico”, há uma grande facilidade de a “nova geração” estar cada vez mais imersa nos jogos digitais. Assim, possuir conhecimentos básicos nesta área pode fazer a diferença para o professor na apresentação de certos conteúdos e até mesmo  para o mercado de trabalho.

“Dentre os trabalhos que já fiz, notei que a criação de jogos educacionais é bastante interessante. Esses jogos não precisam ser necessariamente digitais, podem ser de tabuleiro, cartas etc. Costumam atrair a atenção dos alunos o que torna as aulas de Física mais atraentes, fugindo um pouco daquele pragmatismo clássico”, afirma o professor.

Jogos digitais educacionais – A iniciativa tem como objetivo promover o contato dos jovens com a programação de um jeito mais atraente e inclusivo. Por isso o professor desenvolveu o curso direcionado aos alunos de licenciatura e professores da educação básica para que, assim, possam ser estimulados a aprender os primeiros conceitos sobre programação.

“Um dia, tomei conhecimento da linguagem de programação Scratch, e, a partir daí, vejo bastante potencial nela para que os alunos de licenciatura, ou professores da rede básica de ensino, possam construir seus próprios jogos digitais ou usá-los para que os seus alunos desenvolvam algumas simulações, a fim de tornarem o ensino mais significativo”, pontua Renato Germano.

Sobre o curso – Realizado no período de 17 de agosto a 11 de setembro de 2020, o curso será ministrado no estilo de Ensino a Distância, no qual os participantes poderão tirar as suas dúvidas e interagir com o professor e com os outros participantes por meio dos fóruns de discussões.

Neste curso, serão apresentados os conceitos básicos da linguagem de programação Scratch e confeccionados alguns jogos didáticos a fim de demonstrar o potencial da linguagem. É extremamente necessário que o aluno tenha acesso a um computador conectado à Internet para acessar a plataforma do Scratch, que é on-line.

Para garantir que os participantes assistam em qualquer horário e quantas vezes forem necessárias, o curso será gravado e ministrado por meio do Google Classroom (ou Google sala de aula), que está disponível no G-suite da UFPA. O curso terá os certificados emitidos, na forma digital, pela Faculdade de Matemática, Campus Castanhal. A carga horária é de 60 h.

“Iremos construir jogos simples e de ‘média’ complexidade, a partir dos primeiros princípios. Nos vídeos, os participantes poderão pausar, a fim de acompanhar os passos, e tentar replicá-los em suas casas. Qualquer dúvida, é só me enviar que responderei”, explica o professor.

Serviços:

Curso de extensão “Introdução ao Scratch para jogos educacionais”.
Data: no período de 17 de agosto a 11 de setembro de 2020.
Carga horária: 60h
Pré-requisito: ter acesso a um computador conectado à Internet para acessar a plataforma do Scratch, que é on-line.
Inscrições: pelo preenchimento do formulário on-line, até o dia 15 de agosto.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Reprodução da Plataforma

Faculdade de Matemática vai realizar eleição para cargos de diretor e vice-diretor

Neste semestre será realizado o processo eleitoral para a escolha dos gestores da Faculdade de Matemática, que ocuparão os cargos de diretor e vice-diretor durante o biênio 2020/2022. A eleição ocorrerá das 9h do dia 15/03/2020 até as 8h59 do dia 16/03/2020, por meio do SIG-Eleição.

Chapas – A primeira etapa refere-se à inscrição de chapas, que deve ser realizada entre os dias 20 e 27 de fevereiro, das 8 às 12h e das 14 às 18h, na Secretaria da Faculdade de Matemática. São elegíveis docentes efetivos em exercício pertencentes ao quadro da Faculdade de Matemática lotados no Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará. Clique aqui para acessar a ficha de inscrição de chapas.

Eleitores – Podem votar todos os docentes efetivos vinculados regularmente ao Conselho da Faculdade de Matemática, inclusive os docentes afastados; os técnico-administrativos efetivos vinculados regularmente ao Conselho da Faculdade, inclusive os técnicos afastados; os discentes regularmente matriculados na Faculdade de Matemática do Campus Universitário de Castanhal e os discentes da turma de Matemática do Polo de Curuçá, que são de responsabilidade da FacMat. O voto será proporcional, contribuindo cada categoria com: 45% dos votos dos discentes, 5% dos votos dos técnico-administrativos e 50% dos votos dos docentes.

Serviço:
Eleição para a Direção da Faculdade de Matemática da UFPA/Castanhal
Período da eleição: 15 a 16/03/2020
Local da eleição: SIG-Eleição
Inscrições de chapas: 20 a 27/02/2020
Local das inscrições: Secretaria da Faculdade de Matemática. Ficha de inscrição aqui.
Mais informações: leia o Regimento Eleitoral

Divulgação: Ascom UFPA/Castanhal

 

 

 

II ExpoMAT trará palestra e exposição de pôsteres sobre Metodologias Ativas no ensino da Matemática

A Faculdade de Matemática da UFPA/Castanhal estará provendo, no dia 03 de dezembro, a II ExpoMAT, que é organizada pela Profa. Dra. Paula Ledoux, juntamente com alunos da turma 2017.2 e que traz como tema “A Didática e as Metodologias Ativas no Ensino da Matemática”.

