Home » Letras » Simpósio Artístico-Literário e Colóquio de Linguística reúnem estudantes e pesquisadores na UFPA/Castanhal

Começaram nesta quinta, 29, o VII Simpósio Artístico-Literário (SALIC) & o V Colóquio de Linguística (COLIC), realizados pela Faculdade de Letras do Campus da UFPA em Castanhal.

Na mesa de abertura o vice-coordenador do Campus, professor Bruno Lyra, destacou a relevância do tema do SALIC/COLIC, que, neste ano, traz debates sobre os “Estudos Linguísticos, Literários e Artísticos: do conhecimento científico às práticas educativas”.

“A discussão do conhecimento científico dentro do processo educativo é fundamental e ela não é fechada a um determinado conteúdo, podendo ser levada para todas as áreas. É possível termos uma transversalidade com essa discussão. O papel da universidade é importante nesse contexto para que a gente consiga atingir todas as frentes de ensino”, concluiu o vice-coordenador.

Quem também argumentou sobre a importância do conhecimento científico foi o diretor da Faculdade de Letras, professor Ideval Velasco.

“A gente precisa refletir sobre quais serão as nossas ações depois de formados, diante de discussões tão complexas como a escola sem partido. Que tipo de conhecimentos iremos levar para as escolas? Passamos anos adquirindo conhecimentos linguísticos, literários e artísticos e precisamos encarar o conhecimento científico como forma de trazer mudanças para a sociedade”, considerou o professor Velasco.

Os professores Davi Souza e Igor Marques e Zilda Paiva, coordenadores dos eventos, também compuseram a mesa de abertura e deram as boas-vindas aos participantes, além de trazerem suas contribuições para as discussões em torno da temática deste ano.

A programação seguiu com a mesa-redonda “ESTUDOS LINGUÍSTICOS, LITERÁRIOS E ARTÍSTICOS: do conhecimento científico às práticas educativas”, mediada pela professora Simone Negrão e que contou com os debatedores professora Maria Risoleta Silva Julião (UFPA) – A linguística nos cursos de formação de professores para a educação básica; professor Alcides Fernandes de Lima (UFPA) – O real inteligível e o real simbolizado: a intermediação do real e a função cognitiva da linguagem; professor Benedito Ubiratan de Sousa Pinheiro Junior (UFPA) – Do amor à tortura: A educação científica pela perspectiva da Literatura.

O SALIC/COLIC continua na tarde desta quinta, com diversas comunicações orais, que serão apresentadas nos espaços do GETI, do Auditório Nazaré Sá e nas salas 7 e 8 do prédio central. Para conferir o cronograma, clique aqui.

Já na sexta, 30, os eventos trazem, além de mesa-redonda e comunicações orais, oficinas e apresentações de pôsteres. Os momentos culturais acontecem a partir das 18h20, nesta quinta e às 19h, na sexta.

Para mais informações, acesse o site oficial: https://sitesaliccolic.wixsite.com/salic-colic-oficial.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Comissão de Divulgação SALIC/COLIC