Home » Letras

Category Archives: Letras

II Jornada de Estudos Literários já é nesta terça: veja a programação

O Grupo de Pesquisa Alteridade, Literaturas do Insólito e Psicanálise, coordenado pela professora Sylvia Trusen, da Faculdade de Letras do Campus da UFPA em Castanhal, vai promover, no dia 04 de dezembro, a II Jornada de Estudos Literários.

Sob o tema “Alteridade, Tradução e Literaturas do Insólito”, o evento é aberto ao público em geral, em especial a estudantes de Letras.

Os objetivos da programação visam promover os estudos literários, de modo geral e, particularmente, os articulados com a literatura do insólito e com a Psicanálise.

Os interessados em apresentar trabalho na modalidade comunicação oral podem submeter o resumo até 27 de novembro, enviando as informações para o e-mail literaturaealteridade2017@gmail.com. É importante ler as normas para submissão de trabalhos.

Confira a programação:

Manhã
Credenciamento – 8 h
Mesa de Abertura – 8 h 30 min
Mesa Redonda I – 10h às 12 h (Tema: Alteridade e insólito: reflexões sobre a literatura brasileira)

Tarde
Sessão Comunicação I: 14 h – 15 h 30 min
Sessão Comunicação II: 16 h – 17 h 15 min​

Noite
Mesa Redonda II – 18 h às 19 h 30 min (Tema: Alteridade e Tradução)

Mais informações no site do evento: https://estudosliterarios.wixsite.com/alteridadeliteratura/

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

Simpósio Artístico-Literário e Colóquio de Linguística reúnem estudantes e pesquisadores na UFPA/Castanhal

Começaram nesta quinta, 29, o VII Simpósio Artístico-Literário (SALIC) & o V Colóquio de Linguística (COLIC), realizados pela Faculdade de Letras do Campus da UFPA em Castanhal.

Na mesa de abertura o vice-coordenador do Campus, professor Bruno Lyra, destacou a relevância do tema do SALIC/COLIC, que, neste ano, traz debates sobre os “Estudos Linguísticos, Literários e Artísticos: do conhecimento científico às práticas educativas”.

“A discussão do conhecimento científico dentro do processo educativo é fundamental e ela não é fechada a um determinado conteúdo, podendo ser levada para todas as áreas. É possível termos uma transversalidade com essa discussão. O papel da universidade é importante nesse contexto para que a gente consiga atingir todas as frentes de ensino”, concluiu o vice-coordenador.

Quem também argumentou sobre a importância do conhecimento científico foi o diretor da Faculdade de Letras, professor Ideval Velasco.

“A gente precisa refletir sobre quais serão as nossas ações depois de formados, diante de discussões tão complexas como a escola sem partido. Que tipo de conhecimentos iremos levar para as escolas? Passamos anos adquirindo conhecimentos linguísticos, literários e artísticos e precisamos encarar o conhecimento científico como forma de trazer mudanças para a sociedade”, considerou o professor Velasco.

Os professores Davi Souza e Igor Marques e Zilda Paiva, coordenadores dos eventos, também compuseram a mesa de abertura e deram as boas-vindas aos participantes, além de trazerem suas contribuições para as discussões em torno da temática deste ano.

A programação seguiu com a mesa-redonda “ESTUDOS LINGUÍSTICOS, LITERÁRIOS E ARTÍSTICOS: do conhecimento científico às práticas educativas”, mediada pela professora Simone Negrão e que contou com os debatedores professora Maria Risoleta Silva Julião (UFPA) – A linguística nos cursos de formação de professores para a educação básica; professor Alcides Fernandes de Lima (UFPA) – O real inteligível e o real simbolizado: a intermediação do real e a função cognitiva da linguagem; professor Benedito Ubiratan de Sousa Pinheiro Junior (UFPA) – Do amor à tortura: A educação científica pela perspectiva da Literatura.

O SALIC/COLIC continua na tarde desta quinta, com diversas comunicações orais, que serão apresentadas nos espaços do GETI, do Auditório Nazaré Sá e nas salas 7 e 8 do prédio central. Para conferir o cronograma, clique aqui.

Já na sexta, 30, os eventos trazem, além de mesa-redonda e comunicações orais, oficinas e apresentações de pôsteres. Os momentos culturais acontecem a partir das 18h20, nesta quinta e às 19h, na sexta.

Para mais informações, acesse o site oficial: https://sitesaliccolic.wixsite.com/salic-colic-oficial.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Comissão de Divulgação SALIC/COLIC

Divulgada a programação do Simpósio Artístico-Literário e do Colóquio de Linguística

Encerrado o prazo para submissão de trabalhos ao VII Simpósio Artístico-Literário (SALIC) e ao V Colóquio de Linguística (COLIC) da Faculdade de Letras, a Comissão Organizadora divulga, agora, a programação dos eventos, que acontecem no Campus da UFPA Castanhal nos dias 29 e 30 de novembro.

