Home » Letras » Professores organizam segunda edição de livro com experiências do Mestrado Profissional em Letras

Em março deste ano foi lançado o segundo volume do livro “Pesquisa, ensino e formação docente – experiências do ProfLetras UFPA”, com organização de vários docentes do Mestrado Profissional em Letras, dentre eles o professor Alcides Fernandes de Lima, que falou sobre o objetivo principal da obra.

“A ideia era transformar as dissertações dos alunos do mestrado profissional em artigos e organizar um livro para ser publicado, de modo que esse trabalho pudesse ser acessível a professores de Língua Portuguesa da educação básica, que não estão na universidade”.

Outro motivo que levou os docentes a organizarem o trabalho foi a percepção de que há uma grande falta de material didático para os profissionais que atuam na educação básica. O professor Alcides ressaltou que uma das causas desse problema é a carência de trabalhos semelhantes na região, já que a maioria dos livros que abordam o mesmo conteúdo é lançada nas regiões Sul e Sudeste do país.

O professor também destaca o caráter pedagógico das duas obras publicadas. “Todas as dissertações que foram transformadas em artigos para entrarem nas publicações, têm relação com a realidade de sala de aula e apresentam propostas de intervenção didática, justamente para que o professor possa adaptar para as suas aulas do dia-a-dia.”

Os volumes ainda apresentam assuntos e metodologias que podem não só serem aplicadas em sala de aula sem muito esforço, como também fornecem ideias de como abordar os diversos temas que precisam estar presentes nas aulas de língua portuguesa.

O primeiro livro traz 10 artigos que abarcam práticas de leitura, escrita, propostas de abordagem de textos literários nas séries do ensino fundamental e metodologias para a produção de textos literários; o segundo volume traz quinze artigos que seguem o mesmo viés do primeiro e ainda traz opções para aplicação de conteúdos gramaticas e de outros assuntos das aulas de língua portuguesa.

O professor ainda frisou que o grupo responsável pela organização dos volumes já está pensando no lançamento de um terceiro volume, que seguirá pelo mesmo caminho dos primeiros.

Para quem deseja ter contato com o material, dois exemplares de cada volume estão disponíveis na biblioteca da UFPA, no Campus de Castanhal. E os livros também estão disponíveis para a compra na secretaria do ProfLetras, em Belém e no site da editora Pontes no endereço:  http://ponteseditores.com.br.

Além do professor Alcides Fernandes de Lima, a docente Márcia Ohuschi, da Faculdade de Letras do Campus de Castanhal e do ProfLetras, contribuiu com publicações nas duas edições de “Pesquisa, ensino e formação docente – experiências do ProfLetras UFPA”.

Texto: Rosanne de Sousa – Ascom UFPA/Castanhal