Home » Inclusão » Vídeos do PPGSAAM abordam a guarda responsável de animais de companhia

Vídeos do PPGSAAM abordam a guarda responsável de animais de companhia

Muita gente tem ou pensa em ter um gato ou um cachorro de estimação. Mas você sabia que alguns desses animais podem ultrapassar os 10 anos de vida? Por isso é importante estar bem informado ao pensar em comprar ou adotar um animal.

Com o objetivo de trazer informações relevantes sobre guarda responsável de animais domésticos, a professora Carla Cristina Guimarães de Moraes, que ministra a disciplina Zoonozes de Animais de Companhia no Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSSAM) do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA em Castanhal, propôs aos seus alunos de mestrado e doutorado a criação de vídeos sobre o assunto. Ela explica que a ideia é atentar, também, para a inclusão.

“Uma aluna sugeriu que fizéssemos  vídeos focando na inclusão. Como eu já tinha um interesse nesse tema, eu procurei o Núcleo de Acessibilidade do Campus e nós estamos produzindo esse material. Serão vídeos curtos sobre guarda responsável de animais de companhia e Toxoplasmose, com o objetivo de que as pessoas possam entender sobre a responsabilidade que é preciso ter para com os animais, bem como conhecer um pouco da doença toxoplasmose e de que maneira ocorre a transmissão, pois a falta de conhecimento pode levar ao abandono de animais que não são responsáveis pela transmissão do agente”, relata a docente.

Dentre os alunos que estão participando do projeto, a doutoranda Débora Almeida, que contribuiu com textos e confecção de slides, fala sobre a necessidade de os materiais produzidos serem inclusivos.

“É importante toda a sociedade saber sobre a guarda responsável, por isso pensamos nesse vídeo inclusivo. Todos os setores precisam ter essa informação. Se uma pessoa não adotar cuidados básicos com seus animais, pode ocorrer o abandono que pode levar ao aumento de animais errantes dentro da sociedade, que podem disseminar doenças”.

João Paulo Freires, que é bolsista do Núcleo de Acessibilidade, também está envolvido nos trabalhos e explica de que forma vem atuando para auxiliar os alunos de mestrado e de doutorado do PPGSAAM.

“A minha contribuição é mais técnica, na parte computacional de edição de áudio e vídeo. Eles optaram pelo power point, mas eu sugeri outros programas para que fosse possível chegar ao produto final: um vídeo com áudio, para atingir às pessoas cegas e com legenda, pensando no público de pessoas surdas”.

Os vídeos estão em fase final de edição. O primeiro deles já está pronto e foi divulgado no Instagran do Laboratório de Zoonoses e Saúde Pública,  no Hospital Veterinário da UFPA e no facebook oficial do Campus de Castanhal.