Home » Letras

Category Archives: Letras

Submissões de trabalhos aos simpósios temáticos para o VIII SALIC e o VI COLIC podem ser feitas até esta segunda, 18

O VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal e do VI Colóquio de Linguística de Castanhal ainda estão com inscrições abertas para submissões de comunicações orais aos simpósios temáticos que irão compor os eventos.

Os interessados têm até o dia 18 de novembro para enviar o resumo para o e-mail resumosaliccolic@gmail.com. No assunto do e-mail, deve-se usar a seguinte identificação: COMUNICAÇÃO_SIMPÓSIO DE Nº TAL_TÍTULO DO RESUMO, conforme o Edital. Clique aqui para conferir todas as regras para submissão.

Neste ano, farão parte do VIII SALIC e do VI COLIC os seguintes simpósios (clique nos títulos para ler os resumos)

1. Literatura e política

2. Literatura, memória e identidade: sobre as representações do índio na história da literatura brasileira

3. Propostas pedagógicas com as práticas linguageiras para o ensino de língua portuguesa

4. Estética e literatura indigenista na Amazônia

5. A utilização de jogos didáticos nas aulas de língua portuguesa

6. Alfabetização e letramento literário na Amazônia: oralidade, leitura, escita e literatura infantil e juvenil no Sertão das Águas

7. O livro didático de língua portuguesa – concepções e análises

8. Estudos de línguas naturais na Amazônia

9. Letramento literário – teorias e práticas situadas

10. Literatura, arte e memória: dos diversos modos de ser e viver na contemporaneidade

11. Processo de didatização e avaliação formativa na formação de professores e nas aulas de línguas

12. Tecnologias e multiletramentos: transversalizando saberes e culturas na educação

13. Chega-te a nós, diga-nos sobre o que andas pesquisando e te mostraremos o que temos feito: um convite à pesquisa em fraseologia na Amazônia

14. As práticas de leitura na escola, da escola e para a escola

Temática dos eventos: O VIII SALIC e o VI COLIC, este ano, têm por tema: “‘Sou bravo, sou forte, sou filho do Norte’: Língua(gem), literatura, arte e culturas amazônicas”. O intuito é valorizar a heterogeneidade que constitui a população amazônica e levantar a discussão sobre a importância da preservação desta heterogeneidade.

O tema escolhido relaciona-se com a pauta levantada este ano, tendo em vista os eventos históricos de descaso e desvalorização para com os povos indígenas. Em resposta à realidade vivida pelo crescente desaparecimento das línguas desses povos, a UNESCO declarou o ano de 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. A proclamação tem por objetivo conscientizar sobre as línguas indígenas enquanto patrimônio cultural da humanidade, além de promover a valorização delas como riquezas culturais insubstituíveis.

Para mais informações sobre o VIII SALIC e o VI COLIC, acesse o site oficial do evento.

Texto: Rosanne de Sousa – Ascom UFPA/Castanhal

Jornada Literária sobre Milton Hatoum na UFPA/Castanhal trará debates sobre a Amazônia

Diante dos recentes acontecimentos que colocaram a Amazônia no centro das discussões internacionais, a jornada literária “Milton Hatoum: política, espaço e identidade amazônica” pretende levantar as discussões acerca da literatura feita nessa Região, partindo do principio de que a literatura se configura como um espaço de debate sobre a história, a cultura e a sociedade.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa: Literaturas pós-autônomas, poéticas do contemporâneo e nação, coordenado pelo Prof. Dr. Sergio Afonso Gonçalves Alves. A programação acontece no dia 5 de novembro e contará com mesas-redondas que terão por tema a obra do escritor Milton Hatoum e de outros escritores cujas obras abordam a questão da Região Amazônica em seus diversos aspectos, além de palestras e uma conferência ministrada pelo Prof. Dr. Luís Heleno Montoril Del Castilo (ILC/UFPA).

Poderão submeter trabalhos pesquisadores doutores, mestres, discentes de pós-graduação e graduação, profissionais liberais, técnico/as e membros de movimentos sociais. Os trabalhos deverão abordar algum dos temas propostos no edital e conter: Título; Nome da instituição de vínculo dos autores; Até 900 caracteres com espaçamento 1.0, fonte Times New Roman tamanho 12; Introdução, objetivos, metodologia, resultados e até três palavras-chave. Para consultar todas as regras de submissão acesse o Edital.

O evento é aberto ao público e as inscrições para ouvinte e apresentação de trabalho estão abertas e podem ser feitas até o dia 21 de outubro.

Para realizar sua inscrição como ouvinte e/ou apresentação de trabalho clique aqui.

