Home » PPGEAA » PPGEAA promove I Seminário de Cultura Popular em São Caetano de Odivelas

PPGEAA promove I Seminário de Cultura Popular em São Caetano de Odivelas

Nos dias 29 e 30 de novembro o Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), vinculado ao Campus da UFPA em Castanhal, vai promover o I Seminário de Cultura Popular dos Bois de Máscaras em São Caetano de Odivelas, município do nordeste paraense, localizado a cerca de 113km da capital, Belém.

Dentre os objetivos da programação está a promoção do diálogo entre os segmentos envolvidos com a produção, gestão e investigação da prática da cultura popular do Boi de Máscaras. Além disso, o Seminário busca levantar as demandas dos praticantes e grupos de Boi de Máscaras; organizar o Fórum Permanente dos Bois de Máscaras em São Caetano de Odivelas e propor a Carta de Odivelas, com diretrizes para o incentivo, preservação e manifestação dessa cultura popular.

Boi de Máscaras – A origem da manifestação da cultura popular do Boi de Máscaras na cidade de São Caetano de Odivelas remonta ao ano de 1937, quando um grupo de pescadores, em retorno de longa estada de trabalho no norte da ilha de Marajó, resolve trazer, deste lugar, uma cabeça de boi, ou quem sabe búfalo, às vésperas do dia de São João, para fazer uma brincadeira de rua. De lá para cá a participação popular nessa manifestação, que é uma variante do Boi Bumbá, só tem crescido numericamente ao longo dos anos. Como autêntico teatro medieval de rua e das praças, o Boi de Máscaras resiste ao tempo porque, mesmo a despeito de sua modernização, observada na incorporação de elementos da mídia, ele não perdeu aquilo que marca profundamente a cultura popular: a solidariedade.

Programação do Seminário:

29/11/2018

18h30 – Abertura

19 às 20h30 – Palestra “Governança Local e Cultura Popular” com Odair de Barros Varela (Universidade do Cabo Verde);  Mediação José Guilherme Fernandes

30/11/2018

08 às 09h – Palestra “Fomento à Cultura Popular”, com José Guilherme Fernandes (PPGEAA/UFPA)

09 às 12h – Grupo de Trabalho em Criação, Produção e Circulação dos Bois de Máscaras

12h – Apresentação da Carta de Odivelas e encerramento

Local

O evento é aberto a todas as pessoas interessadas na temática e será realizado no Núcleo Universitário Prof. Mário Chagas Fernandes (NUSC), que foi inaugurado em 04 de julho deste ano, a partir da parceria entre o Campus da UFPA em Castanhal e a prefeitura de São Caetano, que vai ofertar, já no PS 2019, uma turma flexibilizada de Letras Português, com aulas previstas para julho do próximo ano.

Texto: Divulgação