Home » Letras » Submissões de trabalhos aos simpósios temáticos para o VIII SALIC e o VI COLIC podem ser feitas até esta segunda, 18

O VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal e do VI Colóquio de Linguística de Castanhal ainda estão com inscrições abertas para submissões de comunicações orais aos simpósios temáticos que irão compor os eventos.

Os interessados têm até o dia 18 de novembro para enviar o resumo para o e-mail resumosaliccolic@gmail.com. No assunto do e-mail, deve-se usar a seguinte identificação: COMUNICAÇÃO_SIMPÓSIO DE Nº TAL_TÍTULO DO RESUMO, conforme o Edital. Clique aqui para conferir todas as regras para submissão.

Neste ano, farão parte do VIII SALIC e do VI COLIC os seguintes simpósios (clique nos títulos para ler os resumos)

1. Literatura e política

2. Literatura, memória e identidade: sobre as representações do índio na história da literatura brasileira

3. Propostas pedagógicas com as práticas linguageiras para o ensino de língua portuguesa

4. Estética e literatura indigenista na Amazônia

5. A utilização de jogos didáticos nas aulas de língua portuguesa

6. Alfabetização e letramento literário na Amazônia: oralidade, leitura, escita e literatura infantil e juvenil no Sertão das Águas

7. O livro didático de língua portuguesa – concepções e análises

8. Estudos de línguas naturais na Amazônia

9. Letramento literário – teorias e práticas situadas

10. Literatura, arte e memória: dos diversos modos de ser e viver na contemporaneidade

11. Processo de didatização e avaliação formativa na formação de professores e nas aulas de línguas

12. Tecnologias e multiletramentos: transversalizando saberes e culturas na educação

13. Chega-te a nós, diga-nos sobre o que andas pesquisando e te mostraremos o que temos feito: um convite à pesquisa em fraseologia na Amazônia

14. As práticas de leitura na escola, da escola e para a escola

Temática dos eventos: O VIII SALIC e o VI COLIC, este ano, têm por tema: “‘Sou bravo, sou forte, sou filho do Norte’: Língua(gem), literatura, arte e culturas amazônicas”. O intuito é valorizar a heterogeneidade que constitui a população amazônica e levantar a discussão sobre a importância da preservação desta heterogeneidade.

O tema escolhido relaciona-se com a pauta levantada este ano, tendo em vista os eventos históricos de descaso e desvalorização para com os povos indígenas. Em resposta à realidade vivida pelo crescente desaparecimento das línguas desses povos, a UNESCO declarou o ano de 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. A proclamação tem por objetivo conscientizar sobre as línguas indígenas enquanto patrimônio cultural da humanidade, além de promover a valorização delas como riquezas culturais insubstituíveis.

Para mais informações sobre o VIII SALIC e o VI COLIC, acesse o site oficial do evento.

Texto: Rosanne de Sousa – Ascom UFPA/Castanhal