Home » Sem categoria » VIII SALIC e VI COLIC: aberto o período para submissão de simpósios temáticos

VIII SALIC e VI COLIC: aberto o período para submissão de simpósios temáticos

Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro serão realizados o VIII Simpósio Artístico-Literário de Castanhal (SALIC) e o VI Colóquio de Linguística de Castanhal (COLIC), com organização dos alunos da Faculdade de Letras da UFPA Campus Castanhal.

Requisitos para submissão de trabalhos – Vai até o dia 05 de outubro o prazo para submissão de Simpósios temáticos. Para esta categoria, os trabalhos precisarão: a) contar com a autoria de dois professores, com títulos de Mestrado ou Doutorado; b) encaixar-se em uma das 3 grandes áreas propostas pela organização do evento: Estudos Literários, Estudos Linguísticos ou Estudos Artísticos. Cada uma dessas grandes áreas possui seus respectivos eixos temáticos que podem ser consultados no Edital. Cada simpósio será coordenado por duas pessoas, mas apenas um dos coordenadores deve enviar o resumo da proposta para o e-mail resumosaliccolic@gmail.com.

Inscrições para o evento – As inscrições para ouvintes estão abertas e deverão ser feitas no site do evento até o dia 04 de dezembro. O valor para a inscrição é de 15 reais. O pagamento poderá ser realizado até o último dia de inscrição.

Temática deste ano – O VIII SALIC e o VI COLIC, este ano, têm por tema: “‘Sou bravo, sou forte, sou filho do Norte’: Língua(gem), literatura, arte e culturas amazônicas”. O intuito é valorizar a heterogeneidade que constitui a população amazônica e levantar a discussão sobre a importância da preservação desta heterogeneidade.

O tema escolhido relaciona-se com a pauta levantada este ano, tendo em vista os eventos históricos de descaso e desvalorização para com os povos indígenas. Em resposta à realidade vivida pelo crescente desaparecimento das línguas desses povos, a UNESCO declarou o ano de 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. A proclamação tem por objetivo conscientizar sobre as línguas indígenas enquanto patrimônio cultural da humanidade, além de promover a valorização delas como riquezas culturais insubstituíveis.

Para mais informações sobre o VIII SALIC e o VI COLIC, clique aqui.

Texto: Rosanne de Sousa – Ascom UFPA/Castanhal