Home » Matemática

Category Archives: Matemática

Inscrições abertas para Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática

O ProfMat (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) é composto por muitas Instituições de Ensino Superior organizadas em rede dentro da UAB (Universidade Aberta do Brasil), chancelado pela Capes e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O Curso de Mestrado visa atender, prioritariamente, professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

A Universidade Federal do Pará oferta, no total, 70 vagas para as turmas de 2020, sendo 15 em Castanhal, 15 em Abaetetuba, 15 em Bragança e 25 para o Campus de Belém.

Calendário – As inscrições para o ProfMat vão de 1º de agosto a 16 de setembro de 2019, somente pela internet, no endereço  https://ena.profmat-sbm.org.br/login.php, e o Exame Nacional de Acesso será aplicado no dia 19 de outubro, no horário das 14 às 17h. A prova será constituída de 30 questões de múltipla escolha. Os candidatos aprovados deverão realizar matrícula a partir de 24 de janeiro de 2020. Para consultar o edital do ProfMat, clique aqui.

Taxas – O Mestrado Profissional em Matemática é gratuito, mas para a inscrição no processo seletivo será cobrada taxa no valor de R$ 76.

Mais informações sobre o programa, inclusive sobre o Exame Nacional de Acesso (ENA) podem ser obtidas clicando aqui.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Diretoria do Centro Acadêmico de Matemática é empossada

Tomou posse na manhã desta quarta, 05, no Auditório Nazaré Sá do Campus de Castanhal, a diretoria do Centro Acadêmico de Matemática (CAMAT), escolhida por meio de eleição, da qual participaram os discentes do curso.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente e pela vice-presidente do CAMAT, respectivamente, José Neto e Bárbara Dias, além da diretora da Faculdade de Matemática e do vice-coordenador do Campus, professor Bruno Lyra, que destacou a importância da criação do Centro Acadêmico.

“Essas são iniciativas que todos os cursos deveriam ter: de criar um centro acadêmico, de participar das discussões dentro e fora do Campus, de se envolver nas questões administrativas, enfim, em tudo o que existe na nossa rotina dentro da Instituição. É importantíssimo o engajamento político dos estudantes”, concluiu o vice-coordenador.

A diretora da Faculdade, professora Kátia Liége, também mencionou a relevância dos discentes na construção de uma universidade melhor.

“Eu penso que a força da universidade pública são os alunos. É muito bom poder compartilhar desse momento e eu deixo uma mensagem: vamos utilizar cada vez mais o pronome ‘nós’, porque aqui temos um grupo e é com esse ‘nós’ que vamos poder reivindicar melhorias não só para o curso, mas para o Campus como um todo”.

Foi justamente sobre essas reivindicações, que falou o presidente do CAMAT, José Neto, que enumerou, ainda, quais serão as ações desse grupo que tomou posse hoje.

“Queremos apoiar os discentes do curso, bem como a direção da Faculdade. Também pretendemos apoiar o Campus e ajudar no seu crescimento com projetos e eventos. Iremos levantar uma pauta para apresentar ao Conselho do Campus para que possamos conseguir um espaço adequado para o funcionamento do CAMAT. Marcamos uma reunião para definir o nosso plano de trabalho anual, o qual será revisado a cada três meses. Queremos, também, levar os discentes para eventos fora do Campus de Castanhal. Também faremos o registro no CAMAT no site da União Nacional dos Estudantes.”

Quem também participou do evento de posse do CAMAT foi o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes da UFPA, David Lima, aluno do Curso de Engenharia Elétrica do Campus de Belém. Ele falou sobre a responsabilidade dos diretórios e dos centros acadêmicos.

“Essa universidade é grande e tem toda uma história de luta e resistência. E o nosso papel é discutir esse projeto de universidade, discutir a nossa formação dentro desse espaço e pensar: a quem serve todo esse conhecimento que é produzido aqui dentro? Partimos do princípio de que esse conhecimento serve para o desenvolvimento da Amazônia, serve para o desenvolvimento socioeconômico e serve para que outros também possam usufruir desse espaço. Por isso é nosso dever lutarmos por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.”

