Home » Letras » Evento na UFPA/Castanhal pretende abordar alteridade e envelhecimento na educação, na literatura e na psicanálise

Evento na UFPA/Castanhal pretende abordar alteridade e envelhecimento na educação, na literatura e na psicanálise

O envelhecimento ainda é visto pelo senso comum como indesejado. Segundo Tatiana de Lucena Torres e outros autores, em seu artigo Representações sociais e crenças normativas sobre envelhecimento, a maioria dos idosos ainda não consegue se reconhecer como tal, justamente pela carga negativa que ainda se coloca sobre o termo velho.

Discutir sobre essa temática, em busca de quebrar muitas dessas opiniões recorrentes na sociedade é um dos objetivos do evento “Alteridade e Envelhecimento: representações na educação, na literatura e na psicanálise”, organizado em conjunto pelos Grupos de Pesquisas: Alteridade, Literaturas do Insólito e Psicanálise (ALLIP) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Envelhecimento e Sexualidade (NEPES), ambos do Campus Universitário de Castanhal, coordenados pela Profa. Dra. Sylvia Maria Trusen e pelo Prof. Dr. Dário Azevedo dos Santos, respectivamente.

A programação vai oferecer discussões que atravessam a temática do envelhecimento através das diversas óticas abordadas pelos dois grupos organizadores e procurará esclarecer esse campo de investigação ainda repleto de estigmas estabelecidos pelo senso comum.

O evento será realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2019, das 08h às 20h, na UFPA/Castanhal. As inscrições são gratuitas e abertas a toda a comunidade acadêmica. Para realizar a sua inscrição, clique aqui . A programação contará com diversos momentos culturais, apresentações teatrais e musicais, exibição de filmes, atividades acadêmicas, mesas redondas, discussões e comunicações orais.

Texto: Rosanne de Sousa – Ascom UFPA/Castanhal

Arte: Divulgação do evento