Home » Sem categoria » Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia publica livros que contribuem para formação do sujeito criativo investigativo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia publica livros que contribuem para formação do sujeito criativo investigativo

No mês de agosto ocorreu o lançamento do livro intitulado “Formação de Especialistas em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional: Ensaios Orientados”, organizado pelo professor Dr. Carlos José Trindade da Rocha, docente da Faculdade de Pedagogia (FAPED) e do PPG em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) da UFPA Castanhal.

A obra busca contribuir com o trabalho de psicopedagogos e neuropsicopedagogos. O professor Carlos José explica que esses profissionais podem atuar em três áreas distintas:  institucional, clínica e hospitalar.

“No caso da primeira opção, o profissional poderá atuar principalmente em ambientes escolares, ajudando no processo de aprendizagem das crianças, com ou sem deficiência, evitando a desistência dos jovens devido às dificuldades na jornada educativa. Já quem escolhe a Neuropsicopedagogia Clínica, atuará em espaços como consultórios e postos de saúde (espaços não formais de educação). O seu objetivo principal será trabalhar com pacientes que possuem alterações em habilidades comunicativas, auditivas e cognitivas. Por fim, no terceiro ramo, o profissional irá atuar em espaços ligados à área hospitalar, lidando principalmente com o processo de reabilitação de pessoas que sofreram danos cognitivos, como pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, elencou o pesquisador.

Ainda no mês de agosto, o professor Carlos José também publicou o livro “Pesquisas em educação química: Concepções, Processos e Recursos Educacionais no Contexto Amazônico”, fruto do seu estágio de Pós-Doutoramento, organizado em parceria com a professora Dra. Sidilene Aquino de Farias (UFAM). A obra reúne pesquisas do Mestrado em Ensino de Química ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O professor esclarece a importância da obra.

“As pesquisas em Educação Química contribuem para que os egressos possam bem compreender o Ensino de Ciências no contexto/realidade amazônica, uma vez que foram investigações com ações de atos de ensino e estratégias atuais para atuação e mudança de concepções mais humanizadas aos atos de ensino e pesquisa do pedagogo”, conclui.

Para fazer o download gratuito da obra “Formação de Especialistas em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional: Ensaios Orientados”, clique aqui. Para adquirir a obra, clique aqui.

 

Texto: Paula Lopes e Luis Otávio da Silva – Ascom UFPA/Castanhal
Arte: Ana Caroline Lima – Ascom UFPA/Castanhal