Serviço:
Jornada Literária Milton Hatoum: política, espaço e identidade amazônica
Data: 05/11/2019
Local: Auditório Nazaré Sá – UFPA/Castanhal
Horário: 14 às 19h
Inscrições para ouvintes e para submissão de trabalhos: até 21/10/2019

Texto: Rosanne de Sousa – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação

Projeto de Pesquisa “A Ludicidade no Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa” seleciona voluntários

Alunos da UFPA/Castanhal ou de outras instituições públicas de ensino superior, matriculados nos cursos de Letras Língua Portuguesa, Pedagogia, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas podem participar da seleção de voluntários para o Projeto de Pesquisa “A Ludicidade no Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa” coordenado pela professora Zilda Paiva, da Faculdade de Letras (UFPA/Castanhal). Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 4 de novembro de 2019.

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de jogos didáticos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa nas séries finais do ensino fundamental e na formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa. Além do desenvolvimento dos jogos didáticos, outras ações são previstas como: ofertas de minicursos, oficinas, palestras, participação em eventos científicos e criação de um canal de mídia para a divulgação das ações e dos resultados do projeto. Todas essas atividades fazem parte do plano de trabalho dos voluntários.

Requisitos para a seleção – Os candidatos precisam estar regularmente matriculados e cursando a partir do 3º semestre dos cursos citados no Edital; não ter CRG inferior a cinco; dispor de 10 horas semanais para dedicação ao projeto (horários a serem definidos com a coordenação do projeto) e ter disponibilidade para realizar as atividades referentes ao plano de trabalho.

Seleção – Para participar da seleção, os interessados devem preencher o formulário (clique aqui para acessá-lo), anexando histórico escolar e informando a motivação para participar do projeto. O formulário preenchido e os anexos deverão ser enviados para o e-mail informado no Edital. Após a análise dos dados enviados, os selecionados serão convocados para a fase de entrevista, que será realizada entre os dias 05 e 07 de novembro.

Para mais informações sobre a seleção de voluntários para o Projeto de Pesquisa A Ludicidade no Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa, acesse o Edital.

Texto: Rosanne de Sousa – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

Evento na UFPA/Castanhal pretende abordar alteridade e envelhecimento na educação, na literatura e na psicanálise

O envelhecimento ainda é visto pelo senso comum como indesejado. Segundo Tatiana de Lucena Torres e outros autores, em seu artigo Representações sociais e crenças normativas sobre envelhecimento, a maioria dos idosos ainda não consegue se reconhecer como tal, justamente pela carga negativa que ainda se coloca sobre o termo velho.

Discutir sobre essa temática, em busca de quebrar muitas dessas opiniões recorrentes na sociedade é um dos objetivos do evento “Alteridade e Envelhecimento: representações na educação, na literatura e na psicanálise”, organizado em conjunto pelos Grupos de Pesquisas: Alteridade, Literaturas do Insólito e Psicanálise (ALLIP) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Envelhecimento e Sexualidade (NEPES), ambos do Campus Universitário de Castanhal, coordenados pela Profa. Dra. Sylvia Maria Trusen e pelo Prof. Dr. Dário Azevedo dos Santos, respectivamente.

A programação vai oferecer discussões que atravessam a temática do envelhecimento através das diversas óticas abordadas pelos dois grupos organizadores e procurará esclarecer esse campo de investigação ainda repleto de estigmas estabelecidos pelo senso comum.

O evento será realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2019, das 08h às 20h, na UFPA/Castanhal. As inscrições são gratuitas e abertas a toda a comunidade acadêmica. Para realizar a sua inscrição, clique aqui . A programação contará com diversos momentos culturais, apresentações teatrais e musicais, exibição de filmes, atividades acadêmicas, mesas redondas, discussões e comunicações orais.

Texto: Rosanne de Sousa – Ascom UFPA/Castanhal

Arte: Divulgação do evento

Faculdade de Letras promove evento com a participação de alunos da Escola Estadual Elcione Barbalho

Nesta quarta, às 14h, no Auditório do GETI (UFPA/Castanhal) será realizado o evento RESGATE DAS RAÍZES CASTANHALENSES POR MEIO DE TEXTOS DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS, promovido pela Faculdade de Letras. A programação é aberta a toda a comunidade acadêmica.

Promoção – O evento integra uma atividade do Projeto de Pesquisa “O ensino da Língua Portuguesa por meio da concepção sociológica e valorativa da língua(gem)”, coordenado pela Profa. Dra. Márcia Ohuschi e faz parceria com o Projeto de Extensão “Ações para o desenvolvimento de competências de leitura e de produção escrita: Vertentes do Letramento Acadêmico no Campus de Castanhal”, coordenado pela Profa. MsC. Simone Negrão e com o Projeto de Pesquisa “A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa”, coordenado pela Profa. Dra. Zilda Paiva.

