Home » Sem categoria » Tese de doutorado destaca pesquisas desenvolvidas no Clube de Ciências da UFPA/Castanhal

O Clube de Ciências Professor Cristovam Diniz vem atuando, desde 2015, no sentido de implementar um ambiente alternativo de ensino de Ciências e Matemática, em prol da popularização da ciência, da iniciação científica infanto-juvenil e da formação inicial e continuada de professores.

A ideia do Clube surgiu a partir das discussões do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências, coordenado pelo professor doutor João Malheiro, da Faculdade de Pedagogia da UFPA/Castanhal. De acordo com o docente, as metodologias para o ensino de Ciências desenvolvidas dentro do Clube são objeto de pesquisas de alunos de pós-graduação por ele orientados.

“Três dissertações, que tiveram o Clube como locus da pesquisa, já foram defendidas. E, em março, teremos a defesa da tese de doutorado intitulada ‘Desenvolvimento Profissional Docente em perspectiva do ensino por investigação em um clube de ciências da UFPA’, do discente Carlos José Trindade da Rocha, vinculado ao Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Será um marco de consolidação do Clube como espaço de ensino, pesquisa e extensão”, comemora o professor Malheiro.

O doutorando Carlos José da Rocha conta que desenvolveu o interesse pelo Clube de Ciências, a partir de seu ingresso no Grupo de Estudos.

“Como orientando do professor João Malheiro, recebi o convite para participar do Grupo FormAÇÃO, que discute diversos assuntos científicos. Procurei discutir ideias sobre o ensino por investigação, o que me levou a conhecer e participar do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz. Nesses espaços, tive liberdade para expressar minhas ideias, críticas e concepções.”

O discente do PPGECM também explica como contribui com o que é desenvolvido dentro do Clube de Ciências.

“Já colaborei na produção de mais de 40 trabalhos acadêmicos aprovados em eventos locais, estaduais, nacionais e internacionais e em mais de 10 publicações em revistas de Qualis A1 a B3 durante dois anos de curso e de convivências em comunidades, às quais denomino, em minha pesquisa, como Comunidades de Práticas Investigativas. Entendo que minha participação nessas comunidades foi de fazer provocações e possibilitar outros olhares para a prática docente e para o ensino por investigação”.

Carlos Rocha, que também é professor de escolas públicas da educação básica, já pesquisou, em dois mestrados, a experimentação no ensino de química em Castanhal. Uma das pesquisas teve como foco a experimentação e aprendizagem significativa. Já no segundo mestrado, ele se debruçou sobre eficácia do professor na perspectiva do ensino por investigação.

“Logo que concluí o segundo mestrado, entrei no doutorado na UFPA. Ao ver a dedicação e a paixão do professor João Malheiro no sentido de proporcionar um ensino de ciências com alegria e prazer para alunos com vulnerabilidade social, mudei o olhar inicial de pesquisa, sem perder a essência do objeto de investigação inicial. Percebi que o processo formativo dos professores que ali estavam poderia melhorar, considerando o professor como professor-pesquisador. Portanto, a motivação continuou na tese de que o Desenvolvimento Profissional Docente, em perspectiva do ensino por investigação, permite aos professores protagonismo investigativo, reflexão e intervenção na realidade”.

A pesquisa de doutorado que será defendida e apresentada no dia 07 de março, às 9h, no Instituto de Educação Matemática e Científica (UFPA/Belém), sala 119, destaca que o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz da UFPA/Campus Castanhal contribui e é uma referência no Brasil em quantidade de publicações na área.

“Como digo, é um laboratório de pesquisa aberto, porém, que precisa ser melhor explorado e aproveitado pelos alunos dos diversos cursos da UFPA/Campus Castanhal, bem como, de trabalhos colaborativos e cooperativos entre os professores do Campus Castanhal”, conclui o professor Carlos Rocha.

O Clube de Ciências funciona aos sábados, das 8 às 11h, no Campus da UFPA em Castanhal e atende a crianças da educação básica (5º e 6º anos) das escolas públicas do entorno da universidade. Para mais informações, entre em contato com o coordenador pelo e-mail joaomalheiro@ufpa.br.

Defesa de Doutorado

Título: “Desenvolvimento Profissional Docente em perspectiva do ensino por investigação em um clube de ciências da UFPA”
Discente: CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA
Data e horário: 07/03/2019, às 09h