Após as falas e as assinaturas no termo de posse, a cerimônia encerrou com um coffee break, do qual todos os presentes puderam participar.

Os interessados em colaborar com o CAMAT e conhecer as suas ações, podem visitar o perfil no facebook, no endereço: https://www.facebook.com/camatufpa.castanhal.5.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

Discentes elegem representantes do Centro Acadêmico de Matemática

 

Nesta terça (20) foi realizada a primeira eleição do Centro Acadêmico de Matemática, na qual concorreram duas chapas: Chapa 1 – Voz Ativa e Chapa 2- Integração.

O pleito contou com a participação dos discentes, que por meio do voto tiveram a oportunidade de escolher a chapa que estará responsável pela administração e pelo desenvolvimento do Centro Acadêmico durante o período de um ano.

Após o término da eleição e contagem dos votos, o presidente da comissão eleitoral, Kevin Wesley, tornou público o resultado, que elegeu, com 82% dos votos válidos, a Chapa 01 – VOZ ATIVA.

A chapa composta pelos seguintes membros:

Presidente: Neto Souza
Vice-Presidente: Bárbara Dias
Secretária executiva: Edriane Costa
Tesoureiro: Winicius Noronha
Coordenadora de ensino pesquisa e extensão: Deyse Feitosa
Coordenadora de comunicação e eventos: Edyvana Gabriela

Texto e imagens: Divulgação

Divulgado o resultado final do Mestrado Profissional em Matemática

A Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) em Castanhal divulga o resultado final do Exame Nacional de Acesso (ENA). Clique aqui para conferir.

O Edital de matrícula para o ano de 2019 será lançado no início de dezembro.

Leia mais:

ProfMat: divulgado o resultado parcial do Exame Nacional de Acesso: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1761

ProfMat divulga demanda de inscritos: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1640

Inscrições abertas para o ProfMat: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1491

Coordenação do ProfMat em Castanhal divulga locais de prova: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1698

Chapas que concorrem à eleição para o Centro Acadêmico de Matemática participam de debate nesta sexta

Em setembro deste ano, alunos da Faculdade de Matemática reuniram-se com o intuito de criar um Centro Acadêmico, o CAMAT. Na reunião, os discentes votaram e aprovaram o estatuto, no qual estão expostas as regras, os deveres e os direitos que irão reger o Centro.

A próxima etapa era realizar a inscrição de chapas para concorrerem ao processo eleitoral para a diretoria do CAMAT. Inscreveram-se a Chapa 1 , Voz Ativa e a Chapa 2, Integração, que estarão participando de um debate nesta sexta (09/11), às 16h, no Auditório Nazaré Sá.

Toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Matemática está convidada para participar do evento. A eleição ocorrerá no dia 20 de novembro, das 8 às 18h, no Campus I da UFPA.

Para conferir as regras do debate, clique aqui.

– Chapa 1: clique aqui e confira o plano de gestão.

– Chapa 2: clique aqui e confira o plano de gestão.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

 

 

 

 

 

 

ProfMat: divulgado o resultado parcial do Exame Nacional de Acesso

A Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) em Castanhal divulga o resultado parcial do Exame Nacional de Acesso (ENA), ocorrido no dia 20 de outubro. Clique aqui para conferir.

No período de 12 a 14 de novembro, os candidatos podem solicitar revisão da nota em cada instituição associada, de acordo com o edital de seleção.

Leia mais:

ProfMat divulga demanda de inscritos: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1640

Inscrições abertas para o ProfMat: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1491

Coordenação do ProfMat em Castanhal divulga locais de prova: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1698

Faculdade de Matemática do Campus de Castanhal terá Centro Acadêmico

Neste mês de outubro, no Auditório Nazaré Sá do Campus de Castanhal, foi realizada a Assembleia Geral para a aprovação do Estatuto do Centro Acadêmico de Matemática – CAMAT. O documento contem os deveres, os direitos e as regras que irão reger a atuação do Centro.