O primeiro dia contará com o credenciamento dos participantes, das 8 às 9h, no Auditório Nazaré Sá. Em seguida, será composta a mesa de abertura, que fará um tributo à professora Ana Alice Felizola (in memoriam), idealizadora do SALIC, além de homenagens ao poeta Castro Alves e à professora Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso.

Ainda no dia 29, das 10 às 12h, a programação trará a mesa-redonda “ESTUDOS LINGUÍSTICOS, LITERÁRIOS E ARTÍSTICOS: do conhecimento científico às práticas educativas”. À tarde, das 14 às 18h15, acontecem as sessões de comunicações orais. A partir das 18h20 inicia-se o momento cultural, com várias atrações musicais.

No dia 30, haverá um café da manhã para os participantes inscritos e, às 9h começam as discussões da mesa-redonda “EDUCAÇÃO BÁSICA EM PERSPECTIVA: políticas públicas, projetos pedagógicos inovadores, limites e desafios”. Na sequência, a partir das 10h35, serão ministradas diversas oficinas, com temas variados. Já as apresentações de pôsteres do SALIC & COLIC vão das 14 às 14h45, no Tatipi, local que também será palco de apresentações lítero-musicais, declamação de poemas e exposição de livros, com o lançamento da obra Réquiem para o meu amor (MsC. Cláudia Vidal/UFPA). A partir das 16h, a programação segue no Auditório Nazaré Sá, com mais uma sessão de comunicações orais, que culminará com a mesa de encerramento. O momento cultural do dia 30 começa às 19h, no Tapiri.

Links úteis:

– Programação completa: clique aqui
– Cronograma das comunicações orais: clique aqui
– Cronograma das apresentações de pôsteres: clique aqui

Os interessados em participar dos eventos como ouvintes, ainda podem se inscrever presencialmente. Nesta quarta, 28, alunos de Letras estão no hall do prédio central do Campus I da UFPA, nos três turnos, recebendo inscrições antecipadas. Também será possível realizar inscrição no primeiro dia do evento, durante o credenciamento.

Os eventos são abertos para a comunidade acadêmica da UFPA e de outras instituições de ensino superior e para profissionais da educação em geral. O objetivo é incentivar a divulgação dos trabalhos produzidos pelos discentes e docentes do Campus da UFPA em Castanhal e de demais instituições de ensino superior. Além disso, o SALIC & o COLIC buscam valorizar as pesquisas realizadas, tornando-as públicas para o livre acesso, por meio da publicação dos textos apresentados.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

Faculdade de Letras vai realizar Simpósio Artístico-Literário e Colóquio de Linguística

Com o tema “Estudos Linguísticos, Literários e Artísticos: do conhecimento científico às práticas educativas”, alunos da Faculdade de Letras vão promover, nos dias 29 e 30 de novembro, o VII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal (SALIC) & o V Colóquio de Linguística de Castanhal (COLIC).

Os eventos são abertos para a comunidade acadêmica da UFPA e de outras instituições de ensino superior e para profissionais da educação em geral. O objetivo é incentivar a divulgação dos trabalhos produzidos pelos discentes e docentes do Campus da UFPA em Castanhal e de demais instituições de ensino superior. Além disso, o SALIC & o COLIC buscam valorizar as pesquisas realizadas, tornando-as públicas para o livre acesso, por meio da publicação dos textos apresentados.

As inscrições estão abertas e vão até 20 de novembro, para os interessados em submeter trabalhos (com taxa de 25 reais) e até o dia da realização do evento, para aqueles que irão participar como ouvintes (com taxa de 20 reais).

As informações sobre os eixos temáticos dos eventos e mais detalhes sobre as inscrições estão disponíveis no Edital. Para se inscrever, clique aqui e acesse o site oficial dos eventos.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Projeto Arte da Palavra vai promover encontro literário no Campus da UFPA em Castanhal

Uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (SESC), que vem percorrendo todas as regiões do país, estimulando a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção literária. Assim pode ser definido o Projeto Arte da Palavra, que chega a Castanhal em junho.

De acordo com Felipe Santos, auxiliar de atividades do projeto e responsável pela logística, duas escritoras estarão apresentando sua obra e dialogando com os participantes da programação, que acontece no dia 11 de junho.

“A primeira é a pernambucana Cida Pedrosa. Ela é ativista politica, feminista e o livro que ela traz pra gente é voltado para a literatura erótica. E a segunda é a mineira Adri Aleixo. Ela é poeta, professora e já publicou alguns livros. Ela também trata de questões feministas e o erotismo em sua obra é mais brando do que o da Cida Pedrosa”, destaca Felipe Santos.

A programação do Projeto Arte da Palavra na UFPA em Castanhal será realizada no Auditório Nazaré Sá, a partir das 16h. Todos os alunos, professores e técnicos do Campus estão entre o público-alvo, especialmente aqueles da área de Letras. Haverá certificado de 2h.

