Home » Matemática » Inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática

A Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) divulgou o edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) para interessados em ingressar na turma 2023, que terá início em março. As inscrições poderão ser realizadas de forma on-line, até o dia 03 de outubro de 2022. Clique aqui para se inscrever.

Formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, incluindo a UFPA, o Profmat é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação, com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado). Ele tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada, relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente para professores de escolas públicas que busquem aprimoramento da formação profissional.

Público-alvo – Poderão participar da seleção, professores em exercício da docência de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.

Vagas – Em todo o Brasil, o Profmat oferta 1.400 vagas. Para a UFPA foram disponibilizadas 54 vagas para as turmas de 2023, sendo 10 em Castanhal, 12 em Abaetetuba, 13 em Bragança e 19 para o Campus de Belém.

Calendário – O Exame Nacional de Acesso será aplicado no dia 22 de outubro de 2022, presencialmente, no horário das 14 às 17h. A prova será constituída de 30 questões de múltipla escolha. Os candidatos aprovados deverão realizar matrícula até 20 de janeiro de 2023. Para consultar o edital do Profmat, clique aqui.

Taxas – O Mestrado Profissional em Matemática é gratuito, mas para a inscrição no processo seletivo será cobrada taxa no valor de R$ 82.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação Profmat