A programação contará com uma palestra, proferida pelo Prof. Dr. Renato Guerra Borges (IEMCI/UFPA), intitulada “A Pedagogia do Questionamento como Metodologia no Ensino da Matemática”, com início às 9h, no Auditório Nazaré Sá. Em seguida, serão apresentados, a partir das 14, na sala 13 do Prédio Central da UFPA, pôsteres com conteúdos que abordam a temática da ExpoMAT.

O objetivo é promover conhecimentos acerca do uso e da aplicação das Metodologias Ativas, como elemento facilitador no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos na Educação Básica. De acordo com a professora Paula Ledoux, “as Metodologias Ativas podem ser compreendidas como ferramenta auxiliar do professor, na tentativa de tornar a aprendizagem dos conteúdos matemáticos mais significativos e as aulas mais prazerosas”.

A coordenadora do evento também informou que a exposição de pôsteres trará elementos novos em relação à I ExpoMAT, realizada em 2018. “Não é somente uma exposição, tem todo um cenário que foi produzido para tornar esse momento motivacional e convidativo, para que as pessoas sintam-se convidadas a participar. É um cenário de túnel, onde o público terá que jogar um dado para saber em qual dos túneis deverá entrar. Então, é uma proposta bem interessante”, concluiu a professora Paula Ledoux.

A II ExpoMAT é gratuita e tem como público-alvo estudantes dos cursos de licenciatura, professores formadores dos cursos de licenciatura e professores da educação básica do município de Castanhal. Para mais informações, clique aqui.

Serviço:
II ExpoMAT – “A Didática e as Metodologias Ativas no Ensino da Matemática”
Data: 03/12/2019
Local: UFPA / Castanhal
Horário: 09 às 17h

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

Inscrições abertas para Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática

O ProfMat (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) é composto por muitas Instituições de Ensino Superior organizadas em rede dentro da UAB (Universidade Aberta do Brasil), chancelado pela Capes e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O Curso de Mestrado visa atender, prioritariamente, professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

A Universidade Federal do Pará oferta, no total, 70 vagas para as turmas de 2020, sendo 15 em Castanhal, 15 em Abaetetuba, 15 em Bragança e 25 para o Campus de Belém.

Calendário – As inscrições para o ProfMat vão de 1º de agosto a 16 de setembro de 2019, somente pela internet, no endereço  https://ena.profmat-sbm.org.br/login.php, e o Exame Nacional de Acesso será aplicado no dia 19 de outubro, no horário das 14 às 17h. A prova será constituída de 30 questões de múltipla escolha. Os candidatos aprovados deverão realizar matrícula a partir de 24 de janeiro de 2020. Para consultar o edital do ProfMat, clique aqui.

Taxas – O Mestrado Profissional em Matemática é gratuito, mas para a inscrição no processo seletivo será cobrada taxa no valor de R$ 76.

Mais informações sobre o programa, inclusive sobre o Exame Nacional de Acesso (ENA) podem ser obtidas clicando aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Diretoria do Centro Acadêmico de Matemática é empossada

Tomou posse na manhã desta quarta, 05, no Auditório Nazaré Sá do Campus de Castanhal, a diretoria do Centro Acadêmico de Matemática (CAMAT), escolhida por meio de eleição, da qual participaram os discentes do curso.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente e pela vice-presidente do CAMAT, respectivamente, José Neto e Bárbara Dias, além da diretora da Faculdade de Matemática e do vice-coordenador do Campus, professor Bruno Lyra, que destacou a importância da criação do Centro Acadêmico.

“Essas são iniciativas que todos os cursos deveriam ter: de criar um centro acadêmico, de participar das discussões dentro e fora do Campus, de se envolver nas questões administrativas, enfim, em tudo o que existe na nossa rotina dentro da Instituição. É importantíssimo o engajamento político dos estudantes”, concluiu o vice-coordenador.

A diretora da Faculdade, professora Kátia Liége, também mencionou a relevância dos discentes na construção de uma universidade melhor.

“Eu penso que a força da universidade pública são os alunos. É muito bom poder compartilhar desse momento e eu deixo uma mensagem: vamos utilizar cada vez mais o pronome ‘nós’, porque aqui temos um grupo e é com esse ‘nós’ que vamos poder reivindicar melhorias não só para o curso, mas para o Campus como um todo”.

Foi justamente sobre essas reivindicações, que falou o presidente do CAMAT, José Neto, que enumerou, ainda, quais serão as ações desse grupo que tomou posse hoje.