Quem perder o debate na UFPA, ainda poderá participar de um momento com as escritoras Cida Pedrosa e Adri Aleixo, a partir das 19h do dia 11 de junho, no SESC de Castanhal, na Av. Barão do Rio Branco.

Saiba mais sobre o projeto e as escritoras: clique aqui.

Texto: Paula Lopes, com a colaboração de Elluane Oliveira – Ascom UFPA/Castanhal

 

 

 

 

 

Faculdade de Letras da UFPA Castanhal abre concurso para professor substituto

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu Processo Seletivo Simplificado (PSS) para preencher uma vaga de professor substituto de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras do Campus de Castanhal.

Requisitos – Os interessados devem possuir diploma de Graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa), com mestrado em Letras ou em Linguagens e Saberes na Amazônia.

O regime de trabalho é de 40 (quarenta) horas semanais e as inscrições se encerram no dia 08 de junho.

Documentação – Para realizar a inscrição, o candidato deverá entregar pessoalmente (no Campus Universitário de Castanhal – Jaderlândia, na Secretaria da Faculdade de Letras), ou por meio de procurador legalmente constituído, os documentos exigidos no Edital ou encaminhá-los via SEDEX, ou serviço similar de entrega rápida, com a documentação já autenticada em cartório, sendo a data de entrega e postagem até o último dia de inscrição. O horário para entrega vai das 09 às 12h e das 14 às 17h.

Provas – O Processo Seletivo será realizado por meio de Prova Escrita e Prova Didática.

Para mais informações sobre o concurso da Faculdade de Letras e sobre outros Processos Seletivos para professor substituto, consulte o Edital 110/2018.

Texto: Thiago Bertolino – Ascom UFPA/Castanhal

Sarau Literário traz ao Campus de Castanhal escritor homenageado na Feira do Livro

A Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará Campus de Castanhal realiza, nesta quarta, 30 de maio, o Sarau Literário: uma conversa com Valter Hugo Mãe, escritor homenageado na XXII Feira Pan Amazônica do Livro no Estado do Pará.

Na visita ao estado o escritor estará em alguns campi da UFPA. A programação da visita ao Campus de Castanhal está sendo organizada pela turma de Letras Língua Portuguesa 2014.2, sob a coordenação da professora Merivânia Barreto.

O Sarau contará com apresentações teatrais das obras do autor, tais como: O PARAÍSO SÃO OS OUTROS e O MENINO DAS ÁGUAS, dramatizadas pelos próprios alunos das turmas de Letras.

Toda a comunidade castanhalense e dos municípios vizinhos está convidada para prestigiar a programação.

Sobre o escritor – Valter Hugo Mãe é o nome artístico do escritor português Valter Hugo Lemos. Nasceu na Angola, na cidade de Henrique de Carvalho (atual Saurimo), em 25 de Setembro de 1971. Passou a infância em Paços de Ferreira e em 1980 mudou-se para Vila do Conde, ambas em Portugal. Licenciou-se em Direito e fez pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em 1999 foi co-fundador da Quasi Edições, que já publicou obras de Mário Soares, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Manoel de Barros, António Ramos Rosa, Artur do Cruzeiro Seixas, Ferreira Gullar, Adolfo Luxúria Canibal entre outros.

Serviço:
Sarau Literário: uma conversa com Valter Hugo Mãe
Data: 30 de maio de 2018
Horário: das 15 às 18h
Local: Auditório Nazaré Sá

Texto: Divulgação, com revisão da Ascom UFPA/Castanhal

 

 

VII Seminário de Ensino e Aprendizagem do Português abrirá inscrições no dia 04

A Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará Campus Castanhal apresenta o VII SENAP (Seminário de Ensino e Aprendizagem do Português), com os objetivos de contribuir para a formação do professor de Língua Portuguesa e refletir sobre as novas perspectivas de ensino.

 O evento será realizado no dia 07 de dezembro de 2017 e tem como tema: “Materiais didáticos como um instrumento mediador”.

Nesta edição, as propostas foram elaboradas no âmbito da disciplina “Ensino-Aprendizagem do Português II”, por alunos das turmas de Letras Português de 2014.1 e 2014.2, sob a orientação das professoras Marcia Ohuschi e Dione Moraes.

Os interessados devem realizar inscrição, gratuitamente, nos dias 4 e 5 de dezembro inscrições hall do prédio de salas de aula (Campus I – Jaderlândia ).

O credenciamento do VII SENAP acontecerá a partir das 8h no auditório do GETI, tendo sua abertura às 8h30 e encerramento às 13h. O público-alvo são acadêmicos de Letras, Pedagogia e professores de Língua Portuguesa da educação básica do município de Castanhal.

Serviço

VII SENAP
Data: 07/12/2017
Local: Auditório GETI
Inscrições: 4 e 5 de dezembro
Programação: clique aqui
Mais informações: clique aqui

Texto: Igor Moura – Ascom UFPA/Castanhal