Home » Matemática » Professor do Campus de Castanhal promove curso que auxilia no desenvolvimento de jogos digitais educacionais

Professor do Campus de Castanhal promove curso que auxilia no desenvolvimento de jogos digitais educacionais

Já imaginou aprender a criar jogos digitais sem precisar saber nada sobre programação ou design? Essa é a ideia do professor Renato Germano, da Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará (FAMAT) – Campus Castanhal, ao promover o curso de extensão “Introdução ao Scratch para jogos educacionais”. O curso visa garantir as condições necessárias para que os alunos possam elaborar e desenvolver seus próprios jogos digitais educacionais. Os interessados devem fazer sua inscrição pelo formulário on-line, até o dia 15 de agosto.

O Scratch é uma linguagem de programação que utiliza uma interface gráfica específica para que os programas sejam construídos com blocos encaixados. Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele é ideal para pessoas que desejam aprender a programar. Com ele, é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.

De acordo com o professor Renato Germano, por estarmos vivendo em um mundo cada vez mais “tecnológico”, há uma grande facilidade de a “nova geração” estar cada vez mais imersa nos jogos digitais. Assim, possuir conhecimentos básicos nesta área pode fazer a diferença para o professor na apresentação de certos conteúdos e até mesmo  para o mercado de trabalho.

“Dentre os trabalhos que já fiz, notei que a criação de jogos educacionais é bastante interessante. Esses jogos não precisam ser necessariamente digitais, podem ser de tabuleiro, cartas etc. Costumam atrair a atenção dos alunos o que torna as aulas de Física mais atraentes, fugindo um pouco daquele pragmatismo clássico”, afirma o professor.

Jogos digitais educacionais – A iniciativa tem como objetivo promover o contato dos jovens com a programação de um jeito mais atraente e inclusivo. Por isso o professor desenvolveu o curso direcionado aos alunos de licenciatura e professores da educação básica para que, assim, possam ser estimulados a aprender os primeiros conceitos sobre programação.

“Um dia, tomei conhecimento da linguagem de programação Scratch, e, a partir daí, vejo bastante potencial nela para que os alunos de licenciatura, ou professores da rede básica de ensino, possam construir seus próprios jogos digitais ou usá-los para que os seus alunos desenvolvam algumas simulações, a fim de tornarem o ensino mais significativo”, pontua Renato Germano.

Sobre o curso – Realizado no período de 17 de agosto a 11 de setembro de 2020, o curso será ministrado no estilo de Ensino a Distância, no qual os participantes poderão tirar as suas dúvidas e interagir com o professor e com os outros participantes por meio dos fóruns de discussões.

Neste curso, serão apresentados os conceitos básicos da linguagem de programação Scratch e confeccionados alguns jogos didáticos a fim de demonstrar o potencial da linguagem. É extremamente necessário que o aluno tenha acesso a um computador conectado à Internet para acessar a plataforma do Scratch, que é on-line.

Para garantir que os participantes assistam em qualquer horário e quantas vezes forem necessárias, o curso será gravado e ministrado por meio do Google Classroom (ou Google sala de aula), que está disponível no G-suite da UFPA. O curso terá os certificados emitidos, na forma digital, pela Faculdade de Matemática, Campus Castanhal. A carga horária é de 60 h.

“Iremos construir jogos simples e de ‘média’ complexidade, a partir dos primeiros princípios. Nos vídeos, os participantes poderão pausar, a fim de acompanhar os passos, e tentar replicá-los em suas casas. Qualquer dúvida, é só me enviar que responderei”, explica o professor.

Serviços:

Curso de extensão “Introdução ao Scratch para jogos educacionais”.
Data: no período de 17 de agosto a 11 de setembro de 2020.
Carga horária: 60h
Pré-requisito: ter acesso a um computador conectado à Internet para acessar a plataforma do Scratch, que é on-line.
Inscrições: pelo preenchimento do formulário on-line, até o dia 15 de agosto.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Reprodução da Plataforma