Home » Sem categoria » Assistência Estudantil publica edital para Auxílio Kit Acadêmico

Assistência Estudantil publica edital para Auxílio Kit Acadêmico

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) divulga o Edital nº 07/2019/SAEST/UFPA, que regulamenta o processo seletivo para concessão de Auxílio Kit Acadêmico, modalidade do Programa Permanência. O objetivo é atender a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com recursos financeiros para aquisição de materiais específicos de alto custo utilizados em cursos de graduação.

Cursos participantes – Os cursos que fazem parte do Auxílio Kit Acadêmico são Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Terapia Ocupacional, Arquitetura, Artes Visuais, Educação Física, Engenharias, Geologia, Música e Oceanografia.

Auxílios – Em 2019 serão disponibilizados 200 auxílios, com valores que variam entre R$ 1.000,00 e R$ 2.500,00, divididos em três grupos. No grupo 1, estão os discentes de Odontologia, com 55 auxílios no valor de até R$ 2.500,00, o grupo 2 contempla os discentes de cursos da área de saúde, com 65 auxílios de até R$ 2.000,00, o grupo 3 inclui os discentes dos demais cursos incluídos no edital, com 80 auxílios, que podem variar entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00. O recurso será pago em parcela única, de acordo com o cronograma constante no Edital de seleção.

Critérios – Para participar do processo seletivo, os discentes devem comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos vigentes, sendo que a renda per capita familiar não pode ultrapassar um salário-mínimo e meio vigente. Além disso, o estudante tem que estar matriculado a partir do terceiro período do curso, e ter preenchido o Plano de Aplicação/Orçamentário. O discente que já foi contemplado com o auxílio em outras edições não poderá concorrer novamente.

Inscrições– Os interessados devem realizar inscrição no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil SIGAEst, preenchendo o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico, até às 17h do dia 08 de novembro de 2019. Os candidatos também precisam anexar os documentos solicitados no edital.

Envio de documentos – Para os candidatos dos Campi de Ananindeua, Belém e Tucuruí a entrega dos documentos será realizada exclusivamente via SIGAEst. Para os candidatos dos demais campi, o encaminhamento da documentação ocorrerá por meio de duas opções: on-line, via SIGAEst, ou presencial, no Núcleo/Divisão de Assistência Estudantil (NAEST/DAEST), quando houver.

Novidades: Os candidatos ao Auxílio Kit Acadêmico que tenham sido DEFERIDOS (inclusive os que estão em cadastro de reserva) no Programa Permanência/2019 (Edital nº. 02/2019), Auxílio Moradia Indígenas, Quilombolas e de Populações Tradicionais (Edital nº. 03/2019), PROCEUS/Vaga na CEUS, Casa de Estudante, Creche, Estudante Estrangeiro e Bolsa de Apoio à Atividade Acadêmica em 2019 poderão realizar sua inscrição no “Auxílio Kit Acadêmico 2019”, preenchendo o questionário Socioeconômico (incluindo o Plano de Aplicação/Orçamentário) e anexando somente em formato JPG, 500 Kbytes, no SIGAEST, o comprovante de matrícula e histórico acadêmico atualizados, no ato da inscrição on line.

Para a definição de quais materiais didático/pedagógico/específico/de instrução poderão ser adquiridos, o candidato deverá se reportar à direção das faculdades para orientação, conforme lista apresentada na SAEST.

Serviço:
Programa Permanência 2019 – Modalidades Auxílio Kit Acadêmico.
Inscrição: 18 outubro a 08 de novembro de 2019
Acesse o Edital
Contato: (91) 3201-7346 / 3201-7262

Texto extraído do site www.saest.ufpa.br