Programação

14h – recepção dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Elcione T. Z. Barbalho

14h20 – Mesa de abertura: Bruno (coordenador do Campus), Ideval (diretor da Faculdade de Letras), Márcia Ohuschi (coordenadora do Projeto de Pesquisa), Simone Negrão (coordenadora do Projeto de Extensão), Zilda Paiva (Projeto de Pesquisa Ludicidade), Hugo Souza (Presidente da Academia Castanhalense de Letras)

14h50 – Apresentação artística – alunos da Escola Elcione Barbalho

15h – Apresentação dos resultados da Dissertação de Mestrado “O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO LEITOR DE ALUNOS DO 8º ANO: UM TRABALHO COM TEXTOS DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS CONTADAS POR MORADORES ANTIGOS DE CASTANHAL” – Profª. MsC. Idaléia Cruz Silva

15h30 – Intervalo – com lanche para os alunos

15h50 – 16h50 – Oficina com os alunos: Jogos didáticos de Língua Portuguesa

17h – Encerramento

Texto e arte: Divulgação

VIII SALIC e o VI COLIC: aberto o período para submissão de comunicações orais e pôsteres

Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro serão realizados o VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal (SALIC) e o VI Colóquio de Linguística de Castanhal (COLIC), com organização dos alunos da Faculdade de Letras da UFPA Campus Castanhal.

Passado o prazo para submissão de Simpósios Temáticos, abriu-se o período para a submissão de comunicações orais e pôsteres. Até 15 de novembro, graduandos, graduados, pós-graduandos, pesquisadores e professores vinculados ao ensino básico ou ao ensino superior podem submeter seus trabalhos.

As propostas de comunicações orais devem obedecer aos seguintes critérios:

  1. Estar alinhadas a algum dos Simpósios Temáticos aprovados pela organização do evento (consulte aqui);
  2. Serem resultado de uma pesquisa em andamento ou concluída;
  3. Os resumos das propostas precisam ser enviados, como anexo, para o e-mail resumosaliccolic@gmail.com em formato Word.

As propostas de pôsteres devem obedecer aos seguintes critérios:

  1. Estarem alinhadas a algum dos eixos temáticos do evento, divulgados no Edital.
  2. Os resumos das propostas precisam ser enviados, como anexo, para o e-mail resumosaliccolic@gmail.com em formato Word.

Os interessados em submeter trabalhos devem consultar as regras de formatação para os resumos, aqui.

Para mais informações sobre os eventos, acesse o site.

Texto: Rosanne de Sousa – Ascom UFPA/Castanhal

Leia também:

VIII SALIC e VI COLIC: aberto o período para submissão de simpósios temáticos

 

Exposição vai mostrar o percurso da Língua Portuguesa nos países lusófonos

No dia 28 de junho, no Auditório do GETI (UFPA/Castanhal), das 8 às 20h, será realizada a I Exposição de Língua Portuguesa, organizada por alunos das turmas de Letras Português 2016 e 2017 (manhã) e 2018 (noite).

O evento é aberto ao público em geral e tem como objetivo apresentar aspectos culturais e linguísticos dos dez países que falam a Língua Portuguesa no mundo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Os participantes poderão observar as transformações da língua nos países lusófonos, bem como a sua atual situação.

Com o tema “Onde está a Língua portuguesa?”, a proposta da Exposição surgiu a partir da disciplina Filologia Românica, ministrada pela professora Inéia Damasceno Abreu, que orienta os alunos na organização da programação, que contará com apresentações musicais, dança, exposição de quadros e artesanato. As inscrições serão realizadas durante o evento.

Para mais informações, acesse o instragram do evento: @1exposicaolp.

Texto: Divulgação
Arte: Rosanne de Sousa – Turma de Letras 2016

 

Projeto da Faculdade de Letras seleciona bolsista

A coordenação do projeto de pesquisa “O ensino da Língua Portuguesa por meio da concepção sociológica e valorativa da língua(gem)”, vinculado à Faculdade de Letras da UFPA/Castanhal, torna pública a seleção de 01 (um) bolsista de iniciação científica (PIBIC/UFPA), conforme edital 06/2019 – PROPESP.

Para concorrer à vaga, o interessado precisa ser aluno regularmente matriculado no curso de Letras – Língua Portuguesa da UFPA/Castanhal e ter o curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq. Além disso, o discente não deve possuir vínculo empregatício nem ter sido contemplado com outro tipo de bolsa (Ensino, Pesquisa, Estágio Remunerado).