A comissão responsável criação do CAMAT foi composta pelo representante discente (José Neto) e sua Vice (Bárbara), discentes membros do Colegiado da Faculdade de Matemática – FACMAT e todos os representantes das turmas do extensivo e intensivo.

O evento contou com a presença dos professores João Batista Ramos, coordenador geral do Campus; Kátia Liége, diretora da Faculdade de Matemática e Maria Eliana, docente da Faculdade de Matemática. Participaram, também, o Presidente em Gestão do CAMAT-Belém, Sandro Jhordan e outros membros deste CA, além de significativa presença de estudantes do Curso de Licenciatura de Matemática do Campus Castanhal.

Com a aprovação do estatuto do CAMAT, a Faculdade deu um grande passo na luta estudantil, já que a concretização do Centro possibilita dar voz aos estudantes e a ampliação do diálogo entre a Coordenação do Campus e a Faculdade de Matemática. Esses aspectos irão contribuir com a qualidade do curso e com a formação dos discentes na Instituição UFPA.

Texto: Edyvana Teixeira – FACMAT 2017 (com revisão da Ascom UFPA/Castanhal)

Coordenação do ProfMat em Castanhal divulga locais de prova

A Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) em Castanhal divulga os locais onde será aplicado o Exame Nacional de Acesso (ENA), que ocorrerá no dia 20 de outubro, das 14 às 17h. Os candidatos devem entrar nas salas até 13h50 (horário limite descrito no Edital).

O endereço do Campus I da UFPA em Castanhal é: Av. dos Universitários, s/n, Jaderlândia. As provas serão realizadas no prédio de salas de aula, de acordo com o cronograma disponível aqui.

Para ver imagens do Campus I da UFPA em Castanhal, clique aqui.

Leia mais:

ProfMat divulga demanda de inscritos: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1640

Inscrições abertas para o ProfMat: https://campuscastanhal.ufpa.br/?p=1491

ProfMat divulga demanda de inscritos para o polo de Castanhal

A coordenação do ProfMat em Castanhal divulga a demanda de inscritos para o processo seletivo de 2019.

“No ano passado a demanda para participar da seleção de mestrado no município de Castanhal, foi de 213 candidatos para 15 vagas, totalizando 14 candidatos por vaga. Neste ano, o número de vagas foi aumentado para 20, sendo que 241 candidatos se inscreveram, gerando uma demanda de 12 candidatos por vaga”, esclareceu o professor Arthur Almeida, coordenador do ProfMat em Castanhal, que continua sendo o maior município em demanda de vagas para o mestrado.

Veja no gráfico abaixo a porcentagem de inscritos para cada polo:

Com 68 dos inscritos totais, o município de Castanhal é o maior em demanda de inscritos para o mestrado, seguido de Belém com 33 inscritos. A prova será realizada no dia 20 de outubro de 2018.

Texto: Thiago Bertolino – Ascom UFPA/Castanhal

Faculdade de Matemática terá Centro Acadêmico

Discentes do curso de Licenciatura em Matemática e outros membros da Faculdade vão se reunir no dia 17 de outubro para discutir a criação do Centro Acadêmico da Faculdade de Matemática (CAMAC).

O evento será realizado no Auditório Nazaré Sá, a partir das 16h30 e pretende ser um momento em que os alunos regularmente matriculados no curso de Matemática poderão votar e aprovar o estatuto, no qual estão expostas as regras, os deveres e os direitos que irão reger o CAMAC.

Um Centro Acadêmico (CA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. Entre suas tarefas estão: realizar discussões e encontrar soluções para os problemas enfrentados na relação aluno-professor, para questões ligadas aos conteúdos e ao currículo e para demandas na área administrativa. Também cabe ao CA, articular a produção de eventos e de manifestações políticas e culturais, sempre procurando dialogar com a faculdade para contribuir com a qualidade do curso e com a formação dos discentes.

A comissão responsável pelo evento de criação do CAMAC é formada pelos representantes discentes no conselho do Campus, além dos representantes de turmas da Faculdade de Matemática.

Toda a comunidade da Faculdade de Matemática está convocada para participar dos debates.

Texto: Paula Oliveira – Ascom UFPA/Castanhal