Home » Sem categoria » Inscrições abertas para o exame de Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras

Estão abertas as inscrições para o exame de Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (PROFILE), para alemão, inglês, francês e espanhol. O PROFILE é um projeto de extensão da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), que tem como principal objetivo certificar a proficiência em leitura nas línguas estrangeiras mencionadas anteriormente em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado). A prova será realizada no dia 14 de maio de 2019.

Inscrições – As inscrições no PROFILE serão realizadas no período de 08 a 26 de abril de 2019, mediante o pagamento da taxa de R$ 60,00 (sessenta reais). Para mais informações sobre o processo de inscrição e pagamento da taxa de inscrição, o candidato pode acessar o site profile.ufpa.br. É importante que os candidatos verifiquem se o PROFILE é aceito no programa de pós-graduação no qual desejam ingressar, seja interno ou externo à UFPA. Os candidatos devem, também, informar em qual idioma desejam realizar o exame. Além disso, os candidatos devem informar, também, em qual grande área do conhecimento desejam se inscrever: Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências da Saúde e Ciências Biológicas; Ciências Agrárias e Veterinárias; Ciências Exatas Engenharias e Ciências da Terra.

Exame – As provas serão realizadas no dia 14 de maio de 2019 e o local será divulgado no site do PROFILE, a partir das 18h do dia 8 de maio de 2019. A duração da prova é de 3 horas e os candidatos devem interpretar um texto na língua estrangeira escolhida e responder, em português, às perguntas sobre ele.

O exame do PROFILE visa à compreensão de texto, baseada na área de conhecimento do aluno, e é composto de questões analítico-discursivas. As provas são elaboradas e corrigidas por uma banca de dois professores da FALEM, que atribuem notas em uma escala de 0 a 10. A nota mínima para aprovação no PROFILE é 5. No entanto, cada programa de pós-graduação tem autonomia para definir a nota mínima para aprovação.

Serviço:
Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (PROFILE)

Inscrições: 08 a 26 de abril
Data da prova: 14 de maio