Home » Matemática » Professor do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA vai lançar livros no Campus de Castanhal

A Faculdade de Matemática convida a comunidade acadêmica para o lançamento de duas obras de autoria do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA. O evento vai acontecer no dia 28 de setembro de 2022, às 15 horas, no Auditório do GETI. Na ocasião serão lançados os livros intitulados “Artes Matemáticas, Ciências e Técnicas na Amazônia do Século XVIII” e “Usos da História no Ensino de Matemática: Reflexões, Técnicas e Experiências”.

O professor Iran escolheu o Campus Universitário de Castanhal para fazer o lançamento de suas obras e para realizar um momento de bate-papo com os participantes, além de sessão de autógrafo.

O professor Iran Abreu Mendes, é Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq. Possui graduação em Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-Doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008).

Atualmente, é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará, onde atua como pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.

Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática.

Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). E-mail: iamendes1@gmail.com.

Texto e arte: Divulgação FacMat