“Queremos apoiar os discentes do curso, bem como a direção da Faculdade. Também pretendemos apoiar o Campus e ajudar no seu crescimento com projetos e eventos. Iremos levantar uma pauta para apresentar ao Conselho do Campus para que possamos conseguir um espaço adequado para o funcionamento do CAMAT. Marcamos uma reunião para definir o nosso plano de trabalho anual, o qual será revisado a cada três meses. Queremos, também, levar os discentes para eventos fora do Campus de Castanhal. Também faremos o registro no CAMAT no site da União Nacional dos Estudantes.”

Quem também participou do evento de posse do CAMAT foi o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes da UFPA, David Lima, aluno do Curso de Engenharia Elétrica do Campus de Belém. Ele falou sobre a responsabilidade dos diretórios e dos centros acadêmicos.

“Essa universidade é grande e tem toda uma história de luta e resistência. E o nosso papel é discutir esse projeto de universidade, discutir a nossa formação dentro desse espaço e pensar: a quem serve todo esse conhecimento que é produzido aqui dentro? Partimos do princípio de que esse conhecimento serve para o desenvolvimento da Amazônia, serve para o desenvolvimento socioeconômico e serve para que outros também possam usufruir desse espaço. Por isso é nosso dever lutarmos por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.”

Após as falas e as assinaturas no termo de posse, a cerimônia encerrou com um coffee break, do qual todos os presentes puderam participar.

Os interessados em colaborar com o CAMAT e conhecer as suas ações, podem visitar o perfil no facebook, no endereço: https://www.facebook.com/camatufpa.castanhal.5.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

Discentes elegem representantes do Centro Acadêmico de Matemática

 

Nesta terça (20) foi realizada a primeira eleição do Centro Acadêmico de Matemática, na qual concorreram duas chapas: Chapa 1 – Voz Ativa e Chapa 2- Integração.

O pleito contou com a participação dos discentes, que por meio do voto tiveram a oportunidade de escolher a chapa que estará responsável pela administração e pelo desenvolvimento do Centro Acadêmico durante o período de um ano.

Após o término da eleição e contagem dos votos, o presidente da comissão eleitoral, Kevin Wesley, tornou público o resultado, que elegeu, com 82% dos votos válidos, a Chapa 01 – VOZ ATIVA.

A chapa composta pelos seguintes membros:

Presidente: Neto Souza
Vice-Presidente: Bárbara Dias
Secretária executiva: Edriane Costa
Tesoureiro: Winicius Noronha
Coordenadora de ensino pesquisa e extensão: Deyse Feitosa
Coordenadora de comunicação e eventos: Edyvana Gabriela

Texto e imagens: Divulgação

Divulgado o resultado final do Mestrado Profissional em Matemática

A Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) em Castanhal divulga o resultado final do Exame Nacional de Acesso (ENA). Clique aqui para conferir.

O Edital de matrícula para o ano de 2019 será lançado no início de dezembro.

Leia mais:

ProfMat: divulgado o resultado parcial do Exame Nacional de Acesso: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1761

ProfMat divulga demanda de inscritos: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1640

Inscrições abertas para o ProfMat: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1491

Coordenação do ProfMat em Castanhal divulga locais de prova: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1698

Chapas que concorrem à eleição para o Centro Acadêmico de Matemática participam de debate nesta sexta

Em setembro deste ano, alunos da Faculdade de Matemática reuniram-se com o intuito de criar um Centro Acadêmico, o CAMAT. Na reunião, os discentes votaram e aprovaram o estatuto, no qual estão expostas as regras, os deveres e os direitos que irão reger o Centro.

A próxima etapa era realizar a inscrição de chapas para concorrerem ao processo eleitoral para a diretoria do CAMAT. Inscreveram-se a Chapa 1 , Voz Ativa e a Chapa 2, Integração, que estarão participando de um debate nesta sexta (09/11), às 16h, no Auditório Nazaré Sá.

Toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Matemática está convidada para participar do evento. A eleição ocorrerá no dia 20 de novembro, das 8 às 18h, no Campus I da UFPA.

Para conferir as regras do debate, clique aqui.

– Chapa 1: clique aqui e confira o plano de gestão.

– Chapa 2: clique aqui e confira o plano de gestão.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

 

 

 

 

 

 

ProfMat: divulgado o resultado parcial do Exame Nacional de Acesso

A Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) em Castanhal divulga o resultado parcial do Exame Nacional de Acesso (ENA), ocorrido no dia 20 de outubro. Clique aqui para conferir.

No período de 12 a 14 de novembro, os candidatos podem solicitar revisão da nota em cada instituição associada, de acordo com o edital de seleção.

Leia mais:

ProfMat divulga demanda de inscritos: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1640

Inscrições abertas para o ProfMat: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1491

Coordenação do ProfMat em Castanhal divulga locais de prova: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1698