Surgido em 2017, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), vinculado à UFPA Castanhal, em sua primeira avaliação do período quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) obteve reconhecido sucesso, aumentando seu conceito de 3 para 4.
“O feito surpreende, pois a maioria dos PPGs localizados na Amazônia somente atingem conceito 4 após o segundo período de avaliação quadrienal. Outro ponto que merece destaque é que o PPGEAA foi o único dos campi do interior da UFPA que subiu de nota, o que mostra o reconhecido empenho e sucesso de todos que fazem este Programa”, comemora o vice-coordenador do PPGEAA, professor José Guilherme Fernandes.
A coordenadora, professora Yomara Pires, explicou quais são os critérios adotados pela Capes para a atribuição dos conceitos.
“O processo de avaliação se dá por meio da coleta anual de dados públicos e transparentes, registrados pelos Programas da Plataforma Sucupira (plataforma comum ao Sistema Nacional de Pós-Graduação). A avaliação é realizada por pares: Comissões de especialistas da área e Conselho Técnico Científico do Ensino Superior”, relata a docente.
Os conceitos distribuídos aos PPGs se distribuem em notas de 1 a 7, sendo 3 (regular), 4 (bom) e 5 (muito bom). Os que obtêm notas 6 e 7 são os Programas com excelência, sendo referências para as Áreas. Conceitos 1 e 2 implicam no descredenciamento do curso e seus diplomas deixam de ter validade nacional. A nota máxima para programas que têm apenas o mestrado, como o PPGEAA, é 5.
A importância da avaliação se dá em diferentes aspectos: assegura ao aluno de mestrado ou doutorado que ele terá aulas e será orientado por professores competentes, cientificamente produtivos e reconhecidos por seus pares; garante a qualidade dos cursos; permite a concessão de recursos por parte do poder público e instituições privadas, levando em consideração os PPGs com melhores conceitos Capes. Além disso, permite que as próprias instituições avaliadas definam suas políticas de aprimoramento interno.
O PPG em Estudos Antrópicos na Amazônia concentra-se na área 45 – Interdisciplinar, estando na Câmera de Ensino II – sociais e humanidades. Dentre os critérios de avaliação da área interdisciplinar pontuam-se: perfil do corpo docente; atividades de pesquisa e produção científica dos docentes; produção intelectual dos discentes e egressos, aderência e atualização das áreas de concentração com as linhas de pesquisa; qualidade e adequação das dissertações; internacionalização e, agora, também o impacto social do programa.
Ao avançar da nota 3 para 4, o PPGEAA está habilitado para pleitear o doutorado, como anuncia o professor José Guilherme Fernandes.
“Muito feliz por esse sucesso, duplamente: por ter estado na gênese deste Programa e por, atualmente, estar na vice-coordenação, juntamente com a professora Yomara Pires. Parabéns à nossa comunidade acadêmica pelo empenho, e vamos ao doutorado!”, conclui.
Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Ana Lima – Ascom UFPA/Castanhal