As atividades referentes à bolsa terão duração de 12 meses (agosto de 2019 a julho 2020) e o aluno selecionado deverá dispor de 20h semanais para as atividades acadêmicas e de pesquisa ligadas ao projeto. O valor da bolsa é de 400 reais mensais.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por e-mail, até as 23h59 do dia 10 de julho. Basta enviar histórico escolar (SIGAA), atestado de matrícula (SIGAA) e ficha de inscrição preenchida para marciaohuschi@yahoo.com.br.

Para consultar os critérios de avaliação e para outras informações, consulte o Edital.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

Professores organizam segunda edição de livro com experiências do Mestrado Profissional em Letras

Em março deste ano foi lançado o segundo volume do livro “Pesquisa, ensino e formação docente – experiências do ProfLetras UFPA”, com organização de vários docentes do Mestrado Profissional em Letras, dentre eles o professor Alcides Fernandes de Lima, que falou sobre o objetivo principal da obra.

“A ideia era transformar as dissertações dos alunos do mestrado profissional em artigos e organizar um livro para ser publicado, de modo que esse trabalho pudesse ser acessível a professores de Língua Portuguesa da educação básica, que não estão na universidade”.

Outro motivo que levou os docentes a organizarem o trabalho foi a percepção de que há uma grande falta de material didático para os profissionais que atuam na educação básica. O professor Alcides ressaltou que uma das causas desse problema é a carência de trabalhos semelhantes na região, já que a maioria dos livros que abordam o mesmo conteúdo é lançada nas regiões Sul e Sudeste do país.

O professor também destaca o caráter pedagógico das duas obras publicadas. “Todas as dissertações que foram transformadas em artigos para entrarem nas publicações, têm relação com a realidade de sala de aula e apresentam propostas de intervenção didática, justamente para que o professor possa adaptar para as suas aulas do dia-a-dia.”

Os volumes ainda apresentam assuntos e metodologias que podem não só serem aplicadas em sala de aula sem muito esforço, como também fornecem ideias de como abordar os diversos temas que precisam estar presentes nas aulas de língua portuguesa.

O primeiro livro traz 10 artigos que abarcam práticas de leitura, escrita, propostas de abordagem de textos literários nas séries do ensino fundamental e metodologias para a produção de textos literários; o segundo volume traz quinze artigos que seguem o mesmo viés do primeiro e ainda traz opções para aplicação de conteúdos gramaticas e de outros assuntos das aulas de língua portuguesa.

O professor ainda frisou que o grupo responsável pela organização dos volumes já está pensando no lançamento de um terceiro volume, que seguirá pelo mesmo caminho dos primeiros.

Para quem deseja ter contato com o material, dois exemplares de cada volume estão disponíveis na biblioteca da UFPA, no Campus de Castanhal. E os livros também estão disponíveis para a compra na secretaria do ProfLetras, em Belém e no site da editora Pontes no endereço:  http://ponteseditores.com.br.

Além do professor Alcides Fernandes de Lima, a docente Márcia Ohuschi, da Faculdade de Letras do Campus de Castanhal e do ProfLetras, contribuiu com publicações nas duas edições de “Pesquisa, ensino e formação docente – experiências do ProfLetras UFPA”.

Texto: Rosanne de Sousa – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação

Projeto de Extensão da Faculdade de Letras seleciona voluntários

Com o objetivo de promover ações para o desenvolvimento de competências de leitura e de produção escrita foi criado o projeto de extensão “Vertentes”, coordenado pelas professoras Simone Negrão e Inéia Abreu da Faculdade de Letras da UFPA/Castanhal.

Vinculado ao Projeto de Pesquisa “Alfabetização, Letramentos e Docência na Amazônia” (IEMCI/UFPA), o projeto “Vertentes” tem como foco as dificuldades apresentadas na escrita acadêmica, sobretudo no que se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Pensando em alavancar as suas ações, o projeto está selecionando voluntários que queiram contribuir com o desenvolvimento do letramento de discentes do Campus, de outros membros da comunidade acadêmica, além de pessoas da comunidade externa.

Para se candidatar a voluntário, é preciso ser aluno do Campus da UFPA/Castanhal e enviar um e-mail com o assunto “Eu quero ser voluntário”, para vertentes2019ufpa@gmail.com. Informe seu interesse e envie seus dados: nome, curso, período letivo. Participe!

Para mais informações, curta a fan page, no endereço: https://www.facebook.com/letramentoacademicoufpa/.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Imagem